[Ajuda] Manutenção Aquário


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a meios de ir fazer uma manutenção profunda no aquário, se assim posso chamar, mas não quero por em risco a vida dos residentes, como tal venho aqui pedir conselhos de como devo proceder á manutenção. Irei trocar o substrato e o areão(para ficar com a camada indicada, já que quando inicie o aquário pos uma camada muito fina).

 

Aquário de 60x30x30 - 54 Lt

Filtro Eheim 2217 c/luz UV

 

Imagem Actual

 

Pedi emprestado um aquário a uma amiga para poder fazer a manutenção.

Imagem do Aquário Temporário, este aquário só vai levar água e os peixes.

 

Agora vem as dúvidas, primeira dúvida devo retirar agua do aquário actual e por no temporário de forma a que os peixes não notem muito a diferença?

Segunda questão uma camada de 2 Lt de substrato e 10 kg de areão são suficientes para ficar tudo como deve ser?

Terceira dúvida quando recomeçar a encher o aquário devo ir buscar um bocado de água novamente para a adaptação e criação de bactérias no filtro ao aquário temporário?

 

TROPICA PLANT SUBSTRATE - Substrato a por no aquário.

Tenho o TETRA AQUASAFE para amenizar o ph da água e tenho bactérias para por na água também.

 

Quero desde já agradecer pelo tempo e pela ajuda.

Editado por bimboooooo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

"...Agora vem as dúvidas, primeira dúvida devo retirar agua do aquário actual e por no temporário de forma a que os

peixes não notem muito a diferença?"

Aproveita parte da água, mas o mais importane é o filtro que deverás manter com o mesmo material filtrante.

Como vais fazer uma operção de substituição do subtrato, não deverás mudar nem lavrar o filtro.

Recomendava-te um produto para reposição de bactérias. Cuidado com a sobredosagem para evitares o aparecimento de algas, caso plantes ou melhores a iluminação do teu aqua.

 

"...Segunda questão uma camada de 2 Lt de substrato e 10 kg de areão são suficientes para ficar tudo como deve ser?..."

Tudo depende do que queres fazer. Vais fazer uns desníveis? Vai ficar tudo direito?

Certifica-te que o substrato fertil fica com uma boa camada +-2 cm na parte mais baixa (dependendo da dimensão do mesmo, pois terás que aumentar a altura se o mesmo for de dimensões grandes + de 3mm), para que os nutrientes do substrato fertil não passem facilmente para a coluna de água.

Recomendo-te plantar antes de pores os peixes (se isso for possivel), pois de andares a plantar com tudo cheio, deverás ter atenção à carga de nutrientes libertados. TPA's nisso.

 

"...Terceira dúvida quando recomeçar a encher o aquário devo ir buscar um bocado de água novamente para a adaptação e criação de bactérias no filtro ao aquário temporário?..."

Se o filtro que vais utilizar é o que tens actualmente, sugiro que faças como indiquei em cima. Se o filtro for novo, deixa por uns tempos em funcionamento ambos os filtros para assim dares tempo para a fixação das bactérias não só no filtro como no substrato.

 

Espera por mais opiniões. Faz as mudança quando tiveres todo o material. Tenta ao máximo reduzir o stress aos animais, ou seja, retira do aqua, monta-o, arranja-o, água, temperaturas ok e depois passar os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.