um otto, que afinal é um CAE, a perder cor...


Ric.Gomes

Recommended Posts

boas! quando comprei os meus 2 ottos tudo parecia bem com eles... ao fim de algum tempo um dele começou a perder cor na sua camada negra-cinza e agora está a ficar branco! já tem a cabeça branca e creio que se está a tornar branco gradualmente no corpo também. de resto não noto qualquer diferença no comportamento dele, aliás até me parece mais activo e mais arisco que o outro. alguém sabe o que poderá ser isto? devo preocupar-me?

 

ninguém tem ideias?

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tenho otos, mas o unico de que vi sem cor já estava morto.

 

Pelo que tenho lido, é normal haver problemas de adaptação ao novo lar, principalmente nas primeiras semanas.

Acredito que já tenha sido vista a qualidade da agua, por isso pode ser que seja apenas esta fase de adaptação.

 

Nota: Se ele se "atirar" frequentemente à superficie à maluca, pode estar a sentir-se "desconfortável" com falta de oxigénio.

Os meus costuma "queixar-se" dessa forma.

 

Nota 2: Há quem diga que quando os otos ficam brancos é porque estão a definhar e acabam por morrer.

 

Cumps,

 

Edit: Só pra dizer que normalmente eles são resistentes. Um dos meus já caiu ao chão e outro foi aspirado sem querer. Ainda cá andam.

Editado por camelo00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem já o tenho a 2 semanas e desde então tem perdido cor... embora a sua cor nunca tivesse sido tão exuberante e definida como o outro otto que possuo.

 

em relação ao vir a tona 'respirar' até agora não tenho visto esse comportamento.

 

no caso de ele estar mesmo a definhar e poder eventualmente morrer, devo preocupar-me com a saúde dos outros peixes? estará algum agente contagioso envolvido neste 'definhar' que possa passar aos outros peixes?

 

 

outra situação que tenho notado que não referi especificamente é que ele anda sempre a correr com os outros peixes de volta dele gosta de andar sozinho e quando se começam a chegar perto dele ele corre com os outros peixes mostrando um comportamento um bocado agressivo. poderá ser indicador de mais alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra situação que tenho notado que não referi especificamente é que ele anda sempre a correr com os outros peixes de volta dele gosta de andar sozinho e quando se começam a chegar perto dele ele corre com os outros peixes mostrando um comportamento um bocado agressivo. poderá ser indicador de mais alguma coisa?

 

Viva,

 

Nunca vi qualquer tipo de agressividade nos meus. Sempre foram uma paz de alma dão-se perfeitamente com os restantes habitantes.

 

querer ser mal interpretado:

 

Será que anda mal alimentado(falta de comida)? Tem barriguita ou está magro?

 

Os otos que tens são iguais a estes?

 

gallery_36416_2278_56343.jpg

gallery_36416_2278_502655.jpg

 

Se for possivel, uma foto ajudaria ainda mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim são desses ottos precisamente tem é a parte inferior ligeiramente mais escura.

 

eu coloco metade de uma pastilha de fundo de 2 em 2 dias para eles e para as corys pode parecer pouco mas como alimento os outros peixes diariamente coloco sempre um pouco a mais para sedimentar no solo e eles poderem comer... creio que alimentação não será problema... os outros peixes de fundo não se ressentiram até ver...

 

eu creio que nem está gordo nem magro está normal :) vou tentar tirar uma foto ou ver se tenho aqui alguma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles deram cabo de quase todas as algas mas eu não limpo o vidro traseiro e o do lado direito que fica virado para a parede já com o intuito de eles poderem alimentar-se daí... será que estou a alimentar mal os bichos? :)

deixo uma foto

 

gallery_43850_2109_247756.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Puxa! O bicho (o que quer que seja) está realmente esquisito...

 

A foto não ajuda muito, mas "PARECE-ME" que tens ai outra coisa que não um oto.

Se for o que estou a pensar... sim, há agressividade com fartura.

 

O outro é igual a esse? É possivel uma foto melhorzita?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só amanha.. se isto não é um otto é o quê?

 

o outro é idêntico só que não tem os olhos todos negros como este... é mais ao estilo da foto tem uma área circundante aos olhos ligeiramente mais clara...

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, Espero não arranjar praqui problemas com ninguem.

 

Antes de mais relembro que me PARECE outra coisa que por vezes é confundida com um otocinclus affinis. Esse outro peixe é o CAE - chinese Algae Eater.

 

O CAE tem fama de ser agressivo Q.B.

 

Apesar de não ser ajuda em relação à cabeça branca, seria importante haver mais gente a validar a espécie que tens ai.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim seria interessante ver o que de facto é este pequeno... é esperar por mais respostas...

 

bem entretanto pesquisei um pouco e creio mesmo ser um CAE... o padrão de cor é ligeiramente diferente do ottos e este tem o padrão idêntico ao dos CAE...

 

citando ainda o site http://badmanstropicalfish.com:

 

The sides are a burnt yellow, with a Brown stripe running down the length of the body. This stripe is commonly broken up into spots. The eye is also Yellow. The tail and dorsal fins may have some small spots at the base and the general coloration is clear. The back is Brown. The coloration of this fish is not set and is quite variable.

 

ao que parece a cor é variável... e vi algumas imagens destes CAE totalmente amarelos...

 

ou seja a confirmar-se que é mesmo um CAE estou tramado... :)

 

alguem confirma se é um CAE?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de otto não tem nada, não sei ao certo o nome mas acho que vulgarmente chamam a isso limpa vidros.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Recentemente comprei 9 otos.

Ja 3 morreram.

São peixes mto sensiveis ... 2 foi logo na mudança apesar do cuidado que tive. O ultimo foi recentemente sem razão aparente a não sei talvez má alimentação.

 

Eles andam sempre nas plantas e nos vidros. N pegam nas pastilhas. Unica coisa que pegam é cenoura e courgette que lhes escaldo.

Os meus que morreram estavam com cor ... claro que depois ficam rapidamente brancos.

Não sei o que possa ser Ricardo mas pela foto estou mesmo entre um oto ou um Cae. Ja comparei as fotos, alem da cabeça a barbatana dorsal parece diferente tambem.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas assim me parece pessoal... creio que seja um CAE... e quanto mais olho para o outro suposto otto mais me parece outro CAE devido ao padrão... vou tentar tirar uma foto e posto algo em seguidA! :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gallery_43850_2109_61513.jpg

 

gallery_43850_2109_500300.jpg

 

 

ficam 2 fotos do outro suposto otto... eu ainda sou novato nisto e estou a ver que fui enganado... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gallery_43850_2109_488845.jpg

 

gallery_43850_2109_537365.jpg

 

tenho então 2 CAE... grande porcaria... eu até gosto deles acho que têm comportamento interessante e gosto do aspecto deles para alem de serem muito eficientes... mas queria evitar a todo o custo o stress dos ouros peixes que tenho no aquário... e segundo li estes peixes podem crescer até dimensões desaconselhadas para o meu aquário... :/

para alem disto tudo um deles pode estar doente... ai a minha vida lol isto de ter um aquário é complicado ehehe :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, podes tentar "arranjar" alguma paz com os outro habitantes... talvez dependa do tamanho e layout do aquario.

 

PS: O cabeça amarela é mesmo estranho...

 

cumps,

 

sim é estranho...

como é que arranjo essa paz? o aqua é apenas de 54L, 60*30*30

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se te servirá de ajuda, mas eu há um tempo atrás comprei dois LDA's 25 pittbull. quando estavam no aquário da loja (aquário com areão branco) havia um deles que tinha uma cor totalmente branca e outro era preto, lembro-me perfeitamente porque escolhi-os exactamente por causa disso (um preto e um branco). o que é certo é que quando acabei de fazer a ambientação no meu aquário, o que era antes branco, ficou literalmente castanho, como se na loja estivesse branco para se misturar com o ambiente, e no meu aquário ficou castanho, para se misturar tambem. já o outro que era preto, ficou com uma cor mais acastanhada tambem. pareceram autênticos camaleões

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sem duvida q sao dois CAE um deles meio albino pq tbm os existe albinos.

se fosse a ti livrava-m deles o quanto antes ou entao colocavas num aqua maior.

isso cresce q se farta é mt agressivo pois ele adora o muco protector dos peixes e nao tarda nada nao te limpa algas nenhuma mas sim a papinha q dás aos peixes.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.