Pseudotropheus acei fora do biotopo Malawi


Quo

Recommended Posts

pretendo colocar um pseudotropheus acei "msuli" ou "black Tanzania" num meu aquario, no momento preocupa-me a compatibilidade com outros ciclideos (Boca-de-Fogo, Kribensis, e um ciclideo anão Altispinosa) e os meus cardumes (Tetra buenos aires e barbos tigre).

 

 

Sei que o msuli é ainda mais pacifico que o black tanzania e também o menos exigente. Mas pelo que vi manter o msuli é mais facil que o boca-de-fogo o que me dá alguma confiança.

 

o Ph tenho como objectivo estar entre 7.2, posso ir até 7.4 e a temperatura 25ºC ou 26 no maximo.

 

ambiente muito rochoso e arenoso, aqua de 1 metro. Pretendo colocar apenas 1, depois se gostar do comportamento do peixe (agressividade, inteligencia e interacção com outros ciclideos) compro outros 2. Sozinho será mais timido ou pelo contrario mais agressivo? tirando o Electric Yellow Cichlid (labidochromis caeruleus) não tenho visto outros africanos fora do tipico biotopo de ciclideos africanos...

 

Gostaria de receber opiniões de quem tem estes peixes e conhece o seu temperamento mais tipico, especialmente em relação a especies de peixes mais pequenas.

 

cumps

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então ninguém tem opinião, estou a um passo de ir comprar um acei...

 

Ola

 

tens consciencia do que estas a fazer :lol: , sabes que nao o deves fazer mas mesmo assim vais fazer , que opnioes queres ???

 

um abraço

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como assim?! consciencia como assim, é apenas um peixe e pequeno. por sinal o mais pacifico dos lagos... não estou a falar de tropheus... estu a tentar juntar o util ao agradavel...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

este site diz-me que os Electric Yellow podem ser melhor opção:

 

http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1460

 

Scientific Name: Pseudotropheus sp. "Acei"

Temperament: Mildly Aggressive

Conspecific Temperament: Mildly Aggressive

 

http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=713

Scientific Name: Labidochromis caeruleus

Temperament: Peaceful <- li que comem moluscos... que tipo, todos?

Conspecific Temperament: Mildly Aggressive

 

e os meus bichinhos

http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=65

Scientific Name: Thorichthys meeki

Temperament: Mildly Aggressive

Conspecific Temperament: Mildly Aggressive

 

ainda não coloquei, estou com dificuldade em achar o Acei, e o L-Caeruleus é facil... e segundo este site é mais pacifico, mas come caracois... qualquer dimensão, ou os mais pequenos? contudo tb já sei que a sua coloração que aparenta ser artificial na verdade é natural. o que é excelente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno tens experiencia com estes ciclideos em particular e compatibilidades, sobre a quimica da água é um assunto diferente e não está aqui em questao.

 

mas tb ainda não decidi o que vou fazer, porque quero um peixe que use as pedras. o acei não usa. e não quero um peixe que coma moluscos, visto gostar de moluscos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o que tas a querer fazer é como meter um urso polar num deserto ou numa floresta tropical.

 

porque nao metes outro ciclideo americano com os teus Thorichthys meeki , ja que queres tanto uns africanos mete uns kribensis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa mistura é o que me interessa, não me interessam pseudo-biotopos. já lá tenho kribensis com os boca-de-fogo. Há já bastante tempo e está fixe a relação entre eles, é precisamente algo assim que quero. Não se gostam, ambos espertos, evitam-se e de vez em quando umas pequenas rixas. quero um ciclideo (peixe esperto), com forma clássica de peixe de medio porte e leva as crias na boca. Bocas-de-fogo com ciclideos africanos é o que mais se vê, não é essa a questão, é mais com o resto.

 

Quero peixes do tamanho mais ou menos dos boca-de-fogo, diferente deles, uso das tocas, e agressividade e inteligencia do mesmo estilo. Muitos ciclideos americanos à venda têm maior agressividade, têm gosto pela arquitectura e crescem bastante (já estiver a ver carpenter, quetzal, oscar), não dá. Claro que um oscar seria muito fixe, mas os problemas eram imensos.

 

Uma opção também interessante serão os conchicolas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mantive CA's durante muito tempo, inclusive Msuli, e sinceramente acho que o que estás a fazer é uma asneira tremenda...

1 exemplo, uma vez para mudar um aquario, coloquei dois num comunitário com kribs e neons... os kribs estavam com cerca de 30 crias, aquilo durou 7 horas, no final os kribs estavam á beira da morte...

 

Ou seja, CA's, só com CA's, não são peixes de comunitário!

não faças disparates! Alem disso não sei se sabes que são peixes quase exclusivamente herbivoros!

 

Conchiculas... outro disparate, "ah e tal são pequenitos"... podem ser piores do que alguns Malawi, alem de que os conchiculas querem aguas ricas em magnésio (Lago tanganika) e com PH acima dos 8,3(isto é o minimo para os manteres com condições).

Editado por kcholas

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu tenho criado ciclideos Msuli á já alguns anos, e nao aconselho a juntar com peixes pacivos. Eles nao sao tao bonzinhos como dizem, papam tudo o que é mais pequeno do que eles. So para teres noçao um macho comeu um espada adulto em 5 segundos. Nao aconslho mesmo nada a juntar nesse comunitario. Sao giros quando pequenos mas depois nem por isso.(se for aqua de ciclideos grande vale a pena visto serem muito giros)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mantive CA's durante muito tempo, inclusive Msuli, e sinceramente acho que o que estás a fazer é uma asneira tremenda...

1 exemplo, uma vez para mudar um aquario, coloquei dois num comunitário com kribs e neons... os kribs estavam com cerca de 30 crias, aquilo durou 7 horas, no final os kribs estavam á beira da morte...

 

Ou seja, CA's, só com CA's, não são peixes de comunitário!

não faças disparates! Alem disso não sei se sabes que são peixes quase exclusivamente herbivoros!

 

Conchiculas... outro disparate, "ah e tal são pequenitos"... podem ser piores do que alguns Malawi, alem de que os conchiculas querem aguas ricas em magnésio (Lago tanganika) e com PH acima dos 8,3(isto é o minimo para os manteres com condições).

obrigado, pelo que os Msuli é melhor arrumar com a ideia. Os conchicolas... como assim piores? não sei se reparaste bem os peixes que tenho, dificilmente causariam problemas. Os meus kribs também não são tão pacificos como isso e são pequenos, já foram umas valentes pestes, agora é que acalmaram um pouco e sao kribs, que o pessoal ve como pacifico, não os considero como tal. São bem capazes de atacar peixes e lixar escamas e comer peixes pequenos. Os dois cardumes no momento (barbos tigre e Tetra Buenos aires), não são peixes calmos, são muito espevitados, os barbos crescem 7.5 e os buenos aires 8 a 10 cm, pelo que os kribs não lhes causam problemas. Mas tive problemas dos kribs com varios outros peixes.

 

e o chiclid Forum também concorda comigo em relação aos kribs.

Temperament: Mildly Aggressive

Conspecific Temperament: Mildly Aggressive

 

 

boas, eu tenho criado ciclideos Msuli á já alguns anos, e nao aconselho a juntar com peixes pacivos. Eles nao sao tao bonzinhos como dizem, papam tudo o que é mais pequeno do que eles. So para teres noçao um macho comeu um espada adulto em 5 segundos. Nao aconslho mesmo nada a juntar nesse comunitario. Sao giros quando pequenos mas depois nem por isso.(se for aqua de ciclideos grande vale a pena visto serem muito giros)

 

não tenho peixes pacificos no aquario em questão, são todos espevitados... mesmo os cardumes. se bem que planeio retirar um dos cardumes por mera estetica. Mas não são peixinhos inofensivos.

 

o Labidochromis caeruleus mostra como pacifico... será um erro do site? é um ciclideo, logo ser inteiramente dado como pacifico é um bocado suspeito... também há outros ciclideos africanos dos rios, so que sao tantos que nem pesquisei direito.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Conchiculas alem de quererem PH e durezas altas tem um problema que é a territorialidade deles.

Mantive num mesmo aquario tropheus (que são bastante agressivos e com uns 11cm), e quando os conchiculas tinham crias... nem esses se aproximavam...

 

Na minha opinião não deves juntar CA com outras especies que não CA... mas faz como achares melhor.

 

Ah, outra coisa, os Kribs mais violentos que vi, ao lado de CA's (Conchiculas ou outros) são uns "meninos".

Editado por kcholas

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, outra coisa, os Kribs mais violentos que vi, ao lado de CA's (Conchiculas ou outros) são uns "meninos".

 

Meninos? eu diria meninas mesmo! lol

 

 

Quo, se queres um concelho, nao te metas nisso... malawis fora dos parametros ficam com bloat muito facilmente, e para estes terem ph e durezas altas os outros nao aguentam...

 

Se achas os kribensis agressivos, fica claro que nunca tiveste africanos... os conchiculas tanganiyka (no meu caso similis) apesar do seu pequeno tamanho afastam tudo o que se meta entre eles e as crias com extrema agressividade e tolerancia zero, independentemente do tamanho (a nao ser que sejam comidos antes! xD )...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais