Projeto 1,5m


Recommended Posts

Set Up do aquario:

 

Tamanho: 150 x 50 x 50

Volume: 375 L

 

Equipamentos:

 

Já possuo:

Skimmer berlin X2 Turbo performace (4.000 L/H)

2x Gira-gira (para colocar no retorno da agua)

1x wave maker (não é o controlado de fluxo) (para até 300 L)

1x Bomba de Recalk 4.000 L/h

Iluminação:

2x Lampadas marineGlo Actinias (1x 36W + 1x 40W)

3x T5 10.000K 39W

1x T5 Rosa 39W (seria para algumas macro algas que estou pensando em colocar e para destacar a cor avermelhada de alguns peixes, ou laranja.) Não irei utilizar

 

Pretendo comprar:

1x Controlador de fluxo (15.000 L/H) Será necessario??

3x T5 10.000k 39W

1x T5 Actinia 39W

Rochas vivas...

Substrato: Argonita

 

Chiller (para depois....)

 

Iluminação total: 6x T5 10.000k 39W

1x T5 Actinia 39W

2x Actinias T8 (36W/40W)

Total: 349W (esta boa??? alta??? baixa????)

 

Projeto:

 

Sump:

 

Pretendo fazer com um pequeno aquario anexo ao aquario principal, onde tera a descida para o sump, enquanto que no aqua principal eu cortarei um pedaço do vidro e colocarei outro em forma de "pente"... Debate sobre descida para o Sump

 

Retorno:

 

o retorno do Sump eu pretendo fazer com a bomba de recalk que ja tenho e o cano do retorno se dividira em dois onde encaixarei os gira-giras e ficara uma saida em cada extremidade do aquario, voltadas para o centro.

 

Aqua010.jpg

 

e o retorno terá uma derivação para potencializar o trabalho do Skimmer

 

Circulação:

 

terá os dois Gira-giras do retorno e o wave maker pretendo colocar na frente do aqua (no canto) voltado para tras... ou se alguem tiver uma idéia melhor, pensei no vidro lateral e depois que comprasse o controlador de fluxo colocaria-o do lado oposto...

 

Sistema de Filtragem:

 

Rochas vivas.

com o sistema Jaubert para auxiliar (o Simplificado, apenas as FBF)

 

 

Refúgio:

Não sei se coloco, não tenho muito espaço acima do aquario e acho que ficaria feio aquele aquario acima no meu aquario principal... pois se for para colocar micro vermes nele eu não poderei colocar uma bomba de retorno, o que deverá acontecer pela gravidade...

Não irei utilizar - provavelmente

Temperatura

No momento tenho alguns problemas com temperatura... meu aquario é fechado (mas vou mandar suspenter a tampa cerca de 20cm e colocarei alguns collers (já comprei) nos equipamentos e no propri aquario ( no meu projeto são dois em cada extremidade do aquario, 4 no centro do aquario, destes 4 - 2 apontando para as lampadas e 2 com a função de exaustor) mais 2 no sump ventilando e 2 puxando o ar para fora, por um buraco atrás do móvel. totalizando com isso 12 collers ligados 24 horas por dia...

e para caso eu precise o que acho quase impossivel um termostato de 250W, também 24h por dia.

e par o futuro um chiller, quem sabe um DIY.

 

População:

Pretendo montar um Only Fish (apenas peixes) e se der algumas anêmonas mais resistentes ou se a temperatura me ajudar alguns zoantos importados - inicialmente, pois os custos são mais baixos e em segui, após comprar o chiller colocar um com corais moles apenas...

Quanto aos peixe/corais que pretenderei colocar eu não tenho muitas idéias, de certeza um casal ou um quarteto de "nemos", um yellow tang, um tomato, um desjardini e alguns outros que vocês me aconselharei e alguns mais que não lembro... ^^

 

"substrato:"

Argonita (+-3~4cm)

 

creio que é só...

 

Agora algumas perguntas:

 

A iluminação está boa??

O que me aconselham a Comprar / Fazer ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo, se pretendes fazer um fish only a iluminação que colocaste é capaz de ser suficiente.

No entanto se calhar tomaria mais atenção ao escumador porque esse escumador parece estar uns furos abaixo do que seria de esperar para um aquário desse tamanho e com um fish only vais ter imensa carga orgânica.

A Deltec e a ATB fornecem escumadores muito superiores, no entanto substancialmente mais caros.

 

Relativamente à circulação, agora também está muito em uso as Vortech no entanto e tal como os escumadores que enunciei os custos são bastante mais elevados.

 

Relativamente a controlares a temperatura, não sei que temperaturas ambiente costumas ter.

Eu tenho um controlador de temperatura TC-10, assim como uma calha de ventoinhas DIY e penso que para a zona onde estou ser suficiente para aguentar, no entanto se as temperaturas forem muito altas talvez so com um chiller ou peltier conseguirás baixar drasticamente a temperatura.

De qualquer das formas deixo-te o sistema que estou a utilizar e que coloquei aqui no forum para quem quiser ver:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154122

 

Cumprimentos e boa sorte para o projecto ;)

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como meu sistema de filtragem pretendia colocar o de Rochas Vivas, então a iluminação deveria ser considerável, concordas?? mesmo assim a que tenho já basta??

 

A minha bomba de recalque está boa ou muito forte??

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como meu sistema de filtragem pretendia colocar o de Rochas Vivas, então a iluminação deveria ser considerável, concordas?? mesmo assim a que tenho já basta??

 

A minha bomba de recalque está boa ou muito forte??

 

Cumps.

Penso que 4000 l/h é mais que suficiente.

A iluminação de 350W para um fish only também é suficiente.

A aposta deveria ser num bom escumador ou então complementar esse escumador com um sistema de TPA's automáticas ou um refugio para consumo de NO3 e fosfatos. E usar também carvão activado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Me disseram para mudar a bomba para uma de 2000L/H, para potencializar a ação do skimmer.

 

Será que posso colocar alguns zooantus e leather com essa iluminação??

pretendo colocar também algumas gorgônias noturnas e carnation (soft Coral) que também é noturno ^^

 

 

Realmente pretendo fazer um refugio, que ficará acima do aquario, e será mais ou menos assim:

 

tamanho: 100 x 40 x 25 (CxLxA)

Volume: 100 L

 

Será acima do aquario, como??

meu aquario fica na sala, "de costas" para a parede que divide a sala e o meu quarto, então eu farei um burado na parede e passarei dois canos um colocando a água para o refúgio e o outro levando a água de volta para o aquario.

Para enviar a água para o Refugio vou utilizar uma bomba de 200L/h, fazendo assim pouco mais de 1x o volume do refugio por hora (como é indicado). o retorno será por gravidade, pois ele fica acima do nível do aquario, evitando assim a perda dos "bichinhos que alimentaram os meus peixes".

 

No refugio terá o sistema Jaubert implantado, para ajudar a denitrificação e as outras tantas coisas no qual tal sistema ajuda, e logo na entrada da agua eu colocarei um mangue (só não sei as dimensões ideias).

 

No sump pensei em colocar alguns bichos para "comer" o resto da materia orgânica vinda do sump.

como alguns Ouriços, estrelas e pepinos - será que sim ou não??

 

 

 

Quanto ao Carvão Ativado:

 

Pensei em não colocar, pois segundo alguns artigos que eu já vi ele pode soltar algumas substâncias que façam mal a alguns leather

 

pensei em colocar resina removedora de silica, caso tenha problemas com algas marrons.

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Me disseram para mudar a bomba para uma de 2000L/H, para potencializar a ação do skimmer.

 

Será que posso colocar alguns zooantus e leather com essa iluminação??

pretendo colocar também algumas gorgônias noturnas e carnation (soft Coral) que também é noturno ^^

 

 

Realmente pretendo fazer um refugio, que ficará acima do aquario, e será mais ou menos assim:

 

tamanho: 100 x 40 x 25 (CxLxA)

Volume: 100 L

 

Será acima do aquario, como??

meu aquario fica na sala, "de costas" para a parede que divide a sala e o meu quarto, então eu farei um burado na parede e passarei dois canos um colocando a água para o refúgio e o outro levando a água de volta para o aquario.

Para enviar a água para o Refugio vou utilizar uma bomba de 200L/h, fazendo assim pouco mais de 1x o volume do refugio por hora (como é indicado). o retorno será por gravidade, pois ele fica acima do nível do aquario, evitando assim a perda dos "bichinhos que alimentaram os meus peixes".

 

No refugio terá o sistema Jaubert implantado, para ajudar a denitrificação e as outras tantas coisas no qual tal sistema ajuda, e logo na entrada da agua eu colocarei um mangue (só não sei as dimensões ideias).

 

No sump pensei em colocar alguns bichos para "comer" o resto da materia orgânica vinda do sump.

como alguns Ouriços, estrelas e pepinos - será que sim ou não??

 

 

 

Quanto ao Carvão Ativado:

 

Pensei em não colocar, pois segundo alguns artigos que eu já vi ele pode soltar algumas substâncias que façam mal a alguns leather

 

pensei em colocar resina removedora de silica, caso tenha problemas com algas marrons.

 

 

Cumps.

para te ajudar faz as contas....... circulaçao 40x os litros que o aquario tem

RV-------8 kilos por os litros que o aquario tem

iluminaçao --------1w litro

(na sump meto alguns bichos) o que falas e um refugio????

ha quem meta refugios na sump quanto a filtragem quimica ,no meu caso só uso se o aquario pedir cheers

boas diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu projeto de Refúgio seria algo mais ou menos assim:

 

gallery_32160_2207_9140.jpg

 

 

Não ficou muito bom, pois foi no Paint que eu fiz, mas depois faço um no CAD ^^

 

Vou passar o SET-UP primeiro e depois coloco as perguntas, de modo que fique mais organizado:

 

Tamanho: 100 x 40 x 30 (C x L x A)

 

Iluminação: 2x T5 39w

 

Substrato: 12~15 cm

 

8~10 cm de Aragonita

3~5 cm de Halimeda

blacas de FFB

 

Flora: Pensei em colocar algumas Algas, mas não sei quais.

Aceito sugestões

 

Fauna:

1 casal de Cavalos marinhos (creio que não traram problemas a micro vida do aquario)

1 pepino do mar (Detrivoro)

1 ouriço do mar (Detrívoro) Só se não tiver rochas vivas no refugio

Aceito sugestões

 

 

 

Perguntas:

 

*Devo colocar as Algas??

. *quais?

 

*Devo colocar vida não detrivora no refúgio??

. *Os Cavalos-Marinhos ^^

 

*Alguma opinião sobre o substrato??

 

*Mais algum Conselho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No refugio podes colocar mangues e chaetomorpha. No substracto podes colocar miracle mud que é uma areia especial para os mangues para eles absorverem os nutrientes desse substracto e nao da agua.

De resto vais ficar com um refugio enorme. Aposta principalmente nestes que te falei, porque vao ajudar a absorver nitratos e fosfatos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.