Duvida com Xistos


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Sou da Zona do Algueirão e enquanto passeava o boby encontrei pedras, o que me parece ser xisto. Encontrei num caminho de terra, havia bastantes de cor preta e laminadas mas não tenho a certeza se será xisto ou um primo?

Alguêm pode confirmar se é mesmo xisto?

 

xisto10.gif

 

xisto20.gif

 

Abraços

Fred

Editado por fredconcha82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Xisto isto?? Nem pensar

 

Um xisto é: uma rocha resultante de movimentos orogénicos cujo resultado gera "foliação segundo planos independentes dos planos de estratificação e, só a este tipo de foliação corresponde, em rigor, a designação de xistosidade." (Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Joaquim Botelho da Costa, pág. 126-127).

As rochas na foto na apresentam foliação caraterística dos xistos. Na segunda foto, a rocha apresenta uma cor esverdeada o que pode revelar uma grande quantidade de olivina. A sua textura vitria quase que se parece com uma Obsidiana, mas não é o caso.

Se o que te preocupa é se as referidas rochas podem prejudicar a qualidade da água, não vejo razões para preocupações. Não quero arriscar mas as rochas da primeira foto parecem-me grauvaques e geralmente estão associadas aos xistos, mas não é um xisto. Este tipo de rochas de origem sedimentar, alteradas por compressão podem ser utilizadas no aquário.

É claro que esta é a minha humilde opinião.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
Xisto isto?? Nem pensar

 

Um xisto é: uma rocha resultante de movimentos orogénicos cujo resultado gera "foliação segundo planos independentes dos planos de estratificação e, só a este tipo de foliação corresponde, em rigor, a designação de xistosidade." (Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Joaquim Botelho da Costa, pág. 126-127).

As rochas na foto na apresentam foliação caraterística dos xistos. Na segunda foto, a rocha apresenta uma cor esverdeada o que pode revelar uma grande quantidade de olivina. A sua textura vitria quase que se parece com uma Obsidiana, mas não é o caso.

Se o que te preocupa é se as referidas rochas podem prejudicar a qualidade da água, não vejo razões para preocupações. Não quero arriscar mas as rochas da primeira foto parecem-me grauvaques e geralmente estão associadas aos xistos, mas não é um xisto. Este tipo de rochas de origem sedimentar, alteradas por compressão podem ser utilizadas no aquário.

É claro que esta é a minha humilde opinião.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

 

 

Boas,

 

Foi mais uma grande ajuda. È sempre bom ter várias opiniões......

 

obrigado

ABraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu ia chamar disso xisto, mas ao ver o comentário do amigo compatriota setubalense tenho que concordar que não o é, isso parece-me ser uma rocha de origem metamórfica mas não é um xisto, como o amigo disse o xisto parecem folhas juntas que por vezes têm pequenos espaços vazios entre elas, se aplicada força quebra-se com facilidade gerando pequenos fragmentos em forma de ''folha''... isto relembrando as minhas aulas de geografia... já foi a uns anos atrás..

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem que estava a achar estranho xistos na zona de Lisboa.

 

sim, os xistos é como folhas e não são necessariamente pretos, tenho xistos argilosos. e é como dizes, o xisto ao partir podes fazer duas pedras. Ja usei esse truque nos meus aquas, fico com muitas pedras e o volume de água retirado é minimo, ao contrario dos basaltos, que sao pedras pesadas e roubam muita água.

 

quanto as pedras eu tentava dar-lhe um tratamento para ficar com arestas mais naturais... parecem utensilios da idade da pedra!

 

o facto da pedra partir em folha consegues moldar a pedra a ter aparencia natural, o senao do xisto é alguma degradação da pedra. de resto é optima.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isto são xistos:

 

XistoColocado4.JPG

 

 

Chamo a atenção para a existência de vários tipos de xistos.

 

 

"Xisto - é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificaveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa).

 

A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um folhelho e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que vira filito, que finalmente passa a xisto. Ou seja, a sequência de formação é:

 

argila - folhelho - ardósia - xisto - gnaisse."

 

 

Fonte (ver mais)

 

Acrescento que quando se parte um xisto, ele não se quebra de qualquer forma, gera fragmentos planos e compridos, como se fossem ''folhas''.... esta é a característica dos xistos.

Editado por rikardo_stb_21

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

interessante, obrigado ricardo. agora sei o que tenho, é que tenho pedras muito iguais mas com consistencias diferentes. provavelmente tenho argilitos, folhelho, xisto e gnaisse. como tem tudo sensivelmente o mesmo aspecto avermelhado pus tudo no mesmo aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.