Manutenção - Filtro externo


Recommended Posts

boa tarde,

Malta.

 

pois bem, depois de alguns episódios menos bem sucedidos, e de um inicio menos bom, de de muita pesquisa e pedidos de opinião, já tenho o aquário finalmente estável e tudo a correr bem!

 

posto isto ainda não encontrei algo concreto, relativamente à manutenção dos filtros externos, há muita informação mas muita dela dispersa.

 

queria saber ajuda e opiniões sobre a manutenção do mesmo.

 

eu tenho no filtro as seguintes matérias filtrantes:

AMMOEX - JBL

Purigen

cerâmica

bio balls

(esponja branca) (muito fina)

+ aquelas esponjas normais de todos os filtros

 

o filtro já levou alguns upgrades, mas este é o final que vai ficar, mas já tem cerca de 1 mês que esta assim, sem lhe mexer!

 

- que devo fazer de manutenção!?

- que devo mudar/repor?

- que devo lavar?

- de quanto em quanto?

etc

 

ficarei a aguardar uma resposta da vossa parte.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando notares o caudal reduzido do filtro ou algo inconstante no aquário deves proceder à limpeza do filtro.

 

Deves lavar as esponjas com a água retirada do aquário a quando das TPA's, as cerâmicas e bioballs devem ser só passadas pela água retirada do aquário nas TPA's

 

O purigen precisa de ser reciclado quando tiver escuro (segundo me lembro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando notares o caudal reduzido do filtro ou algo inconstante no aquário deves proceder à limpeza do filtro.

 

Deves lavar as esponjas com a água retirada do aquário a quando das TPA's, as cerâmicas e bioballs devem ser só passadas pela água retirada do aquário nas TPA's

 

O purigen precisa de ser reciclado quando tiver escuro (segundo me lembro).

 

 

OK.

 

mas mais nada portanto, não existe um tempo especifico para isso?

 

aquela esponja que me refiro fininha branca é uma esopecie de uma fibra, que esta escurissima, nao preciso fazer nada com ela certo?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada caso é um caso, no meu caso eu vejo pelos caudais dos filtros e pelo comportamento dos peixes (isto é mais raro acontecer pois é sinal que já ultrapassou o limite de sujidade tolerado).

 

Podes limpar ao final de 15 dias, verificas se tá muito sujo caso não esteja na próxima fazes 20 dias e vais vendo até teres uma ideia do tempo necessário.

 

Se consegues ver a fibra branca e ela está suja está na altura de a mudar, eu não a lavo, troco por nova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando notares o caudal reduzido do filtro ou algo inconstante no aquário deves proceder à limpeza do filtro.

 

Deves lavar as esponjas com a água retirada do aquário a quando das TPA's, as cerâmicas e bioballs devem ser só passadas pela água retirada do aquário nas TPA's

 

O purigen precisa de ser reciclado quando tiver escuro (segundo me lembro).

 

 

Olá

 

Hugo esclareça uma coisa: as cerâmicas tipos Sera Siporax devem ser só passadas na água que se retira do aquário? Deve-se fazer isso levemente? Eu tenho lavado as minhas na água que sai da TPA lavando-as várias vezes até sair toda a sujeira. As minhas estão com cara de encardidas e eu só as coloquei no aquário faz uns 3 meses (aquário de kinguios com manutenção 2 vezes por semana - água sempre cristalina). É normal ficarem com aparências de sujas?

 

Jaque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.