Fertilização - Aquario de teste


ngpt

Recommended Posts

Boas noites,

 

Há mais de um ano tinha um aquário de 80 litros, com algumas plantas e peixes, como alguns foram morrendo, acabei por fazer uma pausa na aquariofilia, no entanto voltei a entusiasmar-me e montei um aquário pequeno para fazer testes de fertilização e apenas tenho lá flora. Este aquário irá servir de base para um futuro projecto que tenho em mente, comunitário plantado, que irá ser no mesmo local onde se encontra este, mas sendo completamente embutido no móvel e com sump. Antes de me aventurar e dar para o torto, resolvi experimentar de forma a aprofundar os meus conhecimentos, e como sei que cada aquário é um aquário, gostaria de saber a vossa opinião se estarei a fazer as coisas correctas.

 

Setup:

Data de montagem – 25/3/2010

Aquário – 32L

Iluminação – 2x18w Daylight 10 Horas diárias (tenho de comprar duas novas, estas já têm mais de 1 ano de funcionamento)

Filtragem – Um pequeno filtro, apenas para movimento da água

Aquecimento – 1x200w (não tenho mais pequeno)

Substrato fértil – Sera floredeport , mais umas pastilhas médias e outras pequenas que já tinha da Sera e areão

Co2 pressurizado – sistema completo

 

Flora:

Glossostigma elatinoides

Eleocharis acicularis

Heniographis exótica

Syncronium pixii

Mais 2 que não sei o nome, se alguém conseguir identificar …. agradeço.

 

Após inúmeras leituras adquiri os seguintes fertilizantes:

 

Fertilização:

Nitrato de Potássio - 10ppm

Fosfato Mono potássico - 1ppm

Cloreto de Potássio - 30ppm

Sulfato de Magnésio – 5ppm

Seachem Iron – recomendado na embalagem

Seachem Excel – recomendado na embalagem

Sera Florena – recomendado na embalagem

 

e hoje comecei a fertilizar, primeiro fiz um tpa de 50% e adicionei os respectivos fertilizantes, tendo em conta o volume da água e passado umas horas fiz os testes com os seguintes resultados:

 

Testes:

Temp: 25.5

PH – 6.5

GH – 7

KH – entre 4 a 5, mais a puxar para 4

NO2 – 0.1 a 0.3 mg/L

NO3 – 5 a 10 mg/L

PO4 – 1mg/L

Fe – 1mg/L

CO2 – 3 bolhas por segundo

 

As fotos … além do fotógrafo não ter equipamento decente, e o vidro estar bastante riscado, acho que dá para se perceber alguma coisa.

 

Foto 1

Foto-1.jpg

 

Foto 2

Foto-2.jpg

 

Foto 3

Foto-3.jpg

 

Na 3ª foto, gostava que me ajudassem a identificar a planta que esta a morrer e porque se encontra neste estado

 

Todas as dicas são bem vindas

 

Desde de já, um abraço e obrigado

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais