Primeiro aquário (início do hobby)


Gonçalo Sousa

Recommended Posts

Boa noite pessoal! finalmente consegui montar o meu aquário! depois de uma semana a informar-me e a pensar como ia fazer as coisas, este fim de semana comprei um kit e lá me iniciei!

 

Aquário: 68L brutos

 

-Tamanho: 60x30x38

 

-Aquapacific 60; termoestato e filtro interno incluídos(não especifica a capacidade de nenhum deles)

 

-Iluminação: 48 LED's (aprox: 4W)

 

-Substracto: um "semi"-fertil para plantas e por cima um areão preto.

 

 

 

bom, vamos então às fotos, são um pouco carentes de qualidade porque só tenho o telemóvel comigo, mas acho que percebem a ideia:

 

1º dia:

depois de se montar o filtro e colocar tudo no sitio:

 

05042010116.jpg

 

montando o layout:

 

06042010124.jpg

 

 

depois de encher:

06042010129.jpg

esteticamente está um pouco feio ainda, mas foi o que se arranjou para construir o layout até agora..

 

medições de parãmetros da água no primeiro dia:

 

pH=7,5 - 8,0 (a cor estava dificil de se distinguir)

gH= 8º

kH= 7º

NO2= 0,0 mg/L

 

2º dia

 

primeiras formas de vida no aquario! ;)

 

-Anubias nana "golden"

-Musgo de java no tronco e substracto

 

06042010133.jpg

 

06042010137.jpg

 

06042010136.jpg

 

depois de fazer estas plantações (com agua cheia ;)), apliquei um produto que me deram na loja Aquaplante, que é SERA Nitrivec, que tem esta descrição

 

"Uma criteriosa selecção de diferentes estirpes de bactérias depuradoras da água do aquário. SERA bio nitrivec® evita o incremento das taxas de amónia e nitritos. A utilização de SERA bio nitrivec® permite a introdução de peixes 24 horas depois."

 

06042010140.jpg

 

está bastante turva a água, não só por causa do proprio produto, mas porque a parede atrás dele é bêge.. tenho de arranjar forma de forrar a parte de trás provavelmente com um papel preto. o aquário tem cores bastante escuras (areão, troncos, etc) mas a minha ideia é ser mesmo assim de propósito para depois se relaçar bem as cores das plantas e dos peixes claro! :)

 

amanha estava a planear ir buscar mais uns adereços para o aquário, uns troncos ou umas rochas vulcânicas para tratar do lado esquerdo do aquario que acho que está muito mauzinho ainda. queria tambem arranjar umas plantas altinhas como valisnerias ou primas para por do lado direito e esconder um pouco mais o filtro. queria tentar arranjar tambem uma espécie de planta que dê para fazer uma carpete verde . e umas plantas altas para a parte de trás do aquario. estas plantas todas têm que ser é escolhidas e mantidas com baixas necessidades de luz. vamos a ver como se desenvolve este aquário!

 

dêm sugestões, criticas, tudo é bem vindo para este noob ! ;)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estas indo bem... Só não caias em tentação de colocar peixes 24 horas depois, conforme

diz o produto que estas usando. Não é confiável.

 

Vai acrescentando todo dia uma tampinha de Nitrivec e espera no mínimo uma semana para

colocar o primeiro peixe. (Eu esperaria 15 dias).

 

Jaque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, vou-te dar uams dicas.

 

PRimeiro, crava ai a alguem da tua zona que te ajude a meter plantas no aquário, o que não faltará é malta que te ofereça umas podas.

 

As anubias desenterra-as, ou vais perde-las. Elas apodrecem enterradas, devem ser amarradas a algo, sugestao : pedras.

 

O musgo , prende-o melhor, ata-o bem, ele rebentará, deposi de bem preso. COmo o tens agora é provavel que se solte e vá parar ao sugador do filtro ou fique a deambular pelo aquário.

 

Em termos de estética, epah, um tronco mais expressivo ajudava. Mas com umas plantas altas atrás desse, e uams rasteiras á frente, dá para fazer algo engraçado..

 

Abraço e não desanimar, isto é um hobbye que requer paciencia, e empenho.

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem por enquanto só tenho uma coisa a dizer, tenta trocar de iluminação essa não é grande coisa ficas com muita sombra no aquário a luz não é suficiente mal se vê alguma coisa aí

 

 

 

Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ler, epah olha, Mete um tópico na secção de procura, de tennelus (para tapete) e valisnerias para a traseira.

 

Tens ainda mais plantas altas, bonitas e fáceis como a Limnophila Sessiflora. Pede essas 3, algumas pode ser que te ofereçam.

 

Abraço

 

Editado : E sim, se conseguisses acrescentar um pouco de luz na calha, tipo uma pll de 36 wats, ficavas bem mais servido.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estas indo bem... Só não caias em tentação de colocar peixes 24 horas depois, conforme

diz o produto que estas usando. Não é confiável.

 

Vai acrescentando todo dia uma tampinha de Nitrivec e espera no mínimo uma semana para

colocar o primeiro peixe. (Eu esperaria 15 dias).

 

Jaque

 

sim, nesse aspecto estou a levar tudo com muita calma, não me estou a seguir por essas 24 horas do produto, só daqui a uma semana mais ou menos é que devo colocar um ou dois peixes ! ;D

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, vou-te dar uams dicas.

 

PRimeiro, crava ai a alguem da tua zona que te ajude a meter plantas no aquário, o que não faltará é malta que te ofereça umas podas.

 

As anubias desenterra-as, ou vais perde-las. Elas apodrecem enterradas, devem ser amarradas a algo, sugestao : pedras.

 

O musgo , prende-o melhor, ata-o bem, ele rebentará, deposi de bem preso. COmo o tens agora é provavel que se solte e vá parar ao sugador do filtro ou fique a deambular pelo aquário.

 

Em termos de estética, epah, um tronco mais expressivo ajudava. Mas com umas plantas altas atrás desse, e uams rasteiras á frente, dá para fazer algo engraçado..

 

Abraço e não desanimar, isto é um hobbye que requer paciencia, e empenho.

 

:D

 

boas ! amarro com fio de nylon ? (é o que tenho por aqui agora só..); o musgo até gosto dele assim, mas se por acaso ele se revelar problemático eu amarro-o melhor !

 

sim, o tronco não é dos mais estéticos, mas pra já foi o que se arranjou.. e como disseste e bem, é um hobby, logo tenho que ter paciencia e empenho e esperar por uma oportunidade para mudar umas coisas.

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, já tinha visto que o sistema de iluminação não é muito bom, mas para já vou-me manter com este, ainda nem 3 dias tem lol.

 

quanto às plantas, já tinha visto essas que me disseste, tinha esta lista:

 

-Eleocharis parvula

-Cambomba Caroliniana

-Valisnerias

-Polisperma

-Sesiflora

-Pogostemon helferi

-Microsorum pteropus

 

ainda tenho é que ver desta lista de plantas que gosto, quais delas conseguem dar-se bem no meu setup

 

obrigado pela ajuda pessoal !

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai só se for a Sessiflora e a Polysperma.

 

A luz é fraca de mais. E eu uso pouca luz nas minahs montagens, mas isso é memso muito pouco.

 

A cabomba precisa de muito mais luz que a que tens, atrevo-me a dizer que é uma planta exigente em termos de luz, pelo menos eu presenciei isso..

 

A pogetemon helferi, não se i se a safas assim, eu com pouca luz (mas muito mais que a que tens), mantenho-a viva, mas não lança filhotes nem nada... (embora tenha mudado de aquario recentemente).

 

A parvula, precisa de muito mais luz para fazer tapete.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O feto de java precisa de pouca iluminação, acho que sim se safa bem.

 

Mas verás em pouco tempo que vais querer evoluir, absta um pouquito mais de iluminação, e já podes manter, melhor, a maioria das plantas faceis de arranjar.

 

Sim , amarra o musgo com nylon, eu amarro com o fio de pesca.

 

Amarra bem, mas não o abafes . Tens videos por ai a mostrar como amarrar o musgo.

 

E não te esqueças do que disse lá atrás acerca das anubias, que tens .

 

Se estão enterradas, desenterra.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o musgo tambem ja li em muitos sitios que se safa na boa. e as anubias prendo-as pelas raízes ? a troncos ?

 

relativamente à microsorum pteropus achas que aguenta esta luz ?

 

obrigado pela ajuda. abraço

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas 3 plantas deverão viver com essa luz, e talvez a Sessiflora e a polysperma também se aguentem, mas TALVEZ!!

 

Mas desenvolver-se-ão lentamente, mesmo bastante.

 

As anubias metes só umas 3 ou 4 voltas de fio, o suficiente para as prenderes a uma pedra ou assim.

 

O que importa é elas ficarem fixas a algo, mas que a agua passe livremente por elas, nada de partes enterradas, ou tapadas , levarão ao seu apodrecimento.

 

Abraço e não tens nada que agradecer.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo teu comentário rik ! quando precisar eu falo contigo :P

 

está em remodelações o layout, e quando estiver tudo mais composto posto aqui os avanços

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, como não sou pessoa de desistir, continuei com o projecto que tinha em mente inicialmente . como não tenho meios para arranjar nova iluminação, fui à tropica procurar plantas de baixas exigencias (luz e nutrientes) . encontrei-as e comprei-as . o que é facto é que as vejo a esticarem-se para a luz e bem verdinhas ! ;)

 

deixo aqui entao umas fotos do novo layout:

 

 

08042010154.jpg

a cor de chá:

08042010153.jpg

08042010156.jpg

opiniões, raspanetes, tudo, venham eles :)

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda assim aconselho-te a ires aos chineses eles tem umas lâmpadas tipo T5 ai com 20cm já com um género de calha que podes aplicar ai sem grandes dificuldades e basta ligares directamente à fixe porque esses LED´s deixam uma grande área escura e isso faz com que as plantas vão em direcção da luz e cresçam todas torcidas, e tu com 5€ compras aquilo é fácil simples e barato

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mal acredito que o feto de java aguente aquela luz, é possível, exige pouca luz. se bem que acredito pouco. Mas uma Hygrophila polisperma impossivel.

 

A anubia é uma planta de solo, apenas é comum ser plantada em troncos pela sua raiz "resistente a choques". já o feto é que precisa de estar fora do substrato.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem tenho amigos com aquas de dimensões iguais a esse e com 40€ fizeram uma calha diy de 55w pll.

 

Chega e sobra para esse aqua, pah quem se mete nos aquários e não quer gastar dinheiro não vai muito longe! Este hobby não é dos mais caros mas exige algum investimento inicial que é o que custa mais, depois de feito o investimento inicial é só água e comer para dentro e desfrutar do aqua mas de inicio és quase que obrigado a abrir os cordões à bolsa quer queiras quer não, vais ter de investir mais tarde ou mais cedo. Eu no teu lugar não tinha comprado as plantas pegava nesse dinheiro e metia de lado, juntava uns trocos e metia uma lâmpada em condições assim com essa luz, as plantas mesmo as mais resistentes vão atrofiar. Leva com luz do sol o aqua? Se levar pode ser que ainda se aguentem...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para primeiro aqua!

Até nem vai mal.

 

Que fauna pensas meter?

 

obrigado ! para já a fauna que tenho decidida é um casal de ramirezis

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mal acredito que o feto de java aguente aquela luz, é possível, exige pouca luz. se bem que acredito pouco. Mas uma Hygrophila polisperma impossivel.

 

A anubia é uma planta de solo, apenas é comum ser plantada em troncos pela sua raiz "resistente a choques". já o feto é que precisa de estar fora do substrato.

 

não é hygrophila, mas sim sessiliflora . e já se fartou de crescer de tal forma que hoje tive de fazer a primeira poda. as anubias estão no solo, mas têm o rizoma destapado e estão em boas condições .

 

tambem tenho uma brasiliensis que está perfeita ainda.

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.