otocinclus morte misteriosa


Recommended Posts

Viva, já há mais de um mês que resolvi apostar numa equipa de otocinclus para ajudar a eliminar umas algas verdes que estavam a apoderar-se das minhas plantas. Tudo estava a correr bem desde que a semana passada encontrei dois otocinclus mortos e hoje infelizmente encontrei mais um a boiar... Os peixes não apresentam qualquer sinal de doença nem mostrarm nenhuma alteração do seu comportamente nunca pararam de se alimentar.

Apenas mostravam um interresse quase viciante pelo difusor de CO2 (caseiro), passavam horas a limpar o difusor e chegam até a descansar poisados no difusor no meio das bolhas. Será que este habito alimentar os envenenou ??

 

As restantes espécies estão de perfeita saúde, tanto peixes como invertebrados e o PH está nos 7,2.

 

Agradeço a quem me possa ajudar.

Editado por pedrosoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem dá uma opinião ?

 

Pelo que tenho lido, os otos são muito sensiveis a alterações de habitat.

Podem morrer nos primeiros dias, e até durante um mês, na sequência dessas alterações.

 

Comprei 2, um morreu passados 2 dias. Comprei outro, ja la anda ha mais de uma semana, nenhum tem ainda um mês na nova casa, mas parece-me que os dois estão muito bem ambientados.

 

Mas parece que esses são mesmo muito sensíveis.

 

Relações com o CO2, não tenho CO2.

Cumps

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eles pareciam estar perfeitamente ambientados, não se notava nenhuma diferença no seu comportamento comparando com os dois sobreviventes que lá andam na sua vida normal. Pelo sim pelo não, tirei o difusor de vidroe meti uma pedra difusora normalvoltada para baixo, assim já não dá para eles ficarem poisados a absorver o CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não me parece que morressem de tar poisados no difusor... Podes é realmente tar com injecção excessiva de co2... quantos ppms tens de co2? e oxigenação como é feita? A amónia como está?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amónia está zero. Quanto ao débito de saida do Co2 , não faço a minima ideia porque é caseiro. Mas o aquário tem quase 200L e só tenho uma mistura de Co2 a funcionar, penso que se o mal fosse por aí as outras espécies tambem se íam resentir. Neon, cardinais, Coridoras e camarões está tudo saudável, só mesmo os 3 Oto é que morreram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se forem como as corys, têm sensibilidade a baixos níveis de oxigénio, por isso perguntei como é feita a oxigenação.

 

Podem também não se ter adaptado ao ph gh e kh do teu aqua e ao fim de um mês tombaram... Outra razão... bactérias..outra razão... não aceitarem a ração e não teres algas suficientes para eles.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Fizeste alguma vez algum tratamento no aquario comunitario à base de cobre ou assim?

É que se fizeste, as algas como se alimentam por "filtração" por assim dizer, acumulam doses muito altas de cobre. Algas estas que os ottos ou quaisquer outros comedores de algas consumem, acabando por morrer envenenados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Fizeste alguma vez algum tratamento no aquario comunitario à base de cobre ou assim?

É que se fizeste, as algas como se alimentam por "filtração" por assim dizer, acumulam doses muito altas de cobre. Algas estas que os ottos ou quaisquer outros comedores de algas consumem, acabando por morrer envenenados.

 

 

Pois, na realidade não faz muito tempo que tive de fazer um tratamento aos meus neons porque estavam a ficar atacados pelo ictio. Certamente que isso ficou agarrado às algas e secalhar foi lentamente envenenando os Otos...Só sobraram os dois mais resistentes.

É que quanto ao resto está tudo bem, tanto os valores da qualidade da água como a sua oxigenação que é feita com a entrada de água filtrada através de uma flauta que está um pouco acima da superficie e faz agitar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais