Ajuda para começar


Tiquinha

Recommended Posts

Boa tarde

 

O meu marido passou numa loja e viu uns aquiarios e decidiu comprar um. Acontece que nem eu nem ele sabemos nada sobre o assunto.

Temos um aquiario de 50l, algum areão cor natural e azul, 4 plantas artificiais, uns objectos para decoração (castelo, ancora e anfora), um filtro interno, um temometro, um aquecedor e um aparelho (que não sei o nome) que se coloca no exterior e que esta sempre a mandar ar para dentro de agua.

A verdade é que quando ele chegou a casa com isto tudo (mais uma saca com uns quantos peixes), não tinhas a minima ideia de como proceder, distribuimos o areão no fundo, colocamos a decoração, colocamos agua da torneira mais ou menos a 27º, adicionamos uns 12,5 ml de um liquido que tambem vinha lá, para tratar a agua, e deitamos os peixes lá para dentro.

Conclusão: dos 15 peixes, só temos 8, e isto em 2 dias.

Na loja onde compramos o equipamento e os peixes disseram-nos que tinhamos que adicionar o frasco todo do liquido, 12,5ml por dia até este acabar e que depois nunca mais precisavamos de trocar a agua? isto é verdade ou eles ainda sabem menos do que eu?

 

Por favor ajudem-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar bem vindos a este mundo.

Depois tens tópico que te vão ajudar imenso nessas questões é só procurar.

Mesmo com esse líquido (cultura de arranque de bactérias têm que esperar pelo menos 15 dias fazendo tpa´s antes de colocar os peixes.)

O não teres que trocar mais água é falso como vais poder constatar no tópico.

Vê este tópico. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Cumprimentos Alcaide

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que o liquido seria para tratar a água, se assim for nem bactérias são.

 

Precisam ler e informar-se um pouco, pois começaram mal e os peixes é que vão sofrer, infelizmente é um mal que muita gente comete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já leste o link que o alcaide indicou? É importante leres/lerem.

 

Convêm comprarem testes, como de amónia e nitritos, pois já tem peixes no aquário e sem o ciclo feito isso dá mortes na certa.

 

Eu não sei qual o liquido que compraram, no vosso texto é que dizia ser para tratar a água, se assim for não será bactérias. Bactérias em liquido podem ser compradas em lojas de aquariofilia (animais), basta pedir e seguir as instruções da embalagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bacterias surgem naturalmente através do ciclo de 4 semanas ou pode-se comprar um frasquinho de colonias de bacterias para adicionar ao aquario, em 2 dias o aquario fica "habitável".

Mesmo adicionando a colonia, nada melhor que esperar pelo menos umas 2 semanas para que se possa resolver certos problemas que possam vir a aparecer uma vez que és iniciado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou comprar um frasco de bacterias então. Já agora devo usar o frasco todo do liquido para tratar a agua, à razão de 12,5ml por dia, ou basta usar uma unica dose de 12,5ml? è que no frasco não me dá grandes instruções, apenas diz usar 5ml, por cada 20l de aguA. Mas não sei se é dose unica ou se é para usar todos os dias até acabar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o frasco a marca é Sera toxivec (protecção imediata - elimina o cloro, o nitrito e a amonia). o Frasco tem 100 ml, e as instruções dizem adicionar 5ml por cada 20l.

Agora não sei se devo usar uma só vez ou se é para usar o frasco todo até ao fim, à razão de 12,5ml po dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá isso é para utilizares quando fizerem TPA's (Troca Parcial de Água), colocas a quantidade correspondente à água nova que colocas no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá sim podes e deves, visto já teres peixes, coloca junto ou dentro do filtro.

 

Faz logo que possível o teste de amónia e depois de nitritos, como tens peixes e o ciclo não foi feito a amónia deve estar elevada e como é muito tóxica mata os peixes, se tiveres amónia alta deves fazer as TPA's diárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conclusão: dos 15 peixes, só temos 8, e isto em 2 dias.

Na loja onde compramos o equipamento e os peixes disseram-nos que tinhamos que adicionar o frasco todo do liquido, 12,5ml por dia até este acabar e que depois nunca mais precisavamos de trocar a agua? isto é verdade ou eles ainda sabem menos do que eu?

 

Há por aqui excelentes pessoas que te vão ajudar bastante. Eu próprio sou recem-chegado ao mundo da aquriofilia mais a sério (embora tenha tido um aquário mais pequeno durante quase 4 anos) e compreendo bem algumas das duvidas.

Sendo assim, seria "armar-me" em bom se te desse muitos "bitates", mas estou a responder por sentir que parte das tuas duvidas foram tambem as minhas no inicio.

 

A primeira coisa que a minha curiosidade mórbida me pede para perguntar é onde te disseram esse disparate e te vendeu logo peixes com o aquário sem chamar a atenção de que eles íam morrer todos ou grande parte?

 

Mais produtivo para ti:

 

Penso que já leste o que te recomendaram e isso é excelente, mas creio que deves estar muito confusa :P ... mas resumindo o aquário necessita de ficar com a água, filtro ligado a ciclar a água e termostato durante uns dias. A quantidade depende se adicionas ou não as tais bactérias. Se as adicionares aparentemente numa semana já podes (mas já te disseram 2 dias e quem sou eu para desmentir).

De qq forma eu tenho a "ciclar" um há 5 dias, adicionei bactérias e ainda só vou colocar dois peixes na sexta-feira (quando fizer uma semana) e os restantes que tenho no outro aquário na outra semana seguinte faseadamente (logo verei).

 

Se o aquário é de 50 l é fazeres as contas a esses 5 ml em relação aos vinte litros e isso dá-te 12,5 ml. Acrescentas tudo isso no inicio (estou a falar do produto que te venderam, não das bactérias).

Depois, quando fizeres as tais trocas parciais de áqua (15 em 15 dias? não sei, depende da água) colocas esse produto na proposção dos litros que trocas. Exemplo: se trocares 20l, metes 5 ml.

 

Quanto á quantidade das bactérias, fazes as contas da mesma forma ou de acordo com outro modo de emprego que lá diga na caixa para a quantidade total de água.

 

Obviamente que durante isto não devias ter peixes no aquário. Poderão morrer mais mas que em nada deverá estar relacionado com esta adição de produtos, mas com o facto da água ser má para eles.

Já agora sabes que peixes são? Tens fotos?

 

Enfim, apenas respondi porque, apesar de ser obviamente importante saber-se o porquê das coisas, como já tens tudo a funcionar, creio que mais importante do que saberes isso das "bactérias", "amónio", etc, é resolveres o problema já! Entretanto vai lendo isso porque será importante à medida que o tempo vai avançando.

 

De qq forma a comparação com meteres os 15 peixes no aquário com água nova, é a mesma de meteres 15 pessoas numa casa sem casa-de-banho :D porque as tais bactérias (casa-de-banho) que eliminam a "porcaria" não existem.

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 1 barbo, 1 colisa, 2 limpa-vidros (não sei o nome), 1 limpa-fundos albino (tambem não sei o nome), 1 ramirezi e 2 viuvas.

 

Os que morreram foram 2 escalares, 4 gupis, e 1 barbo (este ultimo morreu no domingo), desde ai que não morreu mais nenhum, e parecem bastante bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal uma duvida:

A cerca de 5 dias que se tem formado à superficie uma camada de espuma com cerca de 0,5 cm de altura, que cobre toda a superficie.

Tenho a flauta do filtro a cerca de 1 cm a cima da superficie, o que origina bastantes bolhas de ar. Poderá ser a agua a cair que origina esta espuma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.