problema de ph da água!


dr3

Recommended Posts

Olá

 

como já tinha escrito num tópico anterior, que agora não consigo encontrar, tenho neste momento um ph de 6.4 (ou um pouco menos, testes de tiras nao sao muito precisos :/) na água do meu aqua e queria subir este valor.

Fui aconselhado por diversos membros deste fórum a meter umas conchas dentro de uma meia de licra no filtro. Uso filtro Biobox e disseram-me para pôr as conchas logo no topo da divisória de filtragem, ou seja logo depois de a água sair da divisória de aquecimento.

Posto isto, fui tentar aplicar este método e como me disseram para pôr conchas em pouca quantidade, pus apenas estas duas, que apanhei juntamente com um areão de rio que tinha apanhado na natureza:

 

img0264vs.jpg

 

2 dias depois, voltei a medir o pH da água e estava rigorosamente igual :/

Então pensei que talvez a quantidade de conchas fosse insuficiente ou que deveriam ser conchas partidas. Daí, como eu ainda tinha para aqui um saco do tal areão que apanhei num rio, fui procurar bocadinhos de conchas partidas no meio do areão e consegui esta quantidade:

 

img0263k.jpg

 

Então decidi abrir este tópico para tirar dúvidas, antes de inserir as conchas no filtro.

 

- Esta quantidade de conchas partidas é ideal? Ou são poucas/muitas?

- basta meter estes bocados de concha dentro da meia de licra e inserir no topo da filtragem da biobox, certo?

 

Já agora, queria um pH a rondar os 7.0

 

P.S. sou mesmo noob, mas comecei a pensar e...supostamente para se subir o pH tem que ser com matérias calcárias, certo? Então é suposto que as conchas sejam calcárias, certo? Então seria suposto as conchas reagirem ao teste do vinagre (começarem a borbulhar, efeito efervescente), certo?

É que eu fiz este tal teste do vinagre nas conchas e elas não borbulharam... será normal? :/

 

Obrigado

Editado por dr3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para que que queres ph a 7? 6,4 da perfeitamente, que peixes queres meter no aquario?quase todos os peixes de agua quente dao para o ph6,4...

 

estive a pesquisar por várias espécies que quero ter e na maioria são de Ph's 6.5+, com um ideal de 7.0 na maioria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Não sei se faço bem ou não, mas costumo colocar um pó que mantém-me o PH a 7. Coloco esse pó com uma colher de chá e depois passadas algumas horas faço o teste. até agora não tive problemas.

 

Pó? Mas que pó?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Sharkeye

 

Esse pó acho que é fermento daquele que se usa na cozinha.

 

@topic

 

Poe uma colher de chá de fermento, acho que dá :s

 

Mas é melhor perguntares por aí se deves fazer isso, que eu nao tenho a certeza :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Sharkeye

 

Esse pó acho que é fermento daquele que se usa na cozinha.

 

@topic

 

Poe uma colher de chá de fermento, acho que dá :s

 

Mas é melhor perguntares por aí se deves fazer isso, que eu nao tenho a certeza :rainbowafro:

 

É o Neutral Regulator da Seachem, comigo funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

como já tinha escrito num tópico anterior, que agora não consigo encontrar, tenho neste momento um ph de 6.4 na água do meu aqua e queria subir este valor.

Fui aconselhado por diversos membros deste fórum a meter umas conchas dentro de uma meia de licra no filtro. Uso filtro Biobox e disseram-me para pôr as conchas logo no topo da divisória de filtragem, ou seja logo depois de a água sair da divisória de aquecimento.

Posto isto, fui tentar aplicar este método e como me disseram para pôr conchas em pouca quantidade, pus apenas estas duas, que apanhei juntamente com um areão de rio que tinha apanhado na natureza:

 

img0264vs.jpg

 

2 dias depois, voltei a medir o pH da água e estava rigorosamente igual :/

Então pensei que talvez a quantidade de conchas fosse insuficiente ou que deveriam ser conchas partidas. Daí, como eu ainda tinha para aqui um saco do tal areão que apanhei num rio, fui procurar bocadinhos de conchas partidas no meio do areão e consegui esta quantidade:

 

img0263k.jpg

 

Então decidi abrir este tópico para tirar dúvidas, antes de inserir as conchas no filtro.

 

- Esta quantidade de conchas partidas é ideal? Ou são poucas/muitas?

- basta meter estes bocados de concha dentro da meia de licra e inserir no topo da filtragem da biobox, certo?

 

Já agora, queria um pH a rondar os 7.0

 

P.S. sou mesmo noob, mas comecei a pensar e...supostamente para se subir o pH tem que ser com matérias calcárias, certo? Então é suposto que as conchas sejam calcárias, certo? Então seria suposto as conchas reagirem ao teste do vinagre (começarem a borbulhar, efeito efervescente), certo?

É que eu fiz este tal teste do vinagre nas conchas e elas não borbulharam... será normal? :/

 

Obrigado

 

Quemm me dera ter esse ph! N csg baixar o meu de 7.5 :rainbowafro:

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto aos pós,etc...eu não queria utilizar produtos químicos, daí ter-me sido sugerida a ideia das conchas. Não sei se funciona e queria mesmo opiniões acerca disso :/

Quanto à necessidade de subir o pH, talvez seja mais fácil dar algumas das espécies que desejo ter no aquário, de momento. Queria ter bótias, corys, ancistrus, talvez escalares, kribs, tubarão bala...

Editado por dr3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passa aqui e levas umas pedras Calcarias apanhadas ali na zona de Condeixa bem bonitas..

Editado por Snarux

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ultimamente tenho usado de uma fonte que existe aqui perto. A da torneira sai a 7 mas tem tendência a subir.

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te chateies e deixa o ph como esta, os peixes não se vão chatear.

Se o ph andar a flutuar ai podes ter problemas.

 

o problema é que acho que ainda é uma diferença significativa. Por exemplo os bótia, que segundo tenho visto têm um mínimo de 6.5, ideal de 7.0, que é significativamente mais alto que os meus 6.2/6.3 :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens troncos no aquário turfa ou assim? co2?

 

Não, nada disso.

Aquário do mais simples possível: areão, plantas (anubia, valisneria, sp.green e outras plantas de baixo cuidado), bomba de ar, pedras (xistos e outra qualquer cinzenta de rio).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem....leiam ISTO

 

Mantive mollys camaroes apistogramas e outros peixes num aquario e noutro aquario peixes vermelhos com o ph em ambos abaixo de 5 e agora mantenho os mesmos peixes com o ph acima de 7,5 em ambos os aquarios isto porque coloquei areia coralina mas nunca tive nenhuma baixa ou problemas de maior nos peixes a não ser uns escalares e depois uns discus que morreram de repente após um tratamento com flagil.

 

Obrigado pela link, mas não consegui perceber metade do que está descrito, não por não saber inglês, porque felizmente sei, mas por serem utilizados muitos termos técnicos que não consigo entender :S

 

De qualquer modo, o que queres dizer é que o valor do pH da água é pouco importante, desde que não sofra variações? :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, basicamente é isso, como é evidente tambem não se deve exagerar os meus peixes vermelhos ficaram com o ph 4,5 (sonda digital cabibrada com os buffers) o que não é muito conveniente, basicamente não ir a extremos.

Tenho 15 neons no meu aqua do trabalho com o ph quase a 8, ja la vivem a mais de um ano e so morreram dois entalados no filtro, tambem a quem compre neons e eles morram no dia seguinte mas dificilmente é por culpa do ph

 

Bem, neste momento tenho 10 guppys, 7 neons, 2 plattys, 1 molly, 1 CAE e alguns reds no meu aquário e ainda só me morreu um pleco 3 horas após a compra, por razões que ainda estou para descobrir.

Como disse, tenho um pH de cerca de 6.2/6.3, achas que consigo manter qualquer peixe com este pH?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, neste momento tenho 10 guppys, 7 neons, 2 plattys, 1 molly, 1 CAE e alguns reds no meu aquário e ainda só me morreu um pleco 3 horas após a compra, por razões que ainda estou para descobrir.

Como disse, tenho um pH de cerca de 6.2/6.3, achas que consigo manter qualquer peixe com este pH?

 

Obrigado

Muito sinceramente acho que não terás problemas de maior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A variação do pH é realmente o pior. Pelo que muitas vezes mais vale deixar quieto.

 

Os peixes adaptam-se à água que os rodeiam. Os valores de referência, são dos peixes selvagens. mas a maioria (se não a totalidade), é agora criada em cativeiros e aquários, em que os pHs são bem diferentes dos originais. Gerações após gerações, os requisitos vão-se alterando. Desde que faças um bom acondicionamento dos novos peixes, não haverá problemas de maior.

 

Ainda assim, se quiseres, vai experimentando colocar poucas conchas de cada vez, até chegares ao nível que queres.

 

Eu talvez colocaria as conchas no final do filtro, antes de sair para o aquário, pois o calcário pode ficar no filtro e assim não influenciar nada. Por experiência própria, tem cuidado com isto. Também eu queria uma vez aumentar e quando dei conta (após a morte da estrela do meu aquário :thumbup3:), já tinha um pH acima de 8! Claro que foi um choque demasiado grande (em menos de 2 dias subiu de 6,4 para 8,2 ou algo assim).

 

Se tens Biobox, também deves ter umas bolinhas de turfa. Isso também pode baixar o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A variação do pH é realmente o pior. Pelo que muitas vezes mais vale deixar quieto.

 

Os peixes adaptam-se à água que os rodeiam. Os valores de referência, são dos peixes selvagens. mas a maioria (se não a totalidade), é agora criada em cativeiros e aquários, em que os pHs são bem diferentes dos originais. Gerações após gerações, os requisitos vão-se alterando. Desde que faças um bom acondicionamento dos novos peixes, não haverá problemas de maior.

 

Ainda assim, se quiseres, vai experimentando colocar poucas conchas de cada vez, até chegares ao nível que queres.

 

Eu talvez colocaria as conchas no final do filtro, antes de sair para o aquário, pois o calcário pode ficar no filtro e assim não influenciar nada. Por experiência própria, tem cuidado com isto. Também eu queria uma vez aumentar e quando dei conta (após a morte da estrela do meu aquário :thumbup3:), já tinha um pH acima de 8! Claro que foi um choque demasiado grande (em menos de 2 dias subiu de 6,4 para 8,2 ou algo assim).

 

Se tens Biobox, também deves ter umas bolinhas de turfa. Isso também pode baixar o pH.

 

Obrigado pela explicação, deu para entender melhor a situação :alberteinstein:

 

Bem, sendo assim, visto dizerem-me que provavelmente consigo ter os peixes que quero com este pH e podendo correr o risco de o pH aumentar em demasia com a adição das conchas, penso que deixarei estar o pH como está.

 

Tenho Biobox. Essas bolinhas de turfa não sei o que são, mas caso sejam matéria filtrante, não tenho. Como matérias filtrantes apenas tenho lã de vidro, cerâmica, carvão activado e uma esponja no final.

 

Obrigado :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.