Difusor CO2 com DIY


Recommended Posts

Boas

 

Estou a utilizar um DIY de produção de CO2 (a garrafa de cola com fermento, açucar e bicabornato) sendo o mesmo disperso no aquario através de uma pedra difusora no extremo da mangueira colada no vidro perto da saída da água.

 

No entanto reparo que apesar de a pedra ser bastante compacta,o CO2 sai em pequena bolhas mas não em bolhas miudinhas como penso seria o ideal para difundir melhor o CO2. A minha questão é saber se um difusor tipo BOYO (em forma de sino invertido) pode ser utilizado com este tipo de sistema caseiro (terá pressão suficiente?) ou se se utiliza apenas com CO2 pressurizado.

 

Caso a resposta seja afirmativa, será mais eficiente que a pedra difusora?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao difusor BOYO não conheço, nem sei posso comparar qualquer difusor de vidro com os de pedra. Posso apenas dizer-te que uso o Aquili para 100L que podes ver nesta página:

 

http://sites.google.com/site/waterevo/difusores

 

e funciona perfeitamente com CO2 DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os boyu funcionam bem com co2 caseiro sim. Só que cria uma maior pressão na garrafa...não, não corre risco de explosão..simplesmente tens que te certificar que não tens fuga no sistema de co2 porque com a mínima das fugas o difusor deixa de funcionar.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não rebenta desde que tenha por onde sair... pelo difusor. As garrafas de refrigerantes aguentam com muita pressão.

Mesmo as de água aguentam que se fartam.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquagro para nano igual ao deste link.

difusor nano

 

 

E posso dizer que não estou a gostar. Deita bolhas muito grandes é igual a ter uma pedra difusora normal ou difusor de madeira que tinha anteriormente.

Não sei se vinha com defeito ou não só estou a partilhar o caso e a desaconselhar este difusor.

De qualquer forma se houver alguém com o mesmo difusor mas a funcionar bem com co2 dyi agradecia que me informa-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquagro para nano igual ao deste link.

difusor nano

 

 

E posso dizer que não estou a gostar. Deita bolhas muito grandes é igual a ter uma pedra difusora normal ou difusor de madeira que tinha anteriormente.

Não sei se vinha com defeito ou não só estou a partilhar o caso e a desaconselhar este difusor.

De qualquer forma se houver alguém com o mesmo difusor mas a funcionar bem com co2 dyi agradecia que me informa-se.

 

Não consigo visualizar o link...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquagro para nano igual ao deste link.

difusor nano

 

 

E posso dizer que não estou a gostar. Deita bolhas muito grandes é igual a ter uma pedra difusora normal ou difusor de madeira que tinha anteriormente.

Não sei se vinha com defeito ou não só estou a partilhar o caso e a desaconselhar este difusor.

De qualquer forma se houver alguém com o mesmo difusor mas a funcionar bem com co2 dyi agradecia que me informa-se.

 

Viva,

 

Se o fluxo fosse maior também sairiam bolhas pequenas forçadas. O gás sai por onde for mais fácil, pelo orifício maior, por isso para um fluxo pequeno apenas vês bolhas grandes, mas quando o fluxo aumenta o gás é forçado a sair também pelos orifícios menores saindo assim bolhas bem mais pequenas. O difusor de madeira é suficiente para o co2 caseiro.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se o fluxo fosse maior também sairiam bolhas pequenas forçadas. O gás sai por onde for mais fácil, pelo orifício maior, por isso para um fluxo pequeno apenas vês bolhas grandes, mas quando o fluxo aumenta o gás é forçado a sair também pelos orifícios menores saindo assim bolhas bem mais pequenas. O difusor de madeira é suficiente para o co2 caseiro.

 

cumps

 

 

Neste momento estou a utilizar um difusor de madeira e não tem nada a ver com a pedra porosa que inicilamente utilizava. As bolhas são minúsculas. Tem apenas o senão de não ser muito apelativo visualmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou a utilizar um difusor de madeira e não tem nada a ver com a pedra porosa que inicilamente utilizava. As bolhas são minúsculas. Tem apenas o senão de não ser muito apelativo visualmente.

 

... mas é muito menos volumuso e por isso mais discreto

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.