Montagem Novo Aquário


Recommended Posts

Boas a todos, estou a pensar montar mais um aquário (só tenho um com peixes e um com tartarugas), mas queria saber opiniões acerca do tamanho de acordo com as espécies, iluminação, tipo de fertilização e todos os comentários e/ou críticas e conselhos que possam dar, visto querer planear bem as coisas antes de comprar o material e escolher os peixes e as plantas para tentar reduzir o risco das coisas darem po torto lol. Sou um pouco novato apesar de ter aquários há alguns anos, mas só ultimamente tenho lido bastantes coisas no fórum que me tem elucidado um pouco mais…

 

Setup:

 

Aquário: 100x50x50 com vidro de 10mm (relativamente ás dimensões tenho duvidas sobre a altura e largura, visto que em principio quero pôr escalares e queria saber se é muito baixo 50cm para escalares, estou um pouco em duvida entre os 50 e os 60cm de altura)

Estava a pensar por uma tela preta ou cartolina azul escura no fundo para tapar os cabos e para tentar realçar mais as cores.

Iluminação:

Calha 100cm HO PL 2x80w (6500k +10000k)

Ou

Calha 100cm T5 HO 4x39w (2x6500k+1x8000k+10000k)

 

Estou meio indeciso quanto ás duas calhas pois não sei se a primeira é suficiente, principalmente se o aquário ficar com 60cm de altura, e se a segunda é demasiada e mais tarde possa vir a ter problemas com algas.

 

Filtro: Tenho um Eheim 2213 num aquário e estou contente com ele mas não é suficiente ter um igual para este visto que tem o dobro da litragem. Que Eheim recomendam?

Termóstato: Jagger 200Watts.

Areão: Em princípio vou para a cor preta ou castanha, estava a pensar em Akadama com grãos pequenos. Quanto ao Substrato fértil tenho de pesquisar melhor, um com boa relação preço/qualidade ;)

 

 

Fauna:

 

4 Escalares (Gostava de experimentar ter Discus mas penso que ainda sou muito novato para tal)

1 Casal de Ramirezis

5 Corydoras Sterbai

1 Plecostumus/Ancystrus ou semelhante (logo se há-de ver)

 

Alguns invertebrados, estava a pensar em ter apenas uma espécie de camarões (Red Cherry’s) e uma espécie de caracóis (Planorbis Corneus Blue) – são expectaculares estes caracóis.

 

Também gostava de ter Barbos, Kribensis ou Khulis mas penso que se algum destes se adaptar talvez só as Khulis ou estou enganado?

 

 

Flora:

 

Musgo de Java

Riccia,.Glosso

Rotala

Eleocharis Parvula

Gosto muito da Lótus mas deve ser baratinha lol…

(Plantas também preciso fazer uma pesquisa pois ainda não sei bem)

 

Co2:

Receita Caseira com Kit CO2 da Nutrafin. (não sei se é bom isso mas pelo que tenho lido sim)

 

Quanto a fertilizantes estava a pensar para além do Substrato Fértil usar apenas fertilizante líquido de Potássio e um fertilizante de Micro-nutrientes, será suficiente?

 

 

E para acabar e um dia que esteja tudo preparado quero fazer TPA's de 30 a 50% semanais.

Editado por dudes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem tem uma opinião? Se axam que não devia ter postado este topico digam... :D

Eu pesquisei para poder fazer isto não postei aqui sem pesquisar, não precisam comentar o topico todo... Se tiverem alguma coisa a dizer em relação ao tamanho do aquário pelo menos ficaria agradecido.

 

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.