Montagem Novo Aquário


Recommended Posts

Boas a todos, estou a pensar montar mais um aquário (só tenho um com peixes e um com tartarugas), mas queria saber opiniões acerca do tamanho de acordo com as espécies, iluminação, tipo de fertilização e todos os comentários e/ou críticas e conselhos que possam dar, visto querer planear bem as coisas antes de comprar o material e escolher os peixes e as plantas para tentar reduzir o risco das coisas darem po torto lol. Sou um pouco novato apesar de ter aquários há alguns anos, mas só ultimamente tenho lido bastantes coisas no fórum que me tem elucidado um pouco mais…

 

Setup:

 

Aquário: 100x50x50 com vidro de 10mm (relativamente ás dimensões tenho duvidas sobre a altura e largura, visto que em principio quero pôr escalares e queria saber se é muito baixo 50cm para escalares, estou um pouco em duvida entre os 50 e os 60cm de altura)

Estava a pensar por uma tela preta ou cartolina azul escura no fundo para tapar os cabos e para tentar realçar mais as cores.

Iluminação:

Calha 100cm HO PL 2x80w (6500k +10000k)

Ou

Calha 100cm T5 HO 4x39w (2x6500k+1x8000k+10000k)

 

Estou meio indeciso quanto ás duas calhas pois não sei se a primeira é suficiente, principalmente se o aquário ficar com 60cm de altura, e se a segunda é demasiada e mais tarde possa vir a ter problemas com algas.

 

Filtro: Tenho um Eheim 2213 num aquário e estou contente com ele mas não é suficiente ter um igual para este visto que tem o dobro da litragem. Que Eheim recomendam?

Termóstato: Jagger 200Watts.

Areão: Em princípio vou para a cor preta ou castanha, estava a pensar em Akadama com grãos pequenos. Quanto ao Substrato fértil tenho de pesquisar melhor, um com boa relação preço/qualidade ;)

 

 

Fauna:

 

4 Escalares (Gostava de experimentar ter Discus mas penso que ainda sou muito novato para tal)

1 Casal de Ramirezis

5 Corydoras Sterbai

1 Plecostumus/Ancystrus ou semelhante (logo se há-de ver)