Ric.Gomes Publicado Abril 1, 2010 Publicado Abril 1, 2010 (editado) Olá a todos, espero que este seja o local indicado para colocar todas estas dúvidas! ora vamos ao que interessa 1- sou novato 2- tenho o aquário a ciclar a 3 dias e a àgua de cristalina passou a amarelada... em principio terão sido os troncos a provocar isto e portanto nada de mal. A minha dúvida aqui é a seguinte isto com a continuação da ciclagem vai desaparecendo gradualmente? se não como devo proceder para ter a agua mais cristalina sem afectar o ciclo? 3- durante a ciclagem fazem-se ou não tpas? já li que sim já li que não já li que depende dos valores gostava de chegar a um consenso sobre isto. o que fazer afinal. estou a usar o Nutrafin Cycle para dar uma ajudinha ao ciclo e ao fim destes 3 dias os resultados que obtive a partir dos teste foram os seguinte: NO3 - 0 NO2 - 0 Gh - 4ºd Kh - 6ºd Ph - ~6.4 Cl2 - 0.8 4- como interpreto estes valores? o que é que tem de ser ajustado ate se puder dizer que o ciclo está concluído? fica aqui uma foto para verem como se encontra amarela a água e a foto nem apresenta bem a verdadeira cor da àgua, na realidade está com um amarelo um pouco mais forte mas a fraca qualidade da câmara não da essa precessão Obrigado a todos! Editado Abril 1, 2010 por Ric.Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
inblack Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 (editado) Boas amigo Desde já bem vindo a este mundo magico que é a aquariofilia! Vou tentar te ajudar com a tua quarta pergunta visto que a explico quase todos os dias na loja onde trabalho: Ora vejamos o ciclo do azoto basicamente e a formação de bactérias num zona porosa dentro do filtro e/ou substrato. Essa formação de bactérias acontece porque tal como sabemos os peixes urinam e fazem as suas fezes na agua. Essas fezes tem como principal componente a Amónia (NH4+) e é extremamente tóxica para os nossos animais. Dai a ser extremamente necessário fazer o ciclo do azoto no aquário. Normalmente este dura entre 3 semana a um mês a fica completo e pode se definir por 3 fases: A primeira fase que é quando existo o pico da amónia (NH4+), a segunda fase que é quando é o pico dos nitritos (NO2) e 3 e ultima fase o pico de nitratos (NO3). Ora na primeira fase pode.se dizer que o filtro se encontra "virgem" de bactérias e não está a fazer qualquer filtragem biologica. Ao pores um peixes dentro do aquário (É necessário para que se de o inicio do ciclo do azoto) estarás a dar inicio a colónia. A primeira colónia de bactérias será consumidora de Amónia, decompondo-a em Nitritos. Ou seja entramos na segunda fase, o pico de nitritos. A partir de aqui dará-se-á a formação de uma nova colónia, juntando se a antiga que ira consumir os nitritos e transformar estes em nitratos. A partir daqui começa a formação da terceira colónia e dai o pico dos nitratos. Este pico normalmente dá se na 3/4 semana e começa a baixar ate ficar por valor baixos ou mesmo quase nulos. Resumindo e falando de valores, no final do ciclo do azoto tens que ter amónia a 0 ppm, nitritos a 0 ppm e nitratos 5 ppm (Aprox,). Tem flutuações devido ao numero de trocas de aguas que fazes ou não ao aquário e a quantidade de comida que la pões. Ora visto que tens nitritos e nitratos a 0 significa que deves na 1 fase do ciclo. Um concelho, calma a por peixes. eu punha só uma certa quantidade pequena agora durante um ou dois meses ate o aquário estar completamente estabilizado. Assim e pouco provável que tenhas problemas no futuro. Em relação a tua terceira duvida epa sinceramente eu não acho extremamente necessário as tpas durante o ciclo. Mas como tens assim o aquário acho q devias fazer um tpa pai de quase meio aquário para ver se tiravas esse amarelado. Porque isso pode provocar instabilidade no aquário. Eu penso que não me enganei em nada e sempre fiz as coisas pelo q escrevi e não tenho problemas nos meus 3 aquários por isso acho que não devo estar mt enganado. Cumps InBlack Editado Abril 1, 2010 por inblack Citar
João Paulo Viegas Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 (editado) A água amarela é do tronco. TPA's pequenas nisso para não prejudicar a fixação das bactérias no aqua. Editado Abril 1, 2010 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Ric.Gomes Publicado: Abril 1, 2010 Autor Publicado: Abril 1, 2010 obrigado pessoal! já agora eu estou a ciclar o aquario sem peixes só estou mesmo a usar o Nutrifin Cycle. é estritamente necessário o uso de peixes para ciclar? Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
inblack Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 Boas Segundo o que eu sei sim e necessário ter um peixe a viver no aquário para que se de o inicio do ciclo. Ao adicionar esse produto estarás a a "fazer render" ciclo, não a fazer o papel de peixe. Cumps Citar
Ric.Gomes Publicado: Abril 1, 2010 Autor Publicado: Abril 1, 2010 Boas Segundo o que eu sei sim e necessário ter um peixe a viver no aquário para que se de o inicio do ciclo. Ao adicionar esse produto estarás a a "fazer render" ciclo, não a fazer o papel de peixe. Cumps tinha lido que se podia fazer sem peixes....:S Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
AlexMontenegro Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 Podes fazer sem peixes, colocas pouca quantidade de alimento de 2 em 2 dias. Para alimentar as bactérias. Citar Cumprimentos Alexandre Montenegro
inblack Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 Eu não estou totalmente enganado e nem estou totalmente certo. Segundo o meu patrão tens 3 maneiras de por o ciclo a andar: 1 com plantas, 2 adicionando comida e 3 com peixes. A ideia para se dar inicio ao ciclo e o simples facto de se ter que por alguma coisa a decompor dentro do aquário. Pela ordem que apresentei a das plantas será o menos efectivo e o dos peixes sera o mais efectivo em termos de rapidez na criação e consolidação de bactérias no filtro. Eu ciclei o meu aquário de 60cm com um betta e só passado um mês mais ou menos e que comecei a inserir mais peixes. Resultado: 0 baixas. Cumps tinha lido que se podia fazer sem peixes....:S Citar
Ric.Gomes Publicado: Abril 1, 2010 Autor Publicado: Abril 1, 2010 obrigado! creio que vou começar a adicionar alguma comida para peixes... estas a meter um peixe aqi parace-me um bocado 'violento' Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Recommended Posts