O MEU PRIMEIRO AQUARIO


bl4

Recommended Posts

Sou novo aqui no fórum e venho dar a conhecer o meu primeiro aquário.

 

Depois de ler bastante sobre aquariofilia neste fórum decidi comprar um aquário usado e partir para o hobie...

 

Aquário panorâmico +/- 100 litros:

 

http://img148.imageshack.us/i/p1010432m.jpg/

 

http://img80.imageshack.us/i/p1010433.jpg/

 

http://img176.imageshack.us/i/p1010434.jpg/

 

http://img444.imageshack.us/i/p1010435.jpg/

 

(desculpem a qualidade das fotos)

 

Filtro Fluval 204

 

Fauna:

 

- casal de mollys balão;

- casal de colisas castanhas;

- trio de guppy's (1 macho e duas fêmeas) + um guppy com cerca de 1cm nascido neste aquario

- 1 viuva

- 6 neons rosa

- 2 neons azul (unicos subreviventes de um grupo de 6)

- 1 escalar

- 2 tetra pinguim

- 1 tetra olho de fogo

- 2 tetra azul

- 2 Tetra Fantasma Vermelho

- 1 Platty Véu

- 4 clorydas

- 1 limpa vidros

 

Flora:

 

- anubia

- musgo chirstmas

- cabomba

- cladophora

- elodee egeria

- (uma planta que não sei o nome, vou tentar colocar foto para identificarem)

 

 

Os primeiros habitantes foram 2 viúvas e o casal de molly's (ultima semana de Dezembro) e depois fui aumentando a população lentamente o que, e como é natural no inicio não evitou que perde-se alguns peixes, nomeadamente, uma viúva, 2 casais de platty´s, 4 neons azuis).

 

 

 

Actualmente tenho o aquario com uma temperatura de 27ºC +/- 1ºC e um ph estabilizado em 7.5. Deixo a iluminação ligada durante 8horas por dia e tenho mantido as plantas aparentemente saudáveis. Para substrato coloquei um pouco de akadama.

 

As trocas de agua estou a fazer 1 garrafão e meio de agua de 15 em 15 dias.

 

Deixem as vossas opiniões e sugestões para manter o aquario saudável.

Editado por bl4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novo aqui no fórum e venho dar a conhecer o meu primeiro aquário.

 

Depois de ler bastante sobre aquariofilia neste fórum decidi comprar um aquário usado e partir para o hobie...

 

Aquário panorâmico +/- 100 litros:

 

http://img148.imageshack.us/i/p1010432m.jpg/

 

http://img80.imageshack.us/i/p1010433.jpg/

 

http://img176.imageshack.us/i/p1010434.jpg/

 

http://img444.imageshack.us/i/p1010435.jpg/

 

(desculpem a qualidade das fotos)

 

Filtro Fluval 204

 

Fauna:

 

- casal de mollys balão;

- casal de colisas castanhas;

- trio de guppy's (1 macho e duas fêmeas) + um guppy com cerca de 1cm nascido neste aquario

- 1 viuva

- 6 neons rosa

- 2 neons azul (unicos subreviventes de um grupo de 6)

- 1 escalar

- 1 Platty

- 4 clorydas

- 1 limpa vidros

 

Flora:

 

- anubia

- musgo chirstmas

- cabomba

- cladophora

- elodee egeria

- (uma planta que não sei o nome, vou tentar colocar foto para identificarem)

 

 

Os primeiros habitantes foram 2 viúvas e o casal de molly's (ultima semana de Dezembro) e depois fui aumentando a população lentamente o que, e como é natural no inicio não evitou que perde-se alguns peixes, nomeadamente, uma viúva, 2 casais de platty´s, 4 neons azuis).

 

 

 

Actualmente tenho o aquario com uma temperatura de 27ºC +/- 1ºC e um ph estabilizado em 7.5. Deixo a iluminação ligada durante 8horas por dia e tenho mantido as plantas aparentemente saudáveis. Para substrato coloquei um pouco de akadama.

 

As trocas de agua estou a fazer 1 garrafão e meio de agua de 15 em 15 dias.

 

Deixem as vossas opiniões e sugestões para manter o aquario saudável.

 

 

boas...

esta muito fixe...

nao tem problemas entra os guppys e o escalar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua está muito giro, talvez acrescentasse apenas umas plantinhas para ficar mais composto.

só uma coisa, pH de 7.5 para neons e escalares?

já agora, que iluminação tens?

 

 

Sei que 7,5 e um pouco alto para eles mas não consigo baixar para 7, ja fiz trocas com agua comprada e nao baixa.

 

A iluminação é a que veio no aquario, que já trazia uma calha aquatlantis que segundo lá diz é de 18W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora não, o escalar veio para o aquario muito pequeno....

 

 

Tambem estava a pensar comprar escalares pequenos para o meu comunitario...

mas desaconselharam me a comprar pois estes comiam os alevins de guppy e perseguiam e ferravam nos guppys adultos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem estava a pensar comprar escalares pequenos para o meu comunitario...

mas desaconselharam me a comprar pois estes comiam os alevins de guppy e perseguiam e ferravam nos guppys adultos...

 

Para já no meu nunca vi isso acontecer e os guppy's não têem marcas de ferradelas. Para não falar que tenho um guppy com cerca de 1 cm que nasceu e está a crescer junto com todos os peixes (teve a maior parte do tempo no musgo escondido).

 

O único mal de comprar os escalares muito pequenos é que morrem muito facilmente, eu na altura comprei 2 e só um escapou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já no meu nunca vi isso acontecer e os guppy's não têem marcas de ferradelas. Para não falar que tenho um guppy com cerca de 1 cm que nasceu e está a crescer junto com todos os peixes (teve a maior parte do tempo no musgo escondido).

 

O único mal de comprar os escalares muito pequenos é que morrem muito facilmente, eu na altura comprei 2 e só um escapou.

 

 

Pois, mas nao ha nada como tentar...

vou exprimentar com 1 e logo se ve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema dos guppies e neons com os escalares é quando eles são grandes e não quando são juvenis.

 

os escalares devem ter morrido ou por doença, tipo o ictio, ou pelo problema da amonia e nitritos num aquario novo.

 

Comprei recentemente dois escalares pequeninhos, de uma boa criação de gold diamante (se bem que escolhi o menos diamante possivel) e zebra, comprei-os na Maia, demorei 1 hora e pouco a chegar a casa, e estão cá os dois, há já umas boas semaninhas e estão em boa forma. Mas antes também tive problemas com os meus primeiros escalares. é a tal coisa, ciclo ou ictio. Mas confesso que tive receio, até porque estes eram um bocado caros... mas um gold sem marcas, irresistivel, mesmo podendo desenvolver aquelas escamas diamante que não me agrada muito.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

para iniciante não ta nada mau ;)

 

agora 2 pontos que eu gostava de criticar( construtivo) :P

 

1º a fauna ta um pouco desiquilibrada, tens peixes de diferentes parametros de agua, tens predadores e presas, npo meu ver tens que optar por certo tipos de peixes, os guppies e mollys sao peixes viviparos criam as ninhadas dentro de si e depois quando nascem nao querem saber delas enquanto qiue os escalares defendem o seu territorio, ou seja vais ver guppies a voar dentro do aqua, alem de que os escalares adoram caudas grandes e coloridas, e adoram carninha fresca (neons) :P e os tetras nao gostam de se sentir ameaçados e sao peixes um pouco po violentos em carduma (nao tanto como os barbos)

 

2º ponto a flora tenta arranjar umas anubias para preencher mais isso :D

 

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falou bem. só tenho a acrescentar que as anubias se fores a comprar, compra anubias anãs (nana, coffeefolia, etc).... junto às estações de metro de "Alto de Pega" e "Póvoa de Varzim" tens duas lojas de aquariofilia, onde tens boas anubias à venda, o que é preciso é, €€€€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

para iniciante não ta nada mau ;)

 

agora 2 pontos que eu gostava de criticar( construtivo) :P

 

1º a fauna ta um pouco desiquilibrada, tens peixes de diferentes parametros de agua, tens predadores e presas, npo meu ver tens que optar por certo tipos de peixes, os guppies e mollys sao peixes viviparos criam as ninhadas dentro de si e depois quando nascem nao querem saber delas enquanto qiue os escalares defendem o seu territorio, ou seja vais ver guppies a voar dentro do aqua, alem de que os escalares adoram caudas grandes e coloridas, e adoram carninha fresca (neons) :P e os tetras nao gostam de se sentir ameaçados e sao peixes um pouco po violentos em carduma (nao tanto como os barbos)

 

2º ponto a flora tenta arranjar umas anubias para preencher mais isso :)

 

cumprimentos

 

 

As criticas construtivas são sempre bem vindas....

 

- Apenas tenho um escalar e se ele começar a se dar mal com os outros peixes terei de o separar (ou oferecer).

- Eu preferia ter o ph a 7 mas não consigo, ele fica sempre a 7.5. (aceito sugestões).

 

- O objectivo é ter um grande aquário (300 litros) mas as possibilidades até ao momento não permitiram por isso decidi comprar este aquario usado dai ainda não estar bem preenchido como eu gostaria. Acho que vou ter de andar atento a secção das ofertas a ver se aparece alguém que ofereça umas plantas para preencher o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dar o escalar e ficar com os guppies, é um bocado... ;)

 

Pode ser que consiga ter o aquário que quero e ai já posso ter ambos os peixes cada um no aquario com o seu habitat.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falou bem. só tenho a acrescentar que as anubias se fores a comprar, compra anubias anãs (nana, coffeefolia, etc).... junto às estações de metro de "Alto de Pega" e "Póvoa de Varzim" tens duas lojas de aquariofilia, onde tens boas anubias à venda, o que é preciso é, €€€€.

 

 

Como se chamam as lojas? Para já comprei a fauna na Gamm Vert (junto ao Marshoping) e na Arca de Noé (Póvoa de Varzim). A flora comprei um pack no ebay e vieram de França.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário mais pequeno 52cm (44 litros +/-) que me ofereceram para servir de maternidade aos avelin's mas estava a pensar colocar um casal de ciclideos africanos nele o quê que acham? Para apenas um casal será um aquário demasiado pequeno?

Editado por bl4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves é fazer o inverso. Um casal de ciclideos africanos nesse aquario? Tens que te informar melhor como funciona isto dos aquarios.

 

Como se chamam as lojas? Para já comprei a fauna na Gamm Vert (junto ao Marshoping) e na Arca de Noé (Póvoa de Varzim). A flora comprei um pack no ebay e vieram de França.

A de perto da estação "Póvoa de Varzim": "O mundo das Aves", fica junto aquele cubo do metro, geradores de electricidade, Logo acima da estação, tem uma placa na rua a informar.

 

A perto da estação "Alto de pega", se fores de metro, é sair da estação, e ir para a frente do recheio, é ao lado do recheio, mais para sul, tem a dizer "Sera". Chama-se "Companhia dos Animais".

 

Por ultimo tens outra loja junto à estação "Vila do Conde", perto da feira da Vila que também vale a pena, pelos preços mais baixos, e com outra vantagem, podes encomendar, mesmo que não tenham. fica na rua que sobe junto à feira e chama-se "A Casota". tem também uma placa na EN13 a informar.

 

Antes demais le na internet sobre o que queres, e o que podes ter no aquario, visto que depende da iluminação, CO2 e fertilização. No entanto, anubia é planta que quase de certeza vai dar-se bem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece la isso :) se keres habitar o de 44l mete la os guppies, matrnidade para os guppies? essas "tainhas" começando a procriar sao piores que formigas entao se os separas nem sabes o k fazer a tanto peixe lol.

 

no maiorzito mete la os escalares se gostas tanto do peixe com uns cardinais e um casal de anões ficas com um aqua lindo e ves peixes de qualidade com um comportamnto exemplar entre casais e desovas [lindo de se ver]

 

quanto aos ciclideos muitos podem nao concordar mas 200L no minimo (para mim) e o mais aconcelhavel :music_singguitar:

 

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pareceu-me que entendeste mal o que disse :) nunca disse que os guppies nao prestavam loOl so os comparei a tainha devido a sua facil reprodução ...

 

disse para ele meter no de 44 porque os guppies la da-se bem ... imagina meter escalares no de 44 lol axo que tou a falar verdade nao?

 

mas se eu tiver a mentir diz-me eu axo que falei a verdade ou nao?

 

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o Bl4 está a cometer erros que toda a gente comete por ser iniciado. Dificilmente ele se manterá com guppies, ja está a investir em plantas e a pensar em escalares ou ciclideos africanos, o que significa que a coisa está a ficar consistente. Até mandou vir de fora, quando nem precisa disso para ter essas plantas. O mesmo para os peixes, há muitas lojas, e ja disse várias. Fora da Povoa/Vila, tem também a Jardilandia na Maia.

 

esquece la isso :) se keres habitar o de 44l mete la os guppies, matrnidade para os guppies? essas "tainhas" começando a procriar sao piores que formigas entao se os separas nem sabes o k fazer a tanto peixe lol.

lol. entre tainhas e guppies, prefiria tainhas. O mal é que crescem bem. Eu a primeira coisa que fazia com dois aquarios, era separar os guppies, machos das femeas.

 

no maiorzito mete la os escalares se gostas tanto do peixe com uns cardinais e um casal de anões ficas com um aqua lindo e ves peixes de qualidade com um comportamnto exemplar entre casais e desovas [lindo de se ver]

exactamente.

 

quanto aos ciclideos muitos podem nao concordar mas 200L no minimo (para mim) e o mais aconcelhavel :music_singguitar:

estás a falar de ciclideos africanos dos grandes lagos, certo? há ciclideos africanos dos grandes lagos que podes meter num aqua de apenas 100 L!!! e não são ciclideos quaisqueres são muito bons, bonitos e até há uns que andam com os filhotes na boca (bocais). Alta cena!! Muitos ciclideos do lago Malawi cabe em aquarios de 120L. Além dos conchicolas (espectaculares) do Lago Tanganika, que devem dar num de 60 cm.

 

ciclideos há para todos os tamanhos, podes por ciclideos em aquarios de 60 cm de frente, como os ciclideos anões americanos, que tu dominaste de casal de anões. Não nos esqueçamos que sao ciclideos, e os escalares também o são. Daí o comportamento interessante e inteligente. deveremos é ter atenção que os ciclideos como são peixes mais espertos, que não sendo agressivos, têm variação de personalidade, temos que ver bem os companheiros de aquário, quer camarões, quer cardumes de pequenos peixes e o proprio peixe como é. Eu ja muitas vezes pensei seriamente por um ciclideo africano dos lagos nos meus aquas, falta-me cometer essa hiresia... so tenho receio de criar mais incompatibilidades nomeadamente em relação a camarões (num aqua) ou ser um peixe pouco resistente (para o outro aqua). Senão já tava feito.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho consciência que cometo erros mas como já aqui disse aceito de bom grado todas as criticas construtivas que me possam fazer....

 

 

Não queria separar já os peixes para o outro aquário, pois o objectivo inicial era ter um aquário maior, mas como financeiramente isso é muito difícil nesta altura, estou agora a pensar em procurar um negocio para trocar o meu aquário de 52cm de frente por um de 1,20m e ai sim colocar os mollys, plattys e guppys num aquário e os restantes peixes em outro...

 

Vou ficar atento à área de classificados para ver o que aparece tanto nos aquários como com plantas para conseguir seguir as sugestões que me deram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.