layout


joniclicks

Recommended Posts

boas a todos

 

 

queria saber a vossa opiniao.

um membro aqui do forum q é o kripton vai oferecer-m um casal de Fundulopanchax nigerianus makurdi pra semana e eu tou a preprarar o aqua de 18l pra os alojar.

queria q alguem me dissese qual o melhor layout pra os ter.

deixo-vos 3 fotos com 3 substratos diferentes.

outra coisa coloquei um ramo de laranjeira seca acham q faz mal aos killies?vou colocar um bocadinh de musgo de java no tronco e um feto dejava no subtstrato, um led de 1w chega pra iluminar o aqua?

obrigada ricardo pela oferta e pelo o tempo q desperdiças-t comigo a explicar-m isto tudo sobre o mundo do killifish.

 

 

 

ssubstrato em xisto.

DSCF2925_thumb.gif

 

~substrato pedra pequena.

DSCF2928_thumb.gif

 

 

e substrato pedra grande.

DSCF2931_thumb.gif

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

qualquer um está bem desde que seja facil uma aspiração ao fundo, sempre alguns alevins escapam no meio dos calhaus.não te esqueças de por uma mop para recolher ovos.

mas digo que o ideal para killis é fundo sem nada.

ao dispor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

obrigada pelas respostas tbm penso q os segundo as pedras nao parecem mts naturais.

e claro q os killies gostam mais de aqua sem nada no fundo e sempre é mais facil pra limpar mas pensei dar mais um cadito de ambiente ao aqua.pra ajuda da limpeza nos sitios onde o aspirador nao chegue vou colocar uns plarnorbis corneus pra ajudar na limpeza.

o ramo de tangerineira vai levar um cadito de musgo de java e no outro lado um feto de java pequenino.

em principio os novos habitantes chegam amnh ou quarta.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

preferencialmente aqua sem nada mas se queres algo no fundo optava pelas pedras menores nao abuses na filtragem agua quase parada e o ideal mas de certeza que o kripton ja te deu as dicas todas :D

ja agora os fp makurdi sao lindos parabens pela "aquisiçao"

Editado por raven16

Apk 290

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Eu não escolhia nenhum, isto porque qualquer um desses layout têm o dito ramo de laranjeira.

Tenho quase a certeza que irá alterar os parametros da agua e levar à morte dos peixes.

 

Pelo que vejo também ele foi descacado, ou seja, não foi sequer colocado em água, não sabes como se irá comportar ou se irá sequer afundar.

 

Espero que interpretes isto como um conselho opta por não colocar o tronco, ou então arranja um não altere tanto a água.

de certeza que para um aquario de 18 L um tronco comprado numa loja não será assim tão caro.

 

Abraço e boa sorte com os Killies

 

Rui Choças

APK 258

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens pela aquisição! Os killies não são peixes diferentes dos outros, logo eles também gostam de substrato para se sentirem mais confortáveis, havendo inclusive criadores que deixam folhas secas para eles se refugiarem, pois são peixes tímidos.

 

Quando nós deixamos os aquas sem substrato é para aspirar com mais facilidade e manter a agua deles nas melhores condições, garantindo em 1º lugar a prociação da espécie (nosso principal objectivo). Após esta fase, todo o conforto é bem vindo, apesar de também não concordar com as tuas escolhas, como referiu o Rui.

 

Abraço

Luís Andrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

obrigada a todos pelas coments sao todos benvindos.

claro q um aqua sem substrato sempre é melhor dew limpar mas pensei q ia ficar um bocadito despido e entao optei em colocar cá umas pedritas e um ramo de tangerineira.

o ramo na altura foi o q arranjei pois a minh intençao era um de videira mas nao encontrei.tá bem seco e claro descasquei-o e depois coloquei-o no micro ondas pra matar a bicharada q por lá andava.o ramo vai ao fundo e claro os fungos começaram a invadir o tronco mas esta controlado pq tenh la uns plarnorbis a tratar do assunto.

agora se nao aconselham o ramo vou retira-lo.

o kripton tem me ajudado bué pra alem de tar com uns problemas mas tem me dado as dicas todas.

e agradeço-lh tanto os peixes q ele me vai ceder como as ajudas todas q me tenha dado.o peixes ainda nao estao no aqua em principio so pra semana mas pra ja tou a ver como evolui o ramo .

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joni!!

 

De volta ao assunto do ramo, de certeza que aí em Braga não deves de ter problemas em encontrar ramos de Tojo (procura umas imagens do google e verás que reconheçes) apesar de ser um pouco leve não altera os drásticamente os parametros da água e se procurares bem vais ver que existem alguns já secos bastante interessantes mais ou menos como os das videiras.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

rui choças e essa pascoa?

 

pois o tojo aqui tbm lhe chama-mos codeços ou entao giesta e realmente existe troncos bem bonitos mas nunca pensei q desse pra colocar num aqua.e como sou bombeiro ja vi montes disso por aqui e alias tem aqui certas zonas q se tornam autenticas arvores de tanto crescerem.segui os vossos conselhos e o aqua ja o desmontei todo e so tem agua neste momento. pelas dicas do ricardo pra ja vou só usar um musgo e uns fetos de java pra porpocionar esconderijos tanto pros killies adultos como pra algum alevim q escape e se possa esconder dos pais.

Se hoje me der na telha vou passear um bocadito a pé e ver se vejo algo interessante .

obrigada pela dica rui .

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Ainda bem que optaste por esse caminho, vais ver que vais ter bons resultados.

Mas podes fazer um layout na mesma, tenta arranjar um areão mais fino e um tronco melhor, que vais ver que fica engraçado.

Desde que tenhas o aquario bem tapado de certeza que eles vão criar descendência.

 

Atenção que Tojo e Giesta não é a mesma coisa, apesar de serem algo semelhantes as flores, são plantas bem distintas, mas não seja pelo facto de o Tojo ter espinhos e a Giesta não, portanto já sabes se te picares é bom...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias

 

 

pois eu pensei q tavas a falar de giesta afinal estas a falar de mato.lolll

o q faz isso é nao pesquisar.

pois é pica e nao é pouco ao fim de um incendio é ver as perninhas todas cravadas de picos de mato.e é mt bonito de ver os montes todos amarelinhos do mato em flor.

sim o aquario vai ficar todo tapadinho nao kero os ver sequinhos do lado de fora do aqua. :shock4:

achas q com aquelas pedras mais pequenas da segunda foto me safo melhor ou dizes mesmo areao de rio por exemplo.?

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Aproveita o teu conhecimento de incêndios e dá uma volta por áreas ardidas em anos anteriores de certeza que irás encontrar Tojo bastante interessante para colocares em aquarios. Eu encontrei os meus dessa forma em Montalegre.

 

As pedras podes colocar as quiseres, desde que não sejam afiadas e alterem o pH.

Agora tens que ter em atenção que quanto maiores forem mais intervalos têm entre sí, pelo que mais "lixo" irá acumular, logo vais ter quase que as retirar para conseguires aspirar tudo.

O meu conselho é, se queres colocar areão utiliza um mais fino do tipo de rio ou então vais a uma obra e rouba um balde de areia mais grossa e passa-a por um crivo, não digas é que foi minha ideia, hehehe.

 

Abraço

Rui Choças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

ok rui vou dar uma voltinha a ver o q vejo por ai.

depois logo vejo o q coloco de areao . essa da areia das obras ta boa hehehe. ta descansado q nao digo nada looll.

em principio se o rui me mandou os killis chegam hoje.o tojo queimado q apanhas-t tiras-t lhe a casca?

obrigada pelos conselhos.

depois dou noticias.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Os meus eram já de incêndios de anos passados, logo a casca já não existia estavam limpos e bastante secos com uma coloração algo esbranquiçada fruto da passagem dos anos. Tenta procurar o mais perto de riachos possíveis, e em sítios de pedras tipo cascalho, são os melhores sítios.

Pode ser que juntamente encontres alguns camarões de patas brancas, que sinceramente não sei se nessa zona existem.

 

Abraço

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tas a falar dos ibericos?

vou ver o q enco0ntro por ca, aqui riachos ]e q nao faltam.

os killis nao vieram tbm nao vi o ricardo pela net talvez nao tenha conseguido enviar mas tass bem.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais