Overflow, escumador e bomba de retorno


Recommended Posts

Ora viva companheiros.

Estou com alguns problemas e afinar o meu sistema.

Passo a explicar...

Quando montei o meu sistema, tudo estava às mil maravilhas, mas agora estou a notar falta de rendimento de alguma coisa.

O meu escumador, Deltec AP851, é alimentado por queda vinda directamente do overflow, Tunze 1500 l/h, e a agua é reposta para o aquario através de uma bomba Eheim compact +3000.

A principio, tinha a bomba de retorno regulada no minimo, ou seja 1500 l/h, e o tubo de queda de agua do overflow vinha cheio, conforme se pretende, por forma a tirar o máximo de rendimento do escumador.

Há dias venho notando que o mesmo tubo ganha ar no seu interior, porque o nível de água dentro do aquario diminui, logo o overflow não enche.

Tenho actualmente a bomba de retorno regulada no máximo, ou seja, 3000 l/h, por forma a me mandar mais agua para dentro do aquario, e subir o nível de agua no mesmo, mas o problema persiste.

Não consigo afinar aquela coisa toda.

Resultado, o escumador não esta a escumar a 100%, porque não entra àgua suficiente no mesmo, e o barulho é imenso "efeito de ralo", devido ao ar criado no tudo que alimenta o escumador, vindo do overflow.

Acho que me fiz entender :bleh:

Será que a bomba de retorno, esta com algum problema, e apesar de estar no máximo, não me manda agua suficiente para cima??? A bomba é nova e só tem 1 mes e meio de uso.

Já pensei em desmanchar tudo, e voltar a montar e ver no que dá. :crazyeyes:

O que me aconselham a fazer?

É que aquele ruido é insuportável e ninguém consegue dormir, mesmo no 1º andar se ouve. Tenho resolvido o problema, desligando o escumador e a bomba de retorno durante a noite, ficando só as bombas de circalação a funcionar, com um termostáto dentro do aquario, para não baixar a temperatura da agua.

O aquario ainda esta a ciclar, e só tenho algumas frags.

Deiam lá a vossa ajuda e opiniões.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Carlos,

já experimentaste dar uma limpeza na bomba de retorno? as vezes elas perdem um bocadinho de potencia por causa da materia organica que vai acumulando na esponja que teem no interior.

Quanto á overflow ganhar ar, cuidado com isso pois pode desferrar (perder o vácuo) e isso irá originar com que o aquario transborde.

Nunca tive experiencia com uma overflow da tunze mas calculo que dê para abrir para veres como está por dentro, caso o possas fazer tenta ver se tambem não há nada dentro da overflow que possa estar a diminuir o caudal de agua que esta retira.

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Carlos,

já experimentaste dar uma limpeza na bomba de retorno? as vezes elas perdem um bocadinho de potencia por causa da materia organica que vai acumulando na esponja que teem no interior.

Quanto á overflow ganhar ar, cuidado com isso pois pode desferrar (perder o vácuo) e isso irá originar com que o aquario transborde.

Nunca tive experiencia com uma overflow da tunze mas calculo que dê para abrir para veres como está por dentro, caso o possas fazer tenta ver se tambem não há nada dentro da overflow que possa estar a diminuir o caudal de agua que esta retira.

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

 

Viva Paulo, obrigado pela tua ajuda.

Realmente pode ser alguma coisa que esteja a "entupir" a bomba de retorno. Amanhã vou abri-la e ver como está.

O overflow esta limpo, pois só tem 1 mes e meio de uso.

O problema é que ele perde caudal.

Estou a pensar alimentar o escumador directamente com uma bomba igual à do retorno, pode ser que assim resolva o problema e deixo de usar overflow, até porque acho aquilo inestético.

Logo posto aqui um esquema que fiz, sobre a possibilidade de alimentar o escumador com uma bomba, e obter a vossa preciosa ajuda.

 

Um abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa intrometer-me mas não acho nada boa idea uma bomba a forçar água para um nivel mais baixo do que o aquário, terá sempre mais força a empurrar para baixo que a outra a empurrar para cima. Devias experimentar com uma outra bomba mais potente se acontece o mesmo.

 

Das duas uma: ou overflow ou furo no aqua, nunca um tubo directo! É problema certo!

Abraço

Editado por madezion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa intrometer-me mas não acho nada boa idea uma bomba a forçar água para um nivel mais baixo do que o aquário, terá sempre mais força a empurrar para baixo que a outra a empurrar para cima. Devias experimentar com uma outra bomba mais potente se acontece o mesmo.

 

Das duas uma: ou overflow ou furo no aqua, nunca um tubo directo! É problema certo!

Abraço

 

Viva.

A tua intromissão é muito bem vinda e preciosa, amigo.

Tambem pensei nisso que acabas de descrever, mas como as eheim compact 3000+, pode-se regular o fluxo, pensei que, regulando uma e outra, podesse acertar o caudar, para ficar regulado, entre a descida e a subida para o aquario.

O que achas desta hipotese?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

O problema nesse caso será o q foi descrito antes, se alguma coisa falha é problema certo - água p fora - o q não é nada bom.

 

Já pensaste em furar o aqua e fazer uma coluna seca (visto achares o overflow inestético), é algum trabalho q terás agora mas muito problemas p trás das costas no futuro.

 

Só uma opinião,

 

Cumprimentos

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Para mim o problema dos escumadores de recirculação é mesmo esse... dependerem de uma entrada de água extra.

 

A overflow está bem ferrada ? Se tirares a tampa da overflow, vais encontrar um tubo de ar, esse tubo de ar é sempre boa ideia estar ligado a uma bomba ( podes até mesmo ligar há bomba de retorno ), isto poruqe na eventualidade de falta de eletricidade, ela ferra sozinha novamente.

 

É natural a bomba perder um pouco de fluxo. Realmente ficavas mais bem servido com uma coluna seca do que uma overflow, caso tenhas hipóteses, não hesites.

 

 

Agora pergunto, ainda está a ciclar mas já tens frags ???? banana rock

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

O problema nesse caso será o q foi descrito antes, se alguma coisa falha é problema certo - água p fora - o q não é nada bom.

 

Já pensaste em furar o aqua e fazer uma coluna seca (visto achares o overflow inestético), é algum trabalho q terás agora mas muito problemas p trás das costas no futuro.

 

Só uma opinião,

 

Cumprimentos

 

 

Ricardo

 

Viva Ricardo.

De momento consegui resolver o problema, andei a mexer aqui e acolá e lá acertei com a coisa.

Agora é uma maravilha ver o escumador, esta com microbolhas mesmo até ao topo. Acho que agora acertei.

Ricardo, furar o aqua, está, para já, fora de questão. Não me atrevo a faze-lo, mas é uma hipotese a pensar de futuro.

Obrigado pelo teu conselho,

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Para mim o problema dos escumadores de recirculação é mesmo esse... dependerem de uma entrada de água extra.

 

A overflow está bem ferrada ? Se tirares a tampa da overflow, vais encontrar um tubo de ar, esse tubo de ar é sempre boa ideia estar ligado a uma bomba ( podes até mesmo ligar há bomba de retorno ), isto poruqe na eventualidade de falta de eletricidade, ela ferra sozinha novamente.

 

É natural a bomba perder um pouco de fluxo. Realmente ficavas mais bem servido com uma coluna seca do que uma overflow, caso tenhas hipóteses, não hesites.

 

 

Agora pergunto, ainda está a ciclar mas já tens frags ???? :bs_quesexclaim:

 

Viva amigo João.

Já me falaram em ligar esse tubo à bomba de retorno, mas não sei como faze-lo.

Tenho que investigar como se faz isso, mas como falei no post anterior, por agora consegui resolver o problema e já esta tudo a 100%.

Pois é amigo João, já tenho 10 frags oferecidos pelo amigo Carlos Jorge e, para espanto meu, já cresceram quase o dobro em 15 dias.

Isto deve-se, acho eu, às TPA'S com agua natural e aos parametros estarem todos optimos.

Sei que é pouco tempo de ciclo, 1 mes e meio, mas estou realmente admirado com estas frags estarem a crescer a olhos vistos.

A ideia de introduzir algumas frags foi de ver como se dariam no meu aqua, e tenho o resultado à vista.

Daqui a pouco, ou amanha, vou introduzir, no meu outro tópico " atlantida reef" umas fotos que tirei hoje, já com a nova calha a bombar.

Um abraço para ti João.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, com o aqua ainda a ciclar vais passar por algumas fases menos melhores, vais ver tudo a ficar acastanhado e depois esverdeado :confused4: ... mas não desanimes, depois do verde vais ver muita cor, se puderes fura o aqua, a diferença entre ter coisas penduradas nos vidros e ter apenas um tubo é grande

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, com o aqua ainda a ciclar vais passar por algumas fases menos melhores, vais ver tudo a ficar acastanhado e depois esverdeado :D ... mas não desanimes, depois do verde vais ver muita cor, se puderes fura o aqua, a diferença entre ter coisas penduradas nos vidros e ter apenas um tubo é grande

Abraço

 

 

Viva Amigo Madezion.

Claro, eu sei disso...tudo isto ainda esta muito no principio, apesar de ja haver muita alga castanha, alguma verde, e num ponto ou otros já começa a aparecer algo rosado.

Coloquei um exercito de eremitas que já me limparam a rocha toda. Agora vamos esperar, com calma, e ver todo o sistema a desenvolver tranquilamente.

Quanto ao furar o aqua...para já não amigo. Mas de futuro será uma possiblidade.

Um grande abraço para ti e o meu obrigado pelo teu comentário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais