xxl Posted March 7, 2010 Posted March 7, 2010 Boa noite! Somebody me!! Estou a montar um tanganica de 280 lts, procurando o mais possível utilizar o DIY. Para substrato estou a pensar utilizar por baixo uma camada de 3-4 cm de conchas da maré (5-7mm diametro), e por cima, areia da praia crivada (2 a 4mm de diametro) numa camada de 3-4 cm, que me parecia ir de encontro aos substratos utilizados (sem contar com os efeitos quimicos).Não tenho filtro de fundo mas tenho 2 filtros ext. de 1000 lts/h. No entanto ao falar com outras pessoas c/ conhecimento de tanganicas, surgiram-me algumas dúvidas, já que na sua opinião, a areia vai compactar e provocar a podridão do fundo, uma vez, que o fundo se torna um meio anaeróbio devido á compactação. Será???? Então os fundos de tang, mal, e de outros aquários não são de areia fina? Ideias? Obrigado
Marco Monteiro Posted March 25, 2010 Posted March 25, 2010 (edited) Tanganyika não se trata propriamente de um "RIO AFRICANO" ou "OUTRO LAGO" que não os grandes, por isso vou mover este tópico para a área correcta. Respondendo à tua questão: qualquer areia ou areão que não seja devidamente aspirada e ligeiramente revolvida, irá acumular carga orgânica prejudicial aos aquários! De resto, um pouco de dedicação e não descurando a manutenção semanal, esse problema fica excluído... Um abraço, Edited March 25, 2010 by Marco Monteiro Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Recommended Posts