Projeto 1º Salgado


Recommended Posts

Boas,

 

há algum tempo tenho vontade de transformar o meu Doce em Salgado e esse filnal de semana eu comecei o processo de aquisição de equipamentos e gostaria de saber quais vocês me aconselharia a adiquirir.

 

Aquario:

 

150 x 50 x 50

 

Sump:

 

60x 30 x40 (pensando ainda, por que esse eu já possuo. Tenho espaço para um de 60 x 50 x 50 só -.- )

 

Escumador:

 

Berlin X2 (Red Sea) - aconselhados: 900L FO, 500L LPS, 300L PSP.

(CREIO QUE DÊ - o vendedor disse que esse era o melhor por aqui)

 

Circulação:

 

Pensei em fazer o retorno do Sump por Cima com uma saida de cada lado e com um Gira-Gira em cada saida, pra fazer uma correnteza para o aqua todo. Então comprei uma bomba de Retorno que manda 4000 L/H.

Ainda comprei uma bomba de circulação subimersa de 8000L/H (creio eu) totalizando +- 12000 , coloquei +- pois há perdas no caminho da subida da bomba de reposição da aqua.

 

Iluminação:

(gostaria de fazer basicamente com flourescentes)

 

3x T5 39W 10000K (Branca)

2x Marine GLO Actinias (1x 36W + 1x 40W)

1x T5 39W Rosa (mais estético)

 

Temperatura:

 

1x Termostato 250W (tenho certeza que não será muito útil)

Chiller: inicialmente não terei. =(

 

"Flora": (corais ~ macro algas)

 

Pretendo colocar alguns Zooantos e alguns mushrooms ( apenas os mais resistentes a temperatura.)

além de algumas macro algas (não sei quais se puderem aconselar alguma mais bonita.)

 

Fauna: (invertebrados ~ Peixes)

 

Alguns Camarões

Algumas Anêmonas

Palhaços

Yellow Tangs

Panguros

 

INTENÇÃO INICIAL: MONTAR UM FO OU COM ALGUNS CORAIS MOLES OU LPS E MACRO-ALGAS.

Dúvidas:


  • Conselhos quanto a:
    1. Camarões
    2. Anêmonas
    3. Peixas
    4. Corais e Macro-Algas

     

     

    [*]Opniões:

    1. o Skimmer está bom?
    2. O Sump precisava ser maior?
    3. AchaM tão necessário ter um chiller para os peixes?
    4. A circulação está boa?

Editado por Diogo Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo, eu actualmente montei á cerca de 2 meses um aquário +- com a mesma litragem do que tu estas a montar. Se quizeres podes ver na assinatura.

Tens tb o do Jorge Gonçalves ou do Feliciano.

 

Relativamente as duvidas:

- Escumador escolheria um Deltec ou ATB ou outra marca que ofereça escumadores mais capazes. Prepara-te para ter que desembolsar 350€-600€ :)

- Relativamente á iluminação acho que tens que rever aquilo que pretendes e ver pelos aquarios aqui do forum qual o sistema que mais te agrada. HQI ou T5 e no caso de quereres ter sps, ou anemonas ou corais mais puxados vai ter que ter bastante mais watts que esses que ai tens projectados.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo, eu actualmente montei á cerca de 2 meses um aquário +- com a mesma litragem do que tu estas a montar. Se quizeres podes ver na assinatura.

Tens tb o do Jorge Gonçalves ou do Feliciano.

Eu já vinha acompanhando o teu aqua e está muito bom, e muito bonito.

 

Relativamente as duvidas:

- Escumador escolheria um Deltec ou ATB ou outra marca que ofereça escumadores mais capazes. Prepara-te para ter que desembolsar 350€-600€ bigsmile

 

Eu moro no Brasil, então eu dei uma boa pesquisada e por aqui a melhor marca que chega com um preço +- e que o lojistas tinham me aconselhado foram os da RED SEA, e eu pensei que fosse a melhor marca mesmo... Como eu já comprei, não tenho muito o que fazer... O que ameniza um pouco é que a litragem do meu aqua é de (375L - Brutos) e a capacidade do Skimmer e de 900 L

 

- Relativamente á iluminação acho que tens que rever aquilo que pretendes e ver pelos aquarios aqui do forum qual o sistema que mais te agrada. HQI ou T5 e no caso de quereres ter sps, ou anemonas ou corais mais puxados vai ter que ter bastante mais watts que esses que ai tens projectados.

 

Como inicialmente eu pretendo colocar apenas alguns Zoantos (encontrados em abundância aqui pelo litoral brasileiro) e algumas Anêmonas (as que não exigem tanta demanda de luz e temperatura),

mas o meu enfoque principal Inicialmente são os peixes, mas para caracter de informação qual a base de calculo para salgados, porque para os de Aqua Doce é de +- 1W/L (a grosso modo - forma para de atingir com 100% de certeza os lumens necessários) e para as lâmpadas T5 o calculo passa a ser cerca de 0,6~0,8W/L.

 

 

Grato pela resposta e Aguardo a sua presença novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova opinião sobre iluminação...

estava a olhar o forum e vi um projeto com 4xT5 54w (3x Brancas + 1x Azul)

o aqua referido tinha 330L reais

 

Como o meu tem 375L Brutos pensei no seguinte:

6x T5 39W (4x Brancas + 1x Rosa + 1x Azul)

2x MarineGlo (1x 36W + 1x 40W)

 

A rosa é mais estética para ressaltar a cor vermelha dos peixes... principalmente dos palhacinhos que tem uma cor mais alaranjada... e para algumas Macro-Algas que pretendo colocar...

pensei em colocar algumas T5 de 54W, mas por aqui pelo Brasil sai um pouco salgado o preço, pois fora as lampadas ainda tem os reatores que são bem caros... =(

 

Mais algum conselho? E/ou Projeto?

de preferencia com T5 de 39W... sem HQI (eu não gosto muito do efeito e meu pai da conta de luz -.O)

 

 

P.S.:

 

Pretendo ter apenas algumas Anêmonas, Macro-Algas - Inicialmente - e alguns Zoantus

Editado por Diogo Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais