[REPRODUÇÃO/ COMPORTAMENTO] Pelvicachromis pulcher


Recommended Posts

Boas ppl....tal qual o nome indica estou interessado em saber qual o comportamento que os Kribs aquirem quando se aproxima a altura de formarem casais!!!! É que os meus kribs estão cada dia que passa mais coloridos, as cores acentuaram-se, as femeas apresentão à volta da barriga vermelha uma sombra preta e degaleiam-se entre si e de vez em quando um macho intervem!!! Existe um macho que tem dominado a parte traseira do aqua só uma fêmea é que lé pode ir...e mesmo essa...sai td abocanhado...lol...e uma coisa que acho fascinante é a posição que as fêmeas adquirem qd lutam entre elas... é algo do genero do esquema abaixo colocado...

Pic_2980_40.jpg

...voltam o flanco uma pra outra e fazem isto á espinha...é porreiro e penso ser parte de um comportamento territorial...

E depois qd se aproxima um macho fazem exactamente a mm coisa mas já não de um modo agressivo...e chegam mm a levantar um pc a barbatana caudal voltando-a pro macho do genero...

Pic_2980_39.jpg

 

agradecia então se isto faz parte dos comportamentos normais ou se trata da esciolha dos parceiros...obrigado

 

PS: são 12 Kribs num aqua de 70L/80L agradecia que me dissessem se tenho que tomar alguns cuidados do tipo separar aqueles menos coloridos por tarem a ser dominados ou coisa do genero...

 

Um abraço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe :D tens 12 kribs?!? :) Só pra tu veres, eu tenho um (1) casal num aqua de 54L (60X30X30) semi-plantado com duas grutas , e mesmo assim já me parece pouco espaço para eles... sobretudo quando chega a hora das perseguiçoes a alta velocidade entre eles, :) tipo, em 3 segundos dão 4 voltas ao aqua. :lol:

No teu caso acho que vais precisar de polícia de transito!! :lol:

Para um aquario desse tamanho tb acho que o maximo deve ser 2 casais, mas tem cuidado porque assim que o 1º casal se formar pode atacar os outros kribs impedindo que outros casais se formem. Tenta ter no minimo 35 ou 40 litros pra cada casal porque assim que eles se começarem a reproduzir e a passear as crias pelo aqua vao precisar de espaço.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl... os doze kribs por incrivel que parece nunca se deram mal, tlvz por os machos serem todos irmãos, mas ultimante um dos machos tornou mais agressivo...afugentando todos os outros da parte detras do aqua...e desde terça para cá que reparei que ele anda arondar e a entrar muito nos cocos e gerealmente uma fêmea, sempre a mesma, segue-o e não é expulsa...o macho:

Pic_2980_37.jpg

ah...qt ao tal comportamento das fêmeas que não sei se vcs alguma vez viram os vossos fazer...

Pic_2980_38.jpg

e estes são o que eu penso ser o casal em formação, senão já formado...

Pic_2980_31.jpg

estejam descansados qt aos côcos, ora vejam...

Pic_2980_30.jpg

por isso se tiverem mais alguma coisa de relevante que possam partilhar...na boa...teclem...

Obrigado..

 

Um abraço 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo aquario de Kribs :) Esse comportamento da fêmea é normalissimo, é ela a fazer a côrte ao macho, exibindo a barriga, e dobra-se para a barriga parecer ainda maior. Essa cena da mesma femea perseguir o macho dominante, e ele deixar, é sinal que tao a formar casal.

Quando a fêmea tiver a barriga num tom roxo muito escuro é porque ta quase a por os ovos, e assim que ela os meter tem cuidado senao começam a desaparecer-te Kribs, porque o par dominante vai ficar hiper-territorialista.

Normalmente a femea fica a guardar os ovos, e o macho a tomar conta do territorio circundante, atancando tudo o que se aproxima, especialmente corydoras e outros peixes de fundo. (e até o sifao, se aspirarares la perto 8) )

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho cerca de 8 kribs, ainda juvenis num aqua de 54l também. Para além deles tenho uma guppy, um barbo, um pleco e 3 corys. Eu quero ficar apenas com um casal, mas parece que não posso deixar apenas um macho e uma fêmea, pois podem não formar casal. Mas tenho receio que possa haver problemas, por o aqua ser pequeno. Outro problema é que tenho dificuldade em identificar sexo, pois eles têm entre 3 a 5 cm. Cores só há pouco tempo é que começaram a aparecer. Que acham que devo fazer? Deixo-os até fazerem o casal ou tiro as fêmeas(que ainda não tenho a certeza de quais são)? (Já me comeram dois guppies e não achei piada nenhuma...)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso qu já tnham dito tudo :wink: , por isso, Miguel, fica à espera é d bébés,lol. Tb pods perceber s a fêmea já desovou, reparando q ela tenha ficado menos roliça.

Em relação ao comportamento q as fêmeas exibem, tou sempre a presenciá-lo, lol, todas as noites as fêmeas iniciam esse ritual,lol.

 

Abraços e boa sorte pa todos (q tenham kribs) :oops:

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais