Plantado.... Duvidas.


pmlm602

Recommended Posts

Ola...

 

Venho aqui hoje, pedir ajuda de voce em um assunto.

Tenho um aquário(70x50x45) que ja o tenho desde Dezembro de 2008.

Nunca consegui algo perto a perfeicao, com relacao a plantas e peixes...

Muitos peixes, lamento, morreram por descuido meu. Assim como plantas.

Bem... Entao.... Fiquei por muito tempo, com apenas 6 rosáceos, porque nao tinha tempo de ver sobre isso.

A pouco tempo, o retomei. Agora, tenho:-6 rosáceos -5 Corydora julli -2 acaras(em breve serão 4).

[ainda tenho um espada perdido que nao ficara por muito tempo]

Estou pensando ate em remonta-lo... tenho 4 plantas que nao sei nome.... e um tronco com musgo de java.... Uma iluminacao de 30watts...

Bom.... agora vou as duvidas:

 

Quero ter plantas carpete... como aspiro o fundo com elas?

Re-montalo e uma boa ideias mesmo?

Vou criar um sistema de CO2.

Vale comprar substrato nutrido? Tenho apenas cascalhos.... E vou colocar mais plantas e pedras...

Vou colocar a foto em um proximo post.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

geralmente as plantas de tapete são algo exigentes. Isso significa que para a maioria delas é necessário injectar co2 e ter um substrato fértil, o que por outro lado é sinónimo de alguma exigência a nível de luminosidade.

 

Para te guiares, existe sempre a regra de 1W/L que serve para satisfazer as necessidades da maioria das plantas. Esta regra sofre no entanto algumas variações, sendo que em aquas mais pequenos ela pode chegar a ser de 1,5 a 2W/L, decrescendo com o aumento de volume.

 

Substrato e luz à parte, importa dizer que a filtragem é o elemento mais importante do aquário, e talvez isso explique todas as baixas que tiveste anteriormente. O filtro é coração, pulmões e rins no nosso aquário. Por isso capacidade de filtragem nunca é demais.

 

Tenta começar com espécies de plantas menos exigentes, tanto de crescimento rápido como de crescimento mais lento, e acompanha o seu desenvolvimento com testes à água. Assim começas a ter noção dos elementos que estas plantas mais facilmente absorvem, carências e excessos, variações de ph em função do kh e concentração de co2, etc., etc.

 

Quando já tiveres algumas destas noções presentes, podes então lançar te a manter plantas de tapete.:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais