40 litros para experimentar humus de minhoca


pedrosoares

Recommended Posts

Depois de várias consultas e pesquisas sobre o assunto, decidi finalmente avançar para o meu primeiro aquário com subestrato de humus de minhoca. A ideia principal é fazer um bonito jardim, mais tarde e se a qualidade da água o permitir, possivelmente vou introduzir uns camarões para ajudarem a cuidar das plantas. O tratamento do humus já descrevi num outro tópico.

 

Aquário SunSun 40 litros

Calha de iluminação com 36W

Termostato da Tetra HT 150

Filtro de cascata HBL 501

Co2 caseiro

 

Subestrato

1ª camada - Laterita

2ª camada - Humus de Minhoca ( descrevi o tratamento num outro tópico )

3ª camada - areia do pinhal da Aroeira

4ª camada - Akadama

 

Pedras de basalto

2 troncos

Várias plantas ( isto dos nomes das plantas é que ainda me falha...)

 

Seguem-se as fotos:

 

O Aquário

126.jpg

Laterita

lateri10.jpg

Humus de minhoca

humus10.jpg

Areia

areia10.jpg

Troncos

tronco10.jpg

Plantas

planta10.jpg

Plantado

planta11.jpg

Por hoje ficou assim...

final10.jpg

 

Agora é esperar que a coisa resulte :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha não sou a pessoa mais indicada para te responder a isso dado que é a minha primeira experiência com este tipo de substratos. Mas desde que essa areia não venha do mar, não seja de origem calcária e seja bem lavada e fervida em principio não tem qualquer problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de algum tempo a rodar e muitos TPA`s cheguei à conclusão que o Humus de minhoca estava a ser demasiada carga organica para aquilo que o aquário podia suportar e já havia algas castanhas a crescer a um bom ritmo. Por isso decidi fazer uma alteração a fundo no substrato.

Do original apenas aproveitei a laterita misturada com um pouco de humus de minhoca, ficou como primeira camada que depois cobri com um areão que apanhei na zona de S. Torpes. Quanto às plantas, replantei-as no mesmo sitio para não sentirem tanto a mudança. Retirei o Akadama porque aquilo até a respiração dos peixes o faz rebolar no fundo......

 

131.jpg

 

225.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está.... melhor.

 

Gostei desse areão... não percebi a questão com a akadama: estava a dissolver-se ou os peixes remexiam a mesma?

 

Coloca o link do tratamento do humus.

 

Boa sorte para esta versão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que o Akadama era um material mais pesado, mas aquilo quase que flutua dentro do aquário, para fixar plantas de maior porte então é uma desgraça, só com ajuda de pedras. Mas claro gostos são gostos.

 

Este é o link do humus : http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=149663&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Huumm

 

Pois... eu também estou com algumas duvidas em colocar a Akadama...

 

Lí o outro tópico, quanto é que foi, mais ou menos claro, a quantidade de humus que colocas-te na primeira vez que montas-te este aqua?

 

E desta vez foi menos não? Pelo que pude ler: mais laterita que humus portanto.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mais laterita que humus sem dúvida !!!! Inicialmente cobri a laterita com uma camada de 2 cm de humus e o resultado não foi lá muito bom....Por isso nesta intervenção mais recente retirei uma grande parte do humus para a carga de nutrientes não ser tão forte. Recomento a pulvilhar algum humus sobre a laterita mas sem fazer uma camada compacta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK entendi.

Boa sorte com a montagem e vai actualizando, pelo menos para sabermos como está a reagir o aqua com menos humus (menos carga orgânica).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu meti 6 Kg de humus num akua de 200L brutos.

 

Tenho algumas algas ao fim de 30 dias, mas só nas plantas, mas vou agr começar a meter a ekipa de limpeza e deve ficar porreiro.

 

Nada de muito anormal.

 

Cumps

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 Kg de humus !? Bom, espero que corra tudo bem. Mas vai fazendo bastantes TPA porque quando isso começar a libertar nutrientes para a a coluna de água não ha equipa de limpeza que cuide do caso.

Na minha opinião o humus de minhoca é um bom subestrato mas é preferivel meter a menos do que a mais porque aquilo é uma bomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segui a "regra" de 3Kg por 100litros de água que vi algures aqui pelo forum.

 

 

mas é preferivel meter a menos do que a mais porque aquilo é uma bomba.

 

O que me parece que está a complicar um bocadito é que tenho mudado muito as plantas de sítio, e sendo humus nuito nutritivo, elas ganham raízes muito rapidamente. O problema é mesmmo algum humus k vem com as raizes ao trocar as plantas de sítio.

Mas pronto, tambem nao é para se andar sempre a mudar plantas...

 

Vamos ver.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois com isso é que tens de ter cuidado. Evita andar a mudar as plantas de sitio depois de o aquário estar montado, é que se o humus se começa a misturar na coluna de água, em grande quantidade, não tarda ficas com uma sopa de álgas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de algumas alterações ao subestrato e plantas, hoje foi dia de introduzir os primeiros invertebrados. Espero que eles gostem do seu novo lar :thumbup3:

 

133.jpg

 

228.jpg

 

321.jpg

 

1 casal - Caridina japonica

2 casais - Neocaridina sp. "Red Cherry"

1 casal - Neocaridina sp. "Red Crystal"

Editado por pedrosoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está porreiro e agora com os animais já fica composto.

 

E alguedo? Alguma coisa?

O humus agora com trela está a cuidar melhor as plantas não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
O aqua está porreiro e agora com os animais já fica composto.

 

E alguedo? Alguma coisa?

O humus agora com trela está a cuidar melhor as plantas não?

 

Para já a coisa tem estado controlada no que diz respeito às álgas e agora sim posso dizer que o humus está a tratar bem das plantas sem desgraçar a água do aquário !! Para a coisa correr não se pode mesmo abusar na quantidade de humus, é preferivel ficar com a sensação de que metemos humus a menos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje descobri que os efeitos da Primavera já se fizeram sentir no meu aquário... Andam pelo menos uns 6 micro camarões a passaear pelo areão ! resta saber quem foram os pais ? Era muita sorte junta que tivessem sido os Red Crystal, é que são só dois e acertar logo num casal à primeira..... Mas pronto, quando crescerem logo se vê mas acredito mais que sejam Red Cherry.

 

117.jpg

 

213.jpg

 

Os adultos continuam bem e parecem estar a gostar da nova casa .

 

314.jpg

 

412.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.