problemas no aquario


Jorcas

Recommended Posts

Olá :(

 

Faz domingo um mês que montei o meu aqua..

mas cometi um terrível erro, coloquei lá peixes (comprados pela minha mãe mal lhe disse que tinha comprado um aqua :s)

 

Uma vez que o ciclo do azoto nem tinha começado quando lhe coloquei os peixinhos, vários peixes morreram... :(:?

 

fauna:

6 neons verdadeiros (apenas tenho um agora)

3 neons negros

4 neons rosa

2 guppys (ja não resta nehuma)

2 corredoras (já morreram )

 

flora:

varias plantas (pouco exigentes em termos de luz (...))

 

Ontem fiz testes à agua do aqua e tenho os nitritos, nitratos e amónia altos :s

Fiz um TPA (1/3 da agua do aquário)

Fiz testes à agua à saída da torneira que indicaram que os teores de nitiros e nitratos (...) são óptimos...

 

Agora não sei que hei-de fazer :s

estou mesmo muito triste :s

 

ajudem-me por favor

Editado por Jorcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é ires fazendo TPA's com frequência até acabares com a amónia e nitritos, podes tb comprar em lojas de aquariofilia um frasco de bactérias nitrificantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frasco de bactérias nitrifiantes?? ok...

 

Também tenho medo que o areao que tenho no aquário esteja a contribuir para o meu problema :( era do aquario do meu irmão, eu lavei-o montes de vezes, fervi-o (...) mas estava muito sujo, será que pode ter ficado resíduos mesmo assim e me esteja a "contaminar" o aquário?? :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens amónia e nitritos e tens peixes é forçoso que faças TPA's diárias, pouca quantidade mas convêm mesmo ir fazendo para baixar esses níveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei as bactérias nitrificantes como me indicaste... :D

 

segundo as instruções devo fazer o "tratamento" durante 7 dias.... agora a minha duvida é, faço o "tratamento" e as TPA´s em simultâneo??

 

P.S. obrigado pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não faças TPAs, senão acabas por retirar o que estás a por. As TPAs é para o caso de nao teres esse frasco, como tens, basta meter o produto....

 

 

concordo em geral com o que foi dito, mas penso que poderá não ser assim tão linear.

 

Se o produto for colocado directamente no filtro (onde seja o local mais aconselhado) as TPA's podem existir pois que eu saiba as bactérias nitrificantes alojam-se em locais físicos (matérias filtrantes, logo filtro, areão/substrato) e muito poucas ficam na coluna de água.

 

Se assim for, colocando as bactérias no filtro e fazendo TPA's (pequenas) não estaremos duas vezes a ajudar a reduzir os elementos tóxicos?

 

Estou a pensar bem ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não fazer primeiro a TPA antes de colocar o produto?

Passadas 24 horas faz o mesmo dando o tempo necessário para que as bactérias se estabeleçam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario é de 60L, não tem substrato, nem CO2, tem 11w... o filtro é interno (acho que não é dos melhroes mas serve :puppydogeyes: )

 

E as plantas estão há quanto tempo? Estou a adivinhar que não vão durar muito....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.