Lampadas vs Leds


Recommended Posts

Ola a todos

Tenho lido bastantes topicos de iluminação etc..

Mas realmente gostaria de saber qual a diferença entre calhas de Leds para as calhas de lampadas, quais as vantagens e desvantagens do mesmo.

 

Eu pessoalmente uso um tira de leds azuis para simular a lua :) mas acho que isso não conta.

 

Não é suposto os leds serem mais fracos (luminosidade) do que as lampadas flurescentes?

 

Obrigado

NUno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leds são mais utilizados na agua salgada para o efeito moon light.

A grande vantagem dos leds é o seu reduzido consumo e de terem uma duração muito superior. Muitos duram uma vida, outros nem por isso.

As t5 e t8 têm um espectro que dura apenas 8 a 9 meses. Continuam a funcionar mas o espectro já não é o ideal ou suposto.

A grande desvantagem é que não iluminam quase nada e são muito caros. Para uma iluminação correcta para um bom plantado são necessário muitos leds de alto brilho, cada um custa cerca de 6 a 7 eur. Uma lampada de leds não fica por menos de 100eur.

È ainda uma tecnologia em desenvolvimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Acham que se deva trocar de lampadas mesmo que ela funcione (no meu caso flurecentes) para umas novas? tipo uma vez por ano..

Quais as que voçês usam para uso misto (plantados e peixes).

 

NUno

 

 

Os leds são mais utilizados na agua salgada para o efeito moon light.

A grande vantagem dos leds é o seu reduzido consumo e de terem uma duração muito superior. Muitos duram uma vida, outros nem por isso.

As t5 e t8 têm um espectro que dura apenas 8 a 9 meses. Continuam a funcionar mas o espectro já não é o ideal ou suposto.

A grande desvantagem é que não iluminam quase nada e são muito caros. Para uma iluminação correcta para um bom plantado são necessário muitos leds de alto brilho, cada um custa cerca de 6 a 7 eur. Uma lampada de leds não fica por menos de 100eur.

È ainda uma tecnologia em desenvolvimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leds são mais utilizados na agua salgada para o efeito moon light.

A grande vantagem dos leds é o seu reduzido consumo e de terem uma duração muito superior. Muitos duram uma vida, outros nem por isso.

As t5 e t8 têm um espectro que dura apenas 8 a 9 meses. Continuam a funcionar mas o espectro já não é o ideal ou suposto.

A grande desvantagem é que não iluminam quase nada e são muito caros. Para uma iluminação correcta para um bom plantado são necessário muitos leds de alto brilho, cada um custa cerca de 6 a 7 eur. Uma lampada de leds não fica por menos de 100eur.

È ainda uma tecnologia em desenvolvimento.

Os Leds são utilizados para o que quisermos, não é só para moonlight, nem para salgados.

A duração dos LEDs é de cerca de 50.000 horas, com um espectro +- constante.

A principal falha nos leds tem a ver com a dispersão da luz. Ou seja têm de ter uma lente à frente que dirija a luz ou a disperse.

 

Quanto a ser uma tecno em desenvolvimento... não me parece.... tenho calhas comerciais há mais de 1 ano.

 

Quanto ao preço... 100euros é quase correcto... nas promoções.

Para fazer o mesmo serviço que duas T8 de 36W na minha opinião são precisas 4 a 5 Aquarays de 12W cada. Mas a grande vantagem é que conseguimos misturar mais cores/temperaturas e localizar mais ou menos luz nos locais que queremos no aqua. Não há tanta dispersão pelos refletores.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Leds são utilizados para o que quisermos, não é só para moonlight, nem para salgados.

A duração dos LEDs é de cerca de 50.000 horas, com um espectro +- constante.

A principal falha nos leds tem a ver com a dispersão da luz. Ou seja têm de ter uma lente à frente que dirija a luz ou a disperse.

 

Quanto a ser uma tecno em desenvolvimento... não me parece.... tenho calhas comerciais há mais de 1 ano.

 

Quanto ao preço... 100euros é quase correcto... nas promoções.

Para fazer o mesmo serviço que duas T8 de 36W na minha opinião são precisas 4 a 5 Aquarays de 12W cada. Mas a grande vantagem é que conseguimos misturar mais cores/temperaturas e localizar mais ou menos luz nos locais que queremos no aqua. Não há tanta dispersão pelos refletores.

 

PauloA :character0050:

 

Paulo A. Obrigadíssimo pela explicação. Já que me pareces bastante expert em Led's vou aproveitar para tirar algumas duvidas.

Eu tinha 4 lampadas T8 de 36W num Aqua de 120x50x60. Troquei por 3 calhas duplas da Aquaray Natural Daylight, ou seja 6 Led's.

Pelo que tu dizes a minha capacidade de luz diminuiu bastante não é? Precisava de ter mais 1 ou 2 calhas duplas?

Por outro lado, parece-me que os espectros dos Led's que tenho são muito brancos e frios e não chegam bem ao fundo do aquário a plantas tipo "cuba". Mas não encontro Led's com espectros quentes. Tens alguma informação sobre isso?

 

quanto à duvida inicial deste tópico, posso acrescentar que os Led's dão uma luz mais natural ao aquário e mais incidente de cima para baixo. É muito bonito porque se vêem as sombras do peixes, os reflexos da água etc.

 

Obrigado,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Leds são utilizados para o que quisermos, não é só para moonlight, nem para salgados.

A duração dos LEDs é de cerca de 50.000 horas, com um espectro +- constante.

A principal falha nos leds tem a ver com a dispersão da luz. Ou seja têm de ter uma lente à frente que dirija a luz ou a disperse.

 

Quanto a ser uma tecno em desenvolvimento... não me parece.... tenho calhas comerciais há mais de 1 ano.

 

Quanto ao preço... 100euros é quase correcto... nas promoções.

Para fazer o mesmo serviço que duas T8 de 36W na minha opinião são precisas 4 a 5 Aquarays de 12W cada. Mas a grande vantagem é que conseguimos misturar mais cores/temperaturas e localizar mais ou menos luz nos locais que queremos no aqua. Não há tanta dispersão pelos refletores.

 

PauloA ;)

 

Eu disse que é mais utilizado, não disse que é apenas utilizado. São coisas completamente distintas!

O mesmo digo quanto aos preços. Eu disse que não se arranja por menos de 100, não disse que custam 100.

Atenção á interpretação!

 

Não é uma tecnologia em desenvolvimento? Eu falo dos led em geral. Só em 2009 surgiram uma serie de led´s ryb que não existiam no mercado até então.

Não é por alguem ter há mais de um ano uma calha que faz com que a tecnologia nãoesteja em mutaçã; já existem leds desde os anos 80, só que na altura só se conseguia fazer em verde. Enquanto os custos de produção não baixarem com a estandardização os preços vao continuar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.