[Ficha] L183 Ancistrus dolichopterus


João Pedro Palma

Recommended Posts

77240248.jpg

 

Nome Científico: Ancistrus dolichopterus

 

Nome Comum: L183

 

Outros nomes: Hypostoma punctatum, Xenocara dolichoptera

 

Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica:Manaus, Brazil

 

Tamanho: 10cm em machos, 8cm em fêmeas

 

Dimorfismo Sexual: Os machos possuem barbilhos/barbas/bigodes na parte rostral (proximo do nariz) da cabeça, as fêmeas não têm e são menores.

 

Identificação: As características mais conhecidas e fáceis são a banda branca nas barbatanas dorsal e caudal e o corpo sarapintado de pequenos pontos brancos, no entanto pode ser confundido com outros ancistrus como o Ancistrus hoplogenys. Assim os Ancistrus dolichopterus são a única espécie de ancistrus que possui 9 "membranas" entre os 10 "espinhos" dorsais.

 

Aquário: 60cm mínimo para 1 espécime. São aconselhados aquários maiores para um casal.

 

Temperatura: 23.0-28.0°C, podendo suportar temperaturas mais elevadas

 

pH: 6.0 - 7.0

 

Outros Parâmetros da Água: Manutenção saudável com preferência pelas blackwaters

 

”Decoração”: Aquário sempre o mais próximo do seu habitat natural, com especial incidência para a presença de troncos. Podem ser colocados também côcos como tocas.

 

Alimentação: São peixes omnívoros mas com carências especialmente herbívoras, sendo recomendado preparar lhes legumes como courgette, pepino, cenoura, ervilhas, ... E também frutos como maçã e pêra. Larvas vermelhas e artémia também vão ser alimentos aconselhados e apreciados. Como são peixes mais nocturnos, podem ser mais tímidos de dia, por isso é também recomendável dar uma pastilha própria para estes peixes depois de desligar as luzes.

 

Compatibilidade: São peixes muito territoriais e de hierarquias entre peixes do mesmo género, pelo que não é de todo aconselhável juntar machos, as lutas entres estes pode levar à morte de um deles. Em trios de 1 macho para uma fêmea, vai haver uma de hierarquia mais elevada, o que não vai impedir que o macho acasale com as duas. São pacíficos com peixes que não representem rivalidade de território ou alimento, ou seja, peixes que nao sejam Locarídeos.

 

Reprodução: Mais fácil quando mantidos em blackwaters. A reprodução é igual à das outras espécies de ancistrus, a fêmea coloca cerca de 50 ovos numa cavidade e o macho fertiliza e oxigena-os até pouco depois da eclosão.

 

Outras Notas:

Ancistrus muitas vezes mal identificados, vindo normalmente Ancistrus cirrhosus ou Ancistrus hoplogenys identificados como Ancistrus dolichopterus. São muito raros de encontrar em lojas.

 

45379892.jpg

 

82479543.jpg

 

17971671.jpg

 

15818038.jpg

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais