Sergium Publicado Novembro 28, 2004 Publicado Novembro 28, 2004 Tenho no meu aqua duas Molly's negras femea e um macho. Ora uma das fêmeas apresenta-se extramamente magra, diria mesmo "curvada" embora pareça comportar-se normalmente, alimentando-se e nadando como os restantes peixes. Agora a questão em concreto: 1º Tratar-se-á de uma carência alimentar NB : comem flocos, larvas, dafnias, artémia, tubifex com regularidade e alternadamente 2º Tratar-se-á de "doença" infecciosa/contagiosa e deverá ser separada dos restantes ou poderá partilhar o aqua? Falta acrescentar que fez parte de um conjunto de peixes oferecidos recentemente (dois dias) e que é o único a apresentar estes sintomas
nunomiguel Publicado: Novembro 29, 2004 Publicado: Novembro 29, 2004 Aqui está uma possível causa: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=14451 Cumprimentos, Nuno
Sergium Publicado: Novembro 30, 2004 Autor Publicado: Novembro 30, 2004 O meu "Muito Obrigado". Para quem começa, qualquer perda, falha ou acidente assume proporções de caos devido à inexperiência ou incapacidade de responder às necessidades de tratamento e identificação da causa do "mal". No meu caso fiquei apenas preocupado mas procedi de imediato ao isolamento dos peixes para uma criadeira embora dentro do aqua (não tenho ainda outro de reserva), enquanto aguardo a estabilização de um segundo que estou a preparar para estas eventualidades. Grato pela atenção, 1 Abraço,
nunomiguel Publicado: Novembro 30, 2004 Publicado: Novembro 30, 2004 No meu caso fiquei apenas preocupado mas procedi de imediato ao isolamento dos peixes para uma criadeira embora dentro do aqua (não tenho ainda outro de reserva) Nestas situações devemos retirar o peixe do aquário. Apesar de estar numa "criadeira" a mesma possui "rasgos" ou furos que permitem o contacto da água do aquário com o peixe e àgua dessa mesma "criadeira". enquanto aguardo a estabilização de um segundo que estou a preparar para estas eventualidades Se estàs a pensar em montar um aquário hospital (o que deves ter) não o faças com decorações, areão, etc. Um aquário hospital apenas deve ter um filtro, resitência, iluminação fraca e talvez uma peça de decoração (para proporcionar esconderijos). Depois de "tratares" um peixe o aquário deve ser desmontado e lavado/desinfectado. Como em muitos casos os medicamentos matam as bactérias do filtro "não interessa" muito ter um aquário hospital ciclado. Os picos de amônia/nitritos que ocorrem durante os tratamentos (devido ao uso dos medicamentos e falta de bactérias no filtro) devem ser "controlados" com trocas de àgua. Aliás, em muitos casos/doenças, devemos efectuar trocas parciais de àgua diárias para ajudar na recuperação do peixe. Assim tens sempre a àgua "limpa", podes renovar/reforçar novamente com medicamento e controlas os tais "picos" de amônia/nitritos. Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts