amonia, nitritos e nitratos a 0???


koelho83

Recommended Posts

Oi pessoal

 

Montei o meu aquario à 3 semanas (60l)

 

Tenho 3 guppys e 2 corydoras e tb duas planta

 

Penso que o pico de amonia já foi atingido pois à uma semana atrás morreu me um escalar e os guppys passavam a vida à superficie, facto esse que agora não se verifica.

 

Assim sendo esta semana adquiri um kit completo de testes e os niveis de amonia, nitritos e nitratos deram os três 0mg/l.

 

A minha questão é, não deveriam os nitratos apresentar um valor superior a 0???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim supostamente era mas estás a fazer o teste correctamente? espero que não seja de tiras de papel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também não percebo... em caso extremo, com muitas plantas e fauna que sujam ao minimo, mal alimentada, e um aquario fertilizado com os restantes nutrientes que a planta necessita, sem nitratos na fertilização, os nitratos caem com toda a normalidade. Mas num aquario tao pequeno (não podes ter escalares ai), é esquisito. Não é impossível, atenção.

 

Na verdade os nitratos não são bons para os peixes, por isso se faz TPA, mas num aquario tens sempre porque o espaço e quantidade de água é muito pequena. Logo é um indicador de um aquário maturado, apto a peixes. Para ver se o ciclo está completo, nos testes que o pessoal coloca, a primeira coisa que olho é o nivel de nitratos. Em aquarios novos está miracolosamente baixo.

 

A estabilização do ciclo do nitrogenio varia de aquario para aquario, porque vamos adicionando condicionantes diversas: litragem do aquário, fauna, plantas, regularidade da alimentação, TPAs, etc.

 

o ciclo, tal como o nome indica, é algo permanente na natureza, e num aquario estabilizado também. pelo que, apenas com alguma pratica, podemos dizer que o aquario está ciclado ou não.

 

nota que:

*O filtro se for lavado deve ser lavado em água de aquário. A água introduzida deve ter tratamento anti-cloro, para não matar as bactérias do ciclo. As bacterias que criam os nitratos, dependem de um primeiro grupo de bacterias que criam os nitritos a partir da amónia.

*Verifica no folheto do produto de testes, se o teste foi bem feito.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também não percebo... em caso extremo, com muitas plantas e fauna que sujam ao minimo, mal alimentada, e um aquario fertilizado com os restantes nutrientes que a planta necessita, sem nitratos na fertilização, os nitratos caem com toda a normalidade. Mas num aquario tao pequeno (não podes ter escalares ai), é esquisito. Não é impossível, atenção.

 

Na verdade os nitratos não são bons para os peixes, por isso se faz TPA, mas num aquario tens sempre porque o espaço e quantidade de água é muito pequena. Logo é um indicador de um aquário maturado, apto a peixes. Para ver se o ciclo está completo, nos testes que o pessoal coloca, a primeira coisa que olho é o nivel de nitratos. Em aquarios novos está miracolosamente baixo.

 

A estabilização do ciclo do nitrogenio varia de aquario para aquario, porque vamos adicionando condicionantes diversas: litragem do aquário, fauna, plantas, regularidade da alimentação, TPAs, etc.

 

o ciclo, tal como o nome indica, é algo permanente na natureza, e num aquario estabilizado também. pelo que, apenas com alguma pratica, podemos dizer que o aquario está ciclado ou não.

 

nota que:

*O filtro se for lavado deve ser lavado em água de aquário. A água introduzida deve ter tratamento anti-cloro, para não matar as bactérias do ciclo. As bacterias que criam os nitratos, dependem de um primeiro grupo de bacterias que criam os nitritos a partir da amónia.

*Verifica no folheto do produto de testes, se o teste foi bem feito.

Oi

 

eu ontem voltei a repetir e deu tudo 0mg/l(amonia, nitritos e nitratos).

 

pelo que citei no topico penso que o aquario esteja ciclado. Hoje queria introduzir novos peixes mas assim fico com um pé atrás...

 

já agora, o pH está a 7,4, poderei colocar neons ou é arriscar muito???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

à medida que o aquario ficar maturado, a água acidifica e o pH vai tender a descer, por isso, e pelo ciclo, espera mais um pouco. Espera o tal mês tampão de segurança que se dá para o ciclo do azoto, para o pH também funciona.

 

Enquanto esperas, tens que ver melhor (ler dicas sobre especies) e pensar melhor a fauna que queres. Isso tb é importante, nomeadamente em termos de compatibilidades entre peixes e o aspecto que queres para o aquario. Por exemplo, Neons e escalares (e outros da família dos ciclideos) não combina, especialmente os neons "verdadeiros", que sao ainda mais pequenos que os tetra cardinal (também conhecidos como neons).

 

E, também podes aproveitar para comprar plantas... escolher, ler sobre cada uma, e plantar no aquario.

 

Deste modo ocupas o tempo a arranjar a casa dos peixes, e depois, compras os bichos já com a casa arrumada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao teu pH, qual o pH que sai da torneira? Se for assim alto como esse, dificilmente o vais conseguir baixar. No entanto, se for bem mais baixo que isso, significa que tens alguma pedra calcária no aquário. Para medires o pH da torneira, deixa a água num recipiente aberto durante umas 24 horas e depois mede.

 

Não é de facto normal teres os nitratos a zero nesta altura do campeonato. Não utilizaste bactérias, ou água de aquários ciclados, ou passaste bactérias de outros aquários para o teu filtro? Se não, estranho imenso, pela rapidez com que se fez o ciclo, ainda para mais já com peixes no aquário (num ciclo normal, só agora começarias a introduzir o primeiro peixe...).

 

Acreditando que fizeste os testes bem e que eles funcionam bem, mesmo assim deves aguardar mais um tempo até voltares a meter peixes...Nesta altura o aquário ainda é muito instável. Mesmo tendo agora os nitratos a zero, rapidamente podem subir, com a entrada de novos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal

 

Montei o meu aquario à 3 semanas (60l)

 

Tenho 3 guppys e 2 corydoras e tb duas planta

 

Penso que o pico de amonia já foi atingido pois à uma semana atrás morreu me um escalar e os guppys passavam a vida à superficie, facto esse que agora não se verifica.

 

Assim sendo esta semana adquiri um kit completo de testes e os niveis de amonia, nitritos e nitratos deram os três 0mg/l.

 

A minha questão é, não deveriam os nitratos apresentar um valor superior a 0???

bem pessoal,

 

resolvi arriscar, eu sei que se calhar estou a ser appressado mas quem não arrisca não petisca e por isso introduzi novos peixes

 

vou agora ver as reacções deles e amanhã dou novidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.