Ajuda - procedimentos


Recommended Posts

boa tarde,

 

tenho um aquario com 200l e comprei o meu material todo na pet4you (que foram exelentes), e tenho a funcionar dentro do mesmo os seguintes equipamentos que nao sei se são os certos ou se não são de mais:

bomba de ar tetra (2 pedras difusoras)

filtro externo tetra

filtro de fundo de placas

aquecedor tetra

filtro interno da resun (que não se se tenho mesmo que ter)

 

e tenho cerca de 25 peixes....

 

apliquei unica e esclusivamente no inicio o liquido da tetra para agua nova da torneira...!

 

gostaria de saber que tipo de manutenção deva fazer, para alem de mudar os materiais filtrantes (bacterias, avcelaradores biologicos, etc etc)...

 

a agua esta um bocado turva e com cheiro.

 

ajuda urgente, pois já me morreram dois peixes, e não sei mesmo o que fazer.

 

não sei se 'neste topico, mas sou pricipiante neste foram e neste meio.

 

Muito Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo.

 

Quando montaste o aquário? Parece que foi recente e se assim foi penso que não fizeste o (primeiro) ciclo do azoto, este ciclo tem dois picos tóxicos para a fauna e poderá ser disso.

 

Tens testes? Se sim era bom dares os resultados.

 

Podes ler mais sobre o inicio deste hobby aqui: [manual]inicio Na Aquariofilia

 

 

Sobre as das dúvidas principais, a bomba de ar pode não ser precisa, mas como está com problemas deixe ficar para já, o filtro de placas de fundo já não é muito utilizado, acumula muita porcaria, se tem o filtro externo e este chegar não será preciso o interno, mas primeiro é melhor verificar se o externo chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes demais obrigado pela resposta.

 

então é assim:

 

montei o aquario na 5ªf à noite, e mal a temperatura ficou perto do normal coloquei lá os peixes, pois já os tinha selecionada e tendo em conta que havia algumas femeas já gravidas, nem sequer arrsiquei!...

não fiz testes nem apliquei nada, exepto o tal liquido para a agua das torneiras da tetra!

 

então recomenda-se o não usar o filto de fundo, e a bomba de ar!? quanto ao interno, por enquanto a ver, certo!?

 

não tenho nem testes nem nada desse genero... poso isto gosaria o que devo comprar bem como fazer, e o que faze, para que a saude e bem estar dos peixes seja restablecda bem como a fauna!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois está aí a razão das mortes.

 

O ciclo feito de forma pausada demora um mês, com aceleradores como a utilização de bactérias próprias vendidas em lojas pode ser encurtado mas nunca, nunca se introduzem 25 peixes de uma só vez num aquário, isto pq ao comerem e fazerem dejectos vão provocar um pico de amónia (que é tóxica) e o aquário não está preparado para a converter em nitritos (tb tóxicos) e depois em nitratos (menos tóxicos).

 

Convêm ler aquele tópico que indiquei anteriormente e efectuar testes de amónia, nitritos e efectuar TPA's (Trocas Parciais de Água) regulares (pequenas diárias se for possível).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já li, e ignorantemente não sabia sequer desses procedimentos todos...!

 

certo,já percebi que fiz asneira, mas e agora uma pergunta ridicula, pois que fez a asneira fui eu e nao os peixes, que devo fazzer para remediar, sem ter que perder os epixes todos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah o uma nota:

à bocado fui à loja dos discos pedir ajuda neste sentido e disseram que se colocar um fraquinho de bacterias que à artida corrige o problema. eu comprei o frasco, mas estou com medo de aplicar!

 

pequenas TPA'S, vou pedir desculpa, mas que é uma TPA? (agradeco a paciencia)....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja li e ja exclareci: TROCA PARCIAL DE AGUA!... obrigado na mesma...

 

quanto ao tal frasquinho de bacteias aplico ou nao?

 

li aqui num link de um topico o seguinte:

"Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros.

Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem.!

 

uso estes prodtutos? + as bacerias ou um ou outro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja li e ja exclareci: TROCA PARCIAL DE AGUA!... obrigado na mesma...

 

quanto ao tal frasquinho de bacteias aplico ou nao?

 

li aqui num link de um topico o seguinte:

"Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros.

Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem.!

 

uso estes prodtutos? + as bacerias ou um ou outro?

 

 

EU colocaria as tais bactérias, nas esponjas dos filtros idealmente e também na água para que se fixem no areão. Mal não fazem de certeza absoluta.

Lê bem as instruções de aplicação das bactérias, pois as da Sera por exemplo tens que agitar bem por x segundos para que as bactérias e o liquido de transporte se fundam.

Não desesperes com a situação, embora seja complicada não foste o primeiro, nem serás o ultimo a fazer essa asneira.

Vai fazendo pequenas TPA's como outros membros já indicaram, de modo a controlares a coisa, se correr mesmo muito mal e em caso de emergência extrema eu usava o Toxivec da Sera (se estiver a dizer asneira deêm-me na cabeça).

Alimenta os teus peixes com moderação, para evitar que fique muita comida por comer no fundo, que apenas agravaria o problema.

 

Boa sorte nisso!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes e deves utilizar esse produto, sempre acelera o processo mas isso não resolve tudo, convêm ir vigiando de perto a situação e caso os peixes se encontrem muito parados, ou à tona de água, logo uma TPA.

 

Segues as instruções de forma correcta do produto que compraste.

 

É um erro que muitos cometem (eu cometi muitos erros) e irá continuar a ser cometido, temos que tentar resolver.

 

Depois coloca o setup do aquário (medidas, equipamento etc etc), pq 25 peixes podem ser muitos peixes para o aquário, se este for pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, então irei aplicar as tais bacterias.

quanto às tps's irei fazer regularmente de modo a que não acontecam mais "desgracas".

 

dados completos:

»aquario

aquario: 200l - 40x50X100 cm's

areão: ANIVITE 2 tipos (tipo areia + grosso) [não fervi]

algumas decoracoes em plastico

 

»equipamentos

filtro externo - tetratec 700 (700l/h)

bomba submersa - resun sp2500 (1400l/h)

bomba de ar - tetratec APS 300 2 saidas (300l/h)

filtro de fundo - de placas

2 pedras difusoras

luminaria dupla - resun 2x30w t8

2 matrenidades

1 criadeira (apartir de hoje)

 

»peixes

-2 molys (macho e femea) + 15 crias que nasceram entretanto (que não sei se já foram comidas, pois não as vejo[disseram que as podia largar no aquario, que são grandinhas, dai larguei-as)

-2 molys balão (macho e femea) - morreu um macho

-8 guppys (4 machoes e 4 femeas) - morreu uma femea

-6 limpa fundos (3 comuns + 3 albinos)

-5 limpa vidros (3 comuns + 3 "minis" [não crescem]

-12 neons

-2 escalares

-3 betas (1 macho + 2 femeas)

-2 telescopios negros

-4 cappuchinos vermelhos

[são mais peixes do que pensava]

- 2 plantas - 2 tipos

 

»produtos utilizados até agora:

TETRAMARINE AQUASAFE (utilizando a medição que esta no rotulo)

 

 

agora posto isto e detectados os erros, necessito da seguinte ajuda:

- que equipamentos tenho a mais? quais devo retirar?

- que equipamentos/medidorees necessito extra(medidores de nitratos, nitritos, amonia, etc)?

- que produtos necessito extra (adicionar pastilhas etc etc)?

 

- que medidas devo tomar para além do tal liquido das bacterias, bem como os tais TPA's regulares (Amquel, Amno-Lock, ou algo do genero)..?

 

antes de mais Obrigado mais uma vez pela ajuda

Editado por Goldenlord
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deverias tentar desfazer-te de alguns peixes,

 

Tens peixes de água fria com água quente, não devem estar juntos.

 

Os bettas e guppys não deve vir a dar bom resultado, pois os guppys machos ficam com as caudas muito grandes fazendo alguma confusão ao betta e este o mais certo será começar a mordisca-las.

 

 

O filtro de fundo poderia ser retirado mas nesta altura não sei se vais desequilibrar o aquário todo.

 

A bomba de ar mais tarde pode ser retirada, mas por agora deixa ficar.

 

Testes deves ter: pH, amónia, nitritos, nitratos.

 

Vai vendo aquários montados por aqui na área de fotos e vídeos podes retirar ideias, se possível acrescentar umas plantas poderia ser boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, sim quanto aos de agua fria e quente ja sabia... e a mina ideia será te-los ali numa fase transitoria, para os dar!

quanto aos guppys, vou ver então.

 

diz-me só uma coisa, não achas a bomba resun desnecessaia para alem do filtro de fundo??

 

irei comprar então esses testes, e não preciso de mais nada? e aquele (ou outros) produto para a amonia, visto nao ter feito o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a bomba submersa poderás retirar. Verifica é se o filtro externo chega para circular a água por todo o aquário, para não haver zonas 'mortas' (água parada).

 

Os testes principais são esses, depois existem mais testes mas destinam-se a outras áreas, que penso não precises pelo menos para já.

 

Comprar ou arranjar uma loja que faça os testes por ti: pH, amónia, nitritos e nitratos.

 

Se já tens as bactérias (pelo que percebi já compraste) é só utilizares como indica no rótulo/folheto, se me enganei e ainda não compraste seria útil comprares.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ja comprei um frasquinho... mas supostamente é 1 frasquinho por semana.... !!!??? que sugeres (nao ganho para as bacterias, lol)

 

ok irei ver entao da bomba!

 

irei hoje de tarde comprar os testes.

posso depois colocar aqui para depois saber o que fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim coloca aqui os resultados.

 

Um frasco pode durar uma semana mas não é para ser sempre utilizado, pelo que tenho lido a maior parte é utilizado dia 1, 3 e 5 e depois de cada TPA (isto aqui depois já é dispensável), mas deve variar de marca para marca.

 

Eu utilizava desta vez e depois recorria a TPA's frequentes. Com os testes vais acompanhando melhor a situação e percebes quando e como precisas fazer as TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde,

 

tenho um aquario com 200l e comprei o meu material todo na pet4you (que foram exelentes), e tenho a funcionar dentro do mesmo os seguintes equipamentos que nao sei se são os certos ou se não são de mais:

bomba de ar tetra (2 pedras difusoras)

filtro externo tetra

filtro de fundo de placas

aquecedor tetra

filtro interno da resun (que não se se tenho mesmo que ter)

 

e tenho cerca de 25 peixes....

 

apliquei unica e esclusivamente no inicio o liquido da tetra para agua nova da torneira...!

 

gostaria de saber que tipo de manutenção deva fazer, para alem de mudar os materiais filtrantes (bacterias, avcelaradores biologicos, etc etc)...

 

a agua esta um bocado turva e com cheiro.

 

ajuda urgente, pois já me morreram dois peixes, e não sei mesmo o que fazer.

 

não sei se 'neste topico, mas sou pricipiante neste foram e neste meio.

 

Muito Obrigado

 

Sou muito novo nisto mas, com água turva e cheiro precisas URGENTEMENTE trocar PARTE da água....

 

Parte APENAS porque há bactérias (saudáveis) que devem continuar a viver no teu aqua...

 

Controlar o PH e outras variantes da água.... evita usar da torneira.... usa de garrafão... (ou compra um filtro pra casa e usas dela também)

 

Depois de tudo isso, é igualmente URGENTE comprares um livro sobre o assunto! :thumbup3:

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a bem vindo:

 

Para além do que o Hugo já te disse reforço o seguinte:

 

1 - Retira os peixes de água fria dos de água quente, por mais que a situação seja provisória não é o correcto. Devolve os peixes à loja, vende-os ou dá-os.

 

2 - Uma questão: o material foi-te aconselhado pela loja ou foste tu que escolhes-te?

 

3 - Tens de perceber (e já percebes-te) que colocas-te imensos peixes num espaço com água que necessita de pelo menos um mês para se estabelecer naturalmente. As bactérias que compras (e que são caras) são uma forma, não natural de acelarar o procedimento que deve ocorrer naturalmente dentro do teu aqua.

 

4 - Realiza as TPA's antes da colocação diária das bactérias, pois como será facil de perceber estás a colocar bactérias no aqua para depois retirar água... tens de de prever isso;

 

5 - Coloca (e aproveito o que o Hugo disse noutro tópico) as bactérias para dentro do filtro externo, para que tenham oportunidade de se estabelecer por ali.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde.

 

Bem depois de uns dias e depois de muitas dicas segue o desenrolar da novela até hoje:

 

Já morreram bastantes peixes mas por agora “estabilizou”...

 

Quanto ao ciclo do "azoto", ainda não está completo pois a amónia ainda se encontra a níveis altos, tenho feito todas as recomendações que metem dito e tenho feito à risca.

 

O grave problema até então e segundo varias opiniões dai a morte dos vários "falecidos" depois de ter sido descoberto, é, o alto nível do PH dai também o ciclo ainda não se ter completado!

Tenho no aquário 8,10PH e na torneira 9,40ph......

 

Descobriu-se antes de ontem e vou tomar as seguintes medidas este fim-de-semana:

Colocar como substrato um akadama especial + turfa+ cascalho e se conseguir arranjar, um tronco de aroeira já tratado...

Depois de ter o PH estabilizado segundo vários entendidos na matéria o ciclo voltara ao seu normal, isto é tendo em conta que o PH tão alto a amónia torna-se em amoníaco!!!!

 

O que fiz até então foi:

Aplicar diariamente uma dose pequenina de bactérias e aplicar no filtro um material filtrante de amónia (só para ajudar a baixar os níveis altos), faço TPA's 15 em 15 dias, e quando faço a tpa aplico um produto que reduz a amónia!

 

A única coisa que me espanta é já estou a fazer estes procedimentos o aquário já se encontra montado à precisamente 30 dias e os níveis dos nitratos, nitritos e amónia continuam iguais (os procedimentos que falo estou a faze-los à 20 dias)!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tendo em conta que vou mudar o "setup" do aquário todo o ciclo vai voltar atrás?

 

já agora seguem os resultados das medições efectuadas até hoje:

 

agua da torneira:

PH8,4

 

agua do aquário:

AMONIA = 0,2

PH = 7,60

NO2 - = « 0,3

No2-N = « 0,1

No3 = 5

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

 

Quanto a que raças de peixes que irei ter (que são as que já tenho) serão:

 

molly pretas (macho, femea + 5 filhotes)

Molly balão (macho e femea)

guppy macho + femea

2 escalares

combatente do ciao macho + femea

2 raças de "limpa vidros" (2 de cada)

2 raças de "limpa fundos" (2 de cada)

 

Porque desta pergunta!?

 

Quanto a estarem a zeros, é exactamente por isso é que acho estranho!

Já agora descobri à instantes que a agua da torneira tem no ultimo resultado tirado pela empresa de aguas é de 0,1!!!

 

Falei ontem com a loja de animais mais perto e mim e disse-me que tudo o que eu passei e estou a passar acontece a eles e a todos os clientes, pois os PH são altíssimos na rede pública e a amónia também (PH lido ontem da torneira 9,60)......

 

Segundo ela é deixar o que tenho feito:

Utilizar o ammoex no filtro, utilizar o substrato de akadama + a turfa... e o resto virá por si só... que devia inclusive quando fizer TPA metade agua de garrafão + agua da torneira!!

 

Agora a minha questão continua que ela própria disse para não me preocupar se fizer tudo isto, que é o ciclo do "azoto", ainda não esta completo, e com os níveis que tenho de nitritos e nitratos, que ainda esta em fase muito atrasada!!!

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.