como se formam os caracois


rubenpescas

Recommended Posts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São introduzidos por ovos, vindos geralmente agarrados a plantas, pedras, troncos ou qualquer outro artigo introduzido no aquário.

 

Depois nascem e multiplicam-se ou não consoante o alimento (comida a mais, matéria orgânica em excesso) e predadores que tiverem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisa bem sobre o que gostas mais e que mais se adequa ao teu aquário e depois é só procurares por alguém que tenha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que eu gostava de ter uns caracois no meu aquario

ruben. os caracois que queres no teu aquario, nao sao aqueles que aparecem agarrados a plantas. Esses são os physa e são considerados praga. E, nem dás por eles, se tiveres pouco. os caracois (os mantidos como animal de estimação), na verdade são um genero de buzios e caramujos, têm que ser comprados nas lojas onde compras os peixes.

 

eu tenho ampulárias, tylomelanias e helenas. recomendo as 3! As helenas são igualzinhas aos caramujos marinhos que aparecem agarrados nos penedos, mas não devem ser misturadas com outros caracois, pois elas comem! Tenho num aquario à parte.

 

As tylomelanias também se parecem muito com caramujos marinhos, só que bem maiores (um buzio já). As ampularias são muito activas e também parecidas com buzios mas mais arredondados.

 

a reprodução varia de especie para especie, sem querer em duas semanas consegui reproduzir tylomelania! comprei 2 e já tenho 3! neste momento, ainda é tudo exportado dos lagos do Sulawesi, perto das Ilhas Molucas, de onde sao originarias, visto estarem na aquariofilia há muito poucos anos. As tylo comprei-as na Maia, comprei o que havia, duas apenas. Mas estou à espera que cheguem mais a uma loja da Póvoa, sugeri e eles gostaram da ideia.

 

pelo que sei.

 

nas tylomelania - o ovo é preservado por um dos pais dentro da concha, até eclodir.

as ampularias depositam vários ovos nas plantas

as helenas colocam um ovo na areia

 

(nenhuma destas espécies é hermafrodita)

 

há outros caracois comercializados que se parecem muito com caracois terrestres, mas como não tenho, não posso dizer nada sobre eles. Outros são muito esquisitos, com aspecto meio-lapa meio-caracol.

 

destes o mais facil de reproduzir serão as ampularias, mas eu ainda não consegui, infelizmente. Na vila, tens uma loja, que tem muitas ampularias a bom preço, fica perto da feira de vila do conde.

 

quando comprares ampularias, como alimentação de primeiro dia, sugiro que lhes des uma rodela de corguette cozida, elas adoram. As tylomelania comem pastilhas de peixes de fundo ou restos de comida ou detritos... em principio comem pastilhas, tenho cuidado de deitar uma na zona delas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ruben. os caracois que queres no teu aquario, nao sao aqueles que aparecem agarrados a plantas. Esses são os physa e são considerados praga. E, nem dás por eles, se tiveres pouco. os caracois (os mantidos como animal de estimação), na verdade são um genero de buzios e caramujos, têm que ser comprados nas lojas onde compras os peixes.

1-caracois agarrados as plantas podem ser todos , pois todos se agarram as plantas. nao so as phisias.

2-caracois praga , nao existem. qualquer caracol se pode tornar em praga. uns mais faceis de eliminar/controlar, outros nem por isso

3-genero buzios e caramujos ???? e porque têm de ser comprados nas lojas ???? aqui no forum tambem se vende.

4-a escolha dos caracois deve ser do gosto de cada um, eu gosto dos planorbis, melanoides e das phisias

 

eu tenho ampulárias, tylomelanias e helenas. recomendo as 3! As helenas são igualzinhas aos caramujos marinhos que aparecem agarrados nos penedos, mas não devem ser misturadas com outros caracois, pois elas comem! Tenho num aquario à parte. as helenas comem todos os outros caracois, so para esclarecer o porque num aquario a parte

As tylomelanias também se parecem muito com caramujos marinhos, só que bem maiores (um buzio já). As ampularias são muito activas e também parecidas com buzios mas mais arredondados. buzios e caramujos marinhos ???

 

a reprodução varia de especie para especie, sem querer em duas semanas consegui reproduzir tylomelania! comprei 2 e já tenho 3! neste momento, ainda é tudo exportado dos lagos do Sulawesi, perto das Ilhas Molucas, de onde sao originarias, visto estarem na aquariofilia há muito poucos anos. As tylo comprei-as na Maia, comprei o que havia, duas apenas. Mas estou à espera que cheguem mais a uma loja da Póvoa, sugeri e eles gostaram da ideia.

nem todas, aqui no forum , nao é dificil encontrar tylos. eu vendi muitas. depois acabei por desistir desta especie, no meu aqua tornaram-se praga e comiam as plantas e derrubavam as pedras. acabei por vender todas.

 

pelo que sei.

 

nas tylomelania - o ovo é preservado por um dos pais dentro da concha, até eclodir. nasce um caracol ja formado

as ampularias depositam vários ovos nas plantas as ampularias poem os ovos em cacho e fora de agua

as helenas colocam um ovo na areia as helena poem varios ovos espalhados pelo aqua, areia, troncos , plantas , termoesto, etc

 

(nenhuma destas espécies é hermafrodita) as tylo parece que sao hermafroditas, juntas duas e sao sempre um casal

 

há outros caracois comercializados que se parecem muito com caracois terrestres, mas como não tenho, não posso dizer nada sobre eles. Outros são muito esquisitos, com aspecto meio-lapa meio-caracol. acho que existem caracois com formas , cores e tamanhos para todos os gostos. pessoalmente prefiro os que nao comem as plantas nem estragam a decoraçao do aqua.

 

destes o mais facil de reproduzir serão as ampularias, mas eu ainda não consegui, infelizmente. Na vila, tens uma loja, que tem muitas ampularias a bom preço, fica perto da feira de vila do conde. por acaso acho as ampularoias as mais dificeis, nunca as criei , ja as tylo tornaram-se numa praga e helenas tenho muitaaaaas.

 

quando comprares ampularias, como alimentação de primeiro dia, sugiro que lhes des uma rodela de corguette cozida, elas adoram. As tylomelania comem pastilhas de peixes de fundo ou restos de comida ou detritos... em principio comem pastilhas, tenho cuidado de deitar uma na zona delas. excepto os helenas, os caracois agradecem qualquer tipo de alimentaçao dos peixes , flocos , artemias , granulado, pastilhas, legumes cozidos, etc.

 

 

Quo ...

sem querer ofender nimguem , mas ...pessoalmente acho que deves pesquisar mais. estas a confundir algumas coisas.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei o que estou a confundir, nem onde tenho que pesquisar mais. estou a falar na reprodução em meio natural, e não há termoestatos, e foi o que li.Há várias espécies de tylos e segundo pesquisei não são hermafroditas, e a reprodução de tylos é como disse, um dos pais preserva um ovo até eclodir, nasce num ovo, que a mãe preserva, mas so o ves já formado. Foi isso que disse... até porque foi o que me aconteceu. Se a mae liberta-se o ovo seria comido pelos peixes.

 

são sim semelhantes aos buzios em aspecto, ou achas que sao semelhantes aos caracois comuns? acredito que a fauna ai em baixo seja diferente daqui de cima, como alias todo o resto.

 

Pensei que o Ruben fosse desta zona, mas afinal é do Barreiro.

 

há varias especies de tylos, para já, em relação às plantas, nao tenho queixa das minhas, mal se mexem... eu tive imensa dificuldade em arranjar tylos, menos pedindo nas lojas, os fornecedores nao tinham.

 

Tylomelania sp

 

General information – Although the Tylomelania sp is new to the

 

hobby it became to be very sought after snail. The Tylomelania sp

 

found in Lake Poso on Sulawesi, it lives there 5 to 20 meters deep on

 

soft substrate. From time to time it can be seen inhabits the shallower

 

waters. There are many different colors and species of Tylomelania.

 

Common Name - Sulawesi Snail, Tylomelania

 

Scientific Name - Tylomelania sp

 

Family - Snails

 

Origin – Sulawesi, Lake Poso

 

Size – Up to 6cm.

 

First discovered - Unknown

Sulawesi Snail (Tylomelania)

Photo by: Lawfish

 

Nutrition – In captivity the Tylomelania sp use to dig in the substrate, eats powdered food but will

 

also feed on shrimp and catfish wafers. After some time it even accept flakes and pellet food. It can

 

also be feed with vegetables.

 

Behavior – Peaceful

 

Maintenance and care – The Tylomelania sp requires aquarium decorated with plants and woods,

 

soft-substrate should be provided. It will thrive in shrimp/snails tank. The Tylomelania sp will not harm

 

any plants or fish. Do not keep with aggressive fish that may attack or eat the snail like loaches

 

and Puffers fish.

 

Water Parameters – Temperature: 26C-30C, PH: 7.5-8.5, GH: 5-15.

 

Breeding – lays one egg. The female release young snail in every two to four weeks. The young snails

 

are nearly 0.5 cm in size and feed mostly on algae.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois.

 

em relaçao as tylos nao contrario. quando tive as minhas , tambem pesquisei e nao cheguei a nenhuma conclusao. alguns dizem que sao hemafroditas outros dizem que nao sao. apenas relato o meu caso e de alguns que tenho conhecimento. mas acho muita coincidencia , outros aquariofilistas que tambem so tinham 2 , eu inclusive , eram sempre casal e reproduziram. quanto ao tempo de gestaçao é mais curto do que ai tens. inicialmente nascia uma a cada 15 dias ou mais. depois começaram a nascer com mais frequencia , ate que nasciam com intrevalos de 3 ou 4 dias , dai se terem tornado uma "praga" com um grande apetite e devoraram tudo no aqua , inclusive fetos de java ... acho que so restou o musgo que estava nesse aquario.

 

deixo aqui uma foto da especie que eu tinha

 

PICT3250.jpg

 

deixo aqui , tambem um topico iniciado pelo membro carlos couceiro, sobre a reproduçao das tylos. aviso ja que vai baralhar mais do que esclarece.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140118

 

no grupo dos gastropodes ( caracois ), existem todos os processos de reproduçao possiveis. as tylos sao ainda recentes e pouco estudas. é cedo para afirmar isto ou aquilo. nao esquecendo que há varias tylos , e pode ser bem possivel cada uma ter o seu processo , ou ate cada uma ter mais do que um processo de reproduçao.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que a questao das diferenças entre especies de tylos deverão ser substanciais entre os dois lagos no Sulawesi onde eles se encontram. Mas isto seguindo a lógica e a evolução das espécies. Pois também não sei. As tuas são semelhantes às minhas, mas uma espécie diferente. No entanto, não acredito muito que umas sejam hermafroditas e outras não. E, li que nao eram. As pessoas confundem estes animais aquaticos com caracois terrestres. Quando sao obviamente muito diferentes. Eu nem sei como alguem pode confundir estes bichos com caracois... tenho imensa dificuldade em usar tal termo. Para mim, ou é buzio ou é caramujo.

 

The freshwater snail Clea helena is a Southeast Asian species closely related to the marine whelks (family Buccinidae). In the trade it is most commonly called the ‘assassin snail’ or ‘snail-eating snail’.

 

A semelhança das helenas com os buzios juvenis (o que chamamos de buzina ou caramujo) é bastante obvia ao olhar, e ao que parece, são mesmo relacionados cientificamente.

 

Em portugues o termo caracol é aplicado a algumas especies de gastropodes, devido à forma da concha, e não de forma tão generica como se faz no comercio de aquariofilia. Não tem cabimento chamar de caracois aos buzios. No entao, estao todos relacionados (gastropodes) e existem inclusive caracois do mar, uma peste nesta zona, porque ninguém os quer. Aqui ninguém come caracois, quer sejam os marinhos, quer os terrestres (outra peste). Já buzios e caramujos são considerados iguarias. eu sempre apanhei caramujos para comer, é do meu marisco favorito, infelizmente cada vez mais raro. E, conheço perfeitamente a especie e vejo perfeitamente a semelhança, eu se visse uma helena num penedo da praia, passava por um caramujo marinho e metia na panela. Há algumas diferenças na concha, mas os proprios caramujos apresentam diversidade, até como a helena se fecha dentro da concha, a capa é igualzinha à dos caramujos, sem tirar, nem por. Nem é igualzinha, é CLARAMENTE um caramujo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as ampularias depositam vários ovos nas plantas

 

 

boas, as ampulárias não depositam cachos de ovos fora de àgua?

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Quo ...

 

acho que os termos que usamos sao de facto todos corretos. aqui em baixo nao usamos o termo caramujos , e buzios sao "caracois" com conchas grandes que usamos como decoraçao e alguns para fazer feijoada, lol. o que tu chamas de caracois do mar acho que eu acho de burriés ( deliciosos), creio que sao apenas termos diferentes para a mesma familia , gastropodes com concha. talvez chamares caracois ou buzios ou caramujos nao esteja errado , talvez seja apenas os termos usados nas diferentes zonas do pais.

 

quanto a reproduçao das tylo , tambem nao sei muito , pois nao ha um consenso. quando comprei as minhas , li em alguns sites informaçoes contraditorias. uns que sao hermafroditas e em outros em que nao sao hemafroditas, ou que umas especies sao e outras nao sao. como é possivel saber qual é o que esta certo ?

ate haver um consenso , pessoalmente nao acho credivel a informaçao num site , so porque alguem o escreveu. é preciso haver um estudo com bases cientificas para afirmar com certeza determinadas suposiçoes. que para mim , ate agora nao passam de suposiçoes.

 

seja como for boa sorte com as tylo :D

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como se formam os caracois?

 

 

desculpa a conversa se ter desviado tanto da tua questao.

se pesquisares aqui no forum na area de "caracois" vais de certeza encontrar muitos que vais gostar, e com um pouco de paciencia encontras os que escolheres. e antes de os levares para casa tenta saber um pouco deles , reproduçao , alimentaçao , o tamanho que atingem ,etc.

 

boa sorte !

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, mas repara se fosse hermafroditas, por esta altura ja teria 2 tylo bebe, e ainda so tenho 1.

 

penso que caramujo é termo portugues padrão. o termo buzina (no sentido de buzio pequeno) é que penso que é desta zona, por isso usamos ambos os termos.

 

tive a ver no google, sao mesmo o que tu chamas de burrié. nunca ouvi esse nome, mas nota-se que não é portugues, é francês. há um bicho marinho, que chamos os pipos, genero uma lesma enorme. coitados... são bonitos e tambem cada vez mais raros. Penso que existem as versoes tropicais na aquariofilia de água salgada.

 

as tylo para já está a correr lindamente, até ja comem algas dos vidros, empinam-se, o pequenote é que não o tenho visto, anda a explorar o aquario todo. Também arranjei as pedras para que elas possa pesquisar pelo aquario todo com facilidade. o problema é mesmo arranjar mais espécies. queria uns com conchas mais claras.

 

estive a ler que as Ampularias podem passar os 10 cm!!!!!!

 

fantastico, agora prefiro "caracois" a camarões. sao mais compativeis para comunitarios.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, as ampulárias não depositam cachos de ovos fora de àgua?

 

Viva!

 

Sim as ampulárias depositam os ovos fora de água. Assim é muito fácil de controlar a população delas no aqua. Já o mesmo não se passa com outras espécies de caraóis que depositam os ovos dentro de água.

 

Para manter e reproduzi-las é necessário um aqua fechado senão corre-se o risco de elas irem passear para fora do aqua...

 

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais