Filtro Externo ou Bomba Submersa?


Recommended Posts

Boa tarde, amigo portugueses. Recorro à vossa sabedoria para me auxiliar nessa questão.

 

Possuo um aquário de dimensões 80X40X30 (96 litros, creio) e tenho apenas filtro biológico e bomba submersa

funcionando nele. Além disso, a cada duas semanas faço trocas parciais de água, em torno de 30% do volume útil.

Tenho aquários há uns oito anos e nunca utilizei filtro externo.

É realmente necessário para um aquário dessas dimensões? Faz tanta diferença assim?

Sendo necessário, ele consome muito mais energia do que um sistema simples de bomba submersa?

 

Descumpem pelo bombardeio de questionamentos, mas gostei tanto desse fórum e tenho tanta vontade de

aprimorar a qualidade/praticidade do meu aquário que venho pedir ajuda.

 

Agradeço desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveste problemas ate agora (e se ja passou muito tempo) não vejo o problema.

 

O pessoal gosta dos filtros externos porque têm muito mais volume de materias filtrantes, o que limpa melhor a agua, não é só o caudal que que interessa. Se passares 10x a mesma agua por 1L de materias filtrantes se calhar nao é igual a passar 5x por 2 ou 3L de materias filtrantes. A cada passagem a agua fica muito mais limpa, devido ao maior volume.

Outra vantagem é o aspecto no aquario, não ficas com nada quadrado la dentro, ficas só com 2 tubos.

 

Mas se te dás bem com o sistema que tens não ha problema algum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Orionte!

 

Mas com o filtro externo eu também preciso fazer trocas parciais de água

freqüentemente? Ou nem preciso? Pode ser muito mais prático se não tiver necessidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum

 

O filtro externo devido à sua dimensão e quantidade de material filtrante que podes utilizar permite uma maior distanciamento na manutenção do aqua, mas tens sempre que fazer a substituição de alguma agua, tanto como a que evapora, como a que se perde a limpar o fundo do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas!

 

 

Mas e quanto ao consumo de energia? Alguém sabe se dá muita diferença entre um e outro sistema?

 

 

(Tens razão, Mindgirl, às vezes quando não consigo fazer as TPAs no tempo correto o aquário fica com

um cheiro de peixe mesmo. (Hehehe) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas marcas poderás sempre ver o consumo energético dos filtros, que hoje em dia, pela preocupação no consumo energético já existem boas opções, no entanto tem em mente esta simples regras:

Se faz circular mais água então tem um consumo maior.

 

Mas penso que com uma verificação a várias marcas, com certeza que terás uma ideia do consumo dos mesmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.