Mais uma vez dúvidas...tá dificil de arrancar!


lilah_cullen

Recommended Posts

Olá Pessoal!

 

Mais uma vez cá venho recorrer à vossa preciosa ajuda! No inicio, já sabem...

 

Bem, tenho o aqua (54L) há quase um mês, há uma semana atrás fiz a 1ª TPA (10L) e ontem voltei a fazer outra TPA (5L). O problema é que mesmo assim continuo com nitratos a 50, amónia a 0,6...

Entretanto ontem à noite ofereceram-me os meus primeiros peixes (1 guppy macho e 1 guppy fêmea). A guppy fêmea já é grandota e só já dentro do aqua, reparei que ela tem um género de um "rasgo" de lado... Não consigo perceber se pode ser um fungo, ou uma ferida... Apenas se vê com a luz tipo um risco branco mais saliente de lado... Contudo, ela está super activa e não demonstra qualquer sinal de doença...

Aconselharam-me a colocar na água umas gotas que se chamam Esha 2000...

 

1 - Como reduzo os nitratos e amónia? mais TPA's? é q tenho receio de também poder prejudicar o nível de bactérias...

2 - O que poderá ter a guppy? Será fungo? como é grandota será q teve já alguma vez teve filhotes e ficou sequela? será ferida?

3 - Tenho um filtro ELITE 400L/h, e os guppies vêm-se aflitos com a correnteza, será que lhes pode fazer mal?

4 - Estava a pensar este fim-de-semana comprar um peixinho de fundo, mas agora tou receio porque não sei quanto tempo tenho de esperar uma vez que puz ontem os guppies e como a fêmea está com aquilo...

 

Desculpem tanta questão, mas se poderem ajudar fico mesmo agradecida!

 

Edit - Aqui fica o SETUP:

 

Medidas: 60 X 30 X 30

Filtro: ELITE 400L/H - é composto (se não me engano) por rocha vulcânica partida, lã filtrante e esponja

Termostato: ELITE 100W

Iluminação: 15W

Hardscape: Areia branca + Tronco e faltam ainda inserir umas pedras

Flora: Acho que é uma anúbia nana + Hemianthus qualquer coisa (foram podadas de outras e oferecidas)

Editado por lilah_cullen
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, viva!

 

bem-vinda :oops:

 

Olá Pessoal!

 

Mais uma vez cá venho recorrer à vossa preciosa ajuda! No inicio, já sabem...

 

Bem, tenho o aqua (54L) há quase um mês, há uma semana atrás fiz a 1ª TPA (10L) e ontem voltei a fazer outra TPA (5L). O problema é que mesmo assim continuo com nitratos a 50, amónia a 0,6...

Entretanto ontem à noite ofereceram-me os meus primeiros peixes (1 guppy macho e 1 guppy fêmea). A guppy fêmea já é grandota e só já dentro do aqua, reparei que ela tem um género de um "rasgo" de lado... Não consigo perceber se pode ser um fungo, ou uma ferida... Apenas se vê com a luz tipo um risco branco mais saliente de lado... Contudo, ela está super activa e não demonstra qualquer sinal de doença...

Aconselharam-me a colocar na água umas gotas que se chamam Esha 2000...

 

O Esha 2000 é uma boa solução, mas se não quiseres gastar tanto dinheiro, compra em qq farmácia o Protovit. É um multivitamínico utilizado para as criançãs e tem todas as vitaminas essenciais aos peixes. Umas gotas deste produto juntamente com a alimentação, durante uma semana, faz maravilhas aos teus peixes, e para além disso eles adoram o sabor...

 

1 - Como reduzo os nitratos e amónia? mais TPA's? é q tenho receio de também poder prejudicar o nível de bactérias...

 

Já fizeste todos os testes à água? pH? temp? amónia? nitratos? dureza? seria util se colocares aqui esses valores pra tentar perceber o problema. o teu aqua ainda é relativamente recente, por isso tb tem que se dar tempo para uma ciclagem completa, mínimo 1 mês. As TPA´s são muito importantes para controlar esses parâmetros. Uma TPA de 2 em 2 semanas, de aproximadamente 40% deve resolver isso, mas convém controlar os níveis e não falhar na realização das TPA.

Tb convém analisar a água de origem que utilizas para por no aqua. anti-cloro colocaste?

 

2 - O que poderá ter a guppy? Será fungo? como é grandota será q teve já alguma vez teve filhotes e ficou sequela? será ferida?

 

Possivelmente a tua guppy pode ter sofrido uma agressão e deixou essa marca, ou até mesmo um fungo como dizes. mas se está activa e a comer não deve haver motivo de grande preocupação. Mantem-na debaixo de olho e vê como evolui.

 

3 - Tenho um filtro ELITE 400L/h, e os guppies vêm-se aflitos com a correnteza, será que lhes pode fazer mal?

 

A corrente forte não é propriamente um problema. Depende da espécie de peixe que tens, contudo podes tentar arranjar maneira de controlar o caudal. Se o filtro não tiver um regulador, tenta criar um de forma natural...pedras e plantas ajudam nessa tarefa. Já agora qual é o teu setup?

 

4 - Estava a pensar este fim-de-semana comprar um peixinho de fundo, mas agora tou receio porque não sei quanto tempo tenho de esperar uma vez que puz ontem os guppies e como a fêmea está com aquilo...

 

Pois de facto não convém adicionar mais habitantes ao teu aqua enquanto não perceberes o que se passa. Se houver algum problema com a água ou um fungo indesejado, isso pode pôr em risco os teus amiguinhos...calma! tens tempo de tornar esse aqua mais habitado.

 

Desculpem tanta questão, mas se poderem ajudar fico mesmo agradecida!

[/quot

 

Qq coisa apita. Boa aquariofilia :)

 

Cps,

 

Michael

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lilah, o que podes e deves fazer é mais tpas, mas não tantas de uma vez stressas um pouco os peixes, quanto ao filtro se notas, que os teus peixinhos nadam muito e fazem força, para ficar longe do filtro, então aconselho-te a regulares a potência, pois eles podem acabar por se cansar, acabando por morrer,

 

Se está preoucupada com as bactérias nitrificantes podes adicionar Sera nitrivec directamente no filtro.

 

Mas sim, rasgos nas barbatanas sao sinal de doença, e penso que acertas-te no medicamento, mas espera por mais opiniões. :oops:

 

Faz tpas de semana a semana 1/3 do do total de litros que o teu aquário leva.

 

E já agora mostra uma foto do teu aquário.

 

E o setup dele :)

Editado por mindgirl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei o Setup no post inicial... a foto tiro uma actualizada quando chegar a casa.

 

Os parâmetros são (após TPA ontem) tal como disse:

nitratos = 50

amónia = 0,6

Ph = entre 7,2 e 7,5

 

Preocupa-me ter feito TPA ontem de 5L e ainda ter estes valores, secalhar hoje arrisco mais 5L?

 

Quanto ao filtro, acham que 400L/H para um aqua de 54L é muito? Penso que a força já está no mínimo!

 

Quanto à guppy, o rasgo não é nas barbatanas, é mesmo no corpo, nem sei se é bem o rasgo, com a luz só vejo um traço branco que parece saliente... contudo, por enquanto ela está normalissima, nada e come como se nada tivesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

convinha também fazeres o teste dos nitritos, mas a julgar pelos teus resultados dos testes o ciclo ainda n finalizou visto teres uma significativa quantidade de amónia, logo, n convinha adicionares mais peixes para ja.

 

 

tenta fazer também testes à agua da tua companhia/poço à saída da torneira.

 

 

Quanto à guppie, se calhar fez alguma cesariana :busted_red:

 

brincadeira à parte, tenta fazer o tratamento q te indicarem em cima e boa sorte :rolleyes:

------> Zumba no penico <------

aqua_peq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lilah a questão é quantos peixes têm esse rasgo na barbatana?

 

Sim o filtro tem potência, que sobra e basta. :rolleyes:

 

É preferível fazer uma tpa grande 20 litros , 30 do que andares a fazer todos os dias, isso usa-se mais para as espécies mais exigentes, que é o caso das minhas. :rolleyes:.

 

O teu guppy até pode-se ter ferido nalgum sítio, mas até pode ser doença, é complicado dizer-te sem uma foto. :busted_red:

 

Quanto à guppy mantém o olho aberto. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mindgirl levantou uma questao importante.... o rasgo na barbatana. pode ter sido ratada por outro peixe (nao é muito grave), mas pode ser uma doença!

 

eu, hoje, em casos de emergencia, teoria pessoal, faço TPAs 15%. em casos de emergencia comprovada faço outra no mesmo dia espaçada no tempo. Se necessaria ainda mais outra, acabando assim por trocar no mesmo dia 45% da água, mas com todo o cuidado para perturbar os peixes ao minimo.

 

em relação à estabilização das colonias de bacterias necessarias para o ciclo. as TPAs podem atrasar o ciclo, não sei se isto é realmente comprovado, mas é uma teoria com alguma logica nos aquarios muito novos, onde a quantidade de bacterias é pouco significativa, nos aquários maturados já não tem logica nenhuma.

 

Devemos sempre fazer as TPAs se os peixes o exigem. O atraso não será significativo, a maioria das bacterias não estão suspensas na água, estão sim alojadas no filtro e no areao, nos vidros também pode estar uma colonia. o essencial mesmo é não lavar o filtro nesse entretanto. E, as lavagens devem ser leves, espaçadas, e com água de aquario apenas. Eu sou apologista que não se deve usar aspirador de areao, sinfonagem sim, mas afastada do areao.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, com a colocação do ESHA2000 a guppy apresenta após 4 dias melhoras visiveis.

 

O que me continua a preocupar são os parâmetros do meu aqua.

 

Realizei hoje novamente testes e continuo a ter:

Ph 7,5

Amónia 0,2

Nitritos 0,5

Nitratos 50

 

Isto apesar de estar a fazer testes e respectivas TPA's de cerca de 10% de 3 em 3 dias...

 

Questões que continuam...

1 - o ph da água saida da torneira é de 7,2 e no aqua tenho um tronco. nao era suposto o ph baixar e nao aumentar?!

2 - tenho rocha vulcanica "granulada" no filtro e li algures q aumenta o ph, poderá ter alguma coisa a ver?

3 - qual poderá ser o motivo de permanecer amónia, nitritos, e valores elevados de nitratos?

4 - tenho o aqua vai fazer um mês a trabalhar, penso q está na altura de lavar o filtro... irei prejudicar ainda mais o nivel de bacterias (mesmo sabendo q se lava com agua do aqua) e consequentemente os parametros da agua?

 

Parece q nunca mais estabiliza o aqua! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lilah como fazes as tpas?

 

E a temperatura?

 

Ph 7,5 é muito alto. Baixa com Turfa Líquida, ou se tiveres plantas e troncos usa uma garrafa de C02.

 

Até 7,4 na minha opinião é mesmo o limite.

 

Recomendo um Ph de 7,0 se conseguires.

 

Passa para tpas diárias de 5%. :)

Editado por mindgirl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, a não ser que continues a fazer sempre TPAs com agua engarrafada...

 

o melhor mesmo é um sistema de CO2... vê na secção de DIY, tens la uns exemplos faceis e baratos de fazer e mesmo que não queiras algo "rudimentar" (mas que funciona perfeitamente!) sempre serve como teste...

------> Zumba no penico <------

aqua_peq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.