Por onde começar ?


vitormelo14

Recommended Posts

Em primeiro lugar Bom Dia!

Tenho 14 anos e estou a pensar em dedicar um pouco do meu tempo livre para aquariofilia.

Não sei por onde começar por isso decidi abrir este tópico.

Eu sei que preciso de um aquário mas não sei qual comprar , queria um barato , e que desse para ter á volta de 10 peixes pois queria fazes criação :twisted:

Sei que também necessito de filtros , motores etc. por isso també m é que decidi abrir este tópico pois não sei do que necessito para ter um bom aquário.

Eu tive a ver alguns peixes e decidi se for possível no mesmo aquário ( pois existem vários , agua fria , quente etc) ter um "casal" de Bettas e um "casal" de peixes-palhaço.

Gostaria que me ajudassem na escolhan de um aquário e sobre filtros , motores etc. não queria que fosse muito caro se for possível.

 

Aguardo respostas.

 

 

Cumprimentos

2hwhdx.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola , antes de mais nada bem vindo. Em relação ás tuas perguntas e uma vez que nao percebes mesmo nada de aquariofilia, o que te aconselho é a perderes umas horas a leres os varios topicos do forum, porque aqui tens respostas a todas as tuas duvidas. Porque em 1º lugar para o tamanho do aquario tens que saber em que sitio o vais colocar, e depois de saberes o tamanho do aquario ja vais ter as respostas para o tamanho do filtro, iluminação etc. Depois ja podes passar ao tipo de peixes que qures ter. Porque aí está muita confusão, porque falaste em bettas e peixes palhaço, ou seja o betta é de agua doce e o peixe palhaço é de agua salgada, portanto nunca os vais ter juntos no mesmo aquario. Por isso o melhor é leres muito para tu proprio definires o que que queres. Depois terás toda a ajuda que o pessoal do forum te vai dar. Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo, eu já vi vários aquários que já trazem acho que é filtros comida etc.

será que serve ?

 

Já agora sabes algum link de aquários para venda , filtros , peixes etc ??

 

 

Olá novamente: é assim: se fores aos hipers tens lá aquarios em kit que ja trazem tudo, filtro, iluminação, bomba de ar etc.

 

Em relação ás vendas nada melhor que ver aqui no forum o topico de vendas, que normalmente sao coisas em 2ª mão mas têm qualidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo, eu já vi vários aquários que já trazem acho que é filtros comida etc.

será que serve ?

 

Já agora sabes algum link de aquários para venda , filtros , peixes etc ??

 

 

Olha exprimenta nos classificados aqui do forum... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=117 , este e o link dos classificados aqui do forum...

encontras aquarios a bons preços...

tambem la tenho o meu a venda...

Tem 45cm©,37(l) e 35(a)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vindo,

 

Bem pelos vistos já andas a ver aquários, penso que te estas a referir aos aquários que encontras nos hipermercados, que já trazem umas coisas parecidas com filtros e luzes, etcc..

 

Na minha opinião não vás por ai, vais ficar mal servido normalmente esse material que vem com esses aquários é para deitar fora, não serve para nada, mas é só a minha opinião.

 

Tentar ler tudo que te aparece no forum como já foi dito, tem muita ajuda lá, eu próprio comecei assim.

 

Uma outra ajuda é ires à secção de FOTOS e VIDEOS e verificares o tipo de Setup que os aquários lá apresentam, assim ficas com uma ideia do material que possas precisar.

 

Uma outra dica e uma vez que não tens nada é veres os classificados do forum aparecem lá muito bons negócios.

 

Nunca te precipites tenta fazer as coisas com calma, as vezes não é fácil a vontade é muita, mas vais ver que se consegue melhores resultados se planeares bem as coisas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vindo,

 

Bem pelos vistos já andas a ver aquários, penso que te estas a referir aos aquários que encontras nos hipermercados, que já trazem umas coisas parecidas com filtros e luzes, etcc..

 

Na minha opinião não vás por ai, vais ficar mal servido normalmente esse material que vem com esses aquários é para deitar fora, não serve para nada, mas é só a minha opinião.

 

Tentar ler tudo que te aparece no forum como já foi dito, tem muita ajuda lá, eu próprio comecei assim.

 

Uma outra ajuda é ires à secção de FOTOS e VIDEOS e verificares o tipo de Setup que os aquários lá apresentam, assim ficas com uma ideia do material que possas precisar.

 

Uma outra dica e uma vez que não tens nada é veres os classificados do forum aparecem lá muito bons negócios.

 

Nunca te precipites tenta fazer as coisas com calma, as vezes não é fácil a vontade é muita, mas vais ver que se consegue melhores resultados se planeares bem as coisas.

 

Cumprimentos

 

 

Concordo inteiramente.

 

So mais uma achega. Mesmo no inicio deste topico está um manual para principiantes. Começa por aí

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal já vi os classificados e já mandei umas MP's :oops: Agora aguardo as respostas desses membros :)

 

Ora bem mais dicas para o teu inicio:

 

Escolha de aquário:

 

Se for possível não escolhas um aquário de poucos litros, o ideal seria uma coisa a rondar os 100 lts. assim vais ter sempre alguma hipótese de evolução.

 

Escolha de Filtro:

 

O filtro deve ser externo e deve ter um caudal 4 a 5 vezes o volume do aquário ou seja por ex: aquário de 100 lts o filtro deve ter um caudal de 500lts/hora.

 

Escolha da Luz:

 

Como estas no inicio e não vais partir logo para um verdadeiro plantado deves tentar conseguir uma relação na ordem dos 0.5W/lts se conseguires superior tanto melhor no máximo 1w/lts.

 

 

Escolha de termostato:

 

Este deve ter tantos W como litros tem o aquário.

 

 

Assim ficas com uma ideia de o equipamento essencial a comprar.

 

 

Cumprimentos,

Editado por CarlosSainz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não recomendo de forma alguma a compra de aquario com menos de 60 cm de comprimento. evita aquarios com menos que isso, não dão para pores lá a maioria dos peixes, a longo prazo. enquanto que com 60 cm já há muitas opções de peixes. menos que isso as opções praticamente não existem. 60 cm é a dimensao que te garante aquariofilia em condições, com os peixes com comportamento mais natural e a possibilidade de fazeres um aquario comunitário que é um aquario com algumas especies (cardume, peixe de fundo, casal de ciclideos, peixe que limpa vidros, camarão madeira, ampularias), plantas, etc. e menos stress no que toca a qualidade de água, oxigenação e ciclo (tratamento natural de fezes).

 

Não gastes dinheiro em aquarios que não preenchem os requisitos basicos. Pode-te parecer que um aquario menor é grande, mas isso é só nos primeiros meses, depois vais-te querer ver livre do aquario. Há aquarios baratos à venda, nao precisa que tenha iluminação, podes colocar iluminação mais tarde.

 

para aquarios com menos de 60 cm, podes usá-los para colocar camarões e ampularias (buzios).

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não recomendo de forma alguma a compra de aquario com menos de 60 cm de comprimento. evita aquarios com menos que isso, não dão para pores lá a maioria dos peixes, a longo prazo. enquanto que com 60 cm já há muitas opções de peixes. menos que isso as opções praticamente não existem. 60 cm é a dimensao que te garante aquariofilia em condições, com os peixes com comportamento mais natural e a possibilidade de fazeres um aquario comunitário que é um aquario com algumas especies (cardume, peixe de fundo, casal de ciclideos, peixe que limpa vidros, camarão madeira, ampularias), plantas, etc. e menos stress no que toca a qualidade de água, oxigenação e ciclo (tratamento natural de fezes).

 

Não gastes dinheiro em aquarios que não preenchem os requisitos basicos. Pode-te parecer que um aquario menor é grande, mas isso é só nos primeiros meses, depois vais-te querer ver livre do aquario. Há aquarios baratos à venda, nao precisa que tenha iluminação, podes colocar iluminação mais tarde.

 

para aquarios com menos de 60 cm, podes usá-los para colocar camarões e ampularias (buzios).

Não estou a perceber "menos que isso as opções praticamente não pores lá a mairoria dos peixes, a longo prazo."

Editado por vitormelo14
2hwhdx.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero dizer que os peixes crescem e precisam de espaço. Só devemos ter aquarios que garantam que o peixe possa ali viver toda a sua vida. os aquarios menores permite-te ter peixes por um periodo limitado de tempo, normalmente curto, tens que comprar um maior logo a seguir. comprares logo um de 60 de comprimento, garante-te nao teres mais prejuizo no futuro, excepto se queres novas espécies

 

por exemplo, tenho aqui uma lista de peixes que tenho no meu aquario e na frente os cms minimos que o aquario deve ter para ter lá o peixe por toda a sua vida.

aquariomin.jpg

 

dos que eu tenho num aquario de 40 cm, apenas te permite ter cobrinhas kuhli e caracois/caramujos

 

já se tivesses um aquario com 60 cm poderias ter otos, barbos tigre, camarao madeira e ancistrus. Isto neste exemplo, porque a lista é bem maior. Há peixes para 40cm, mas sao poucos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha quanto é que davas por um dessa dimensão ?

estão à venda por 99 euros agora (com tudo, incluindo luz T5) da JEBO, deve ser chines. Mas por um desses o preço comum era de 129 euros (aquapor) com filtro rafeiro chines, termoestato... Preço de venda ao publico.

 

logo compraia o aquario por menos de 99 euros... o filtro é diferente, se te vende o filtro, ve for tetratec, fluval ou eheim ou outros assim, se for um chines, nao des nada por ele. esta ja incluido no preço do aquario.

 

o aquario pela dimensao vale sim a pena, mas se nao tiver equipamento, o preço deve ser mais baixo

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.