Recommended Posts

Publicado

Ola a todos

Há dois dias montei o meu primeiro reef, só que ao colocar a RV, fiquei com a água bastante turva de um pó amarelado, tanto que nem consegui por as pedras como queria, no dia seguinte a água estava limpa, mas quando fui mexer nas pedras como é evidente ficou turva novamente, o notei é que algumas pedras estão, sei lá, como que a desfazer-se provocando ainda mais este tal pó amarelado, será que a RV que comprei não estava em condições ou é mesmo assim.

Já agora mais uma pergunta as bombas de circulação devem ou não mandar oxigénio para dentro do aqua?

Tenho que fazer alguma coisa? Ou só tenho que esperar?

O aqua leva 120l, e tenho um escumador para 400l, iluminação 4 PC - 2 de 18w e 2 de 36w

Obrigado por qualquer esclarecimento

Publicado:

Ola',

Provavelmente essa rocha estava com vários detritos ou sedimentos agarrados que quando entraram em contacto com a agua se foram desprendendo da rocha viva.

Convem veres se a rocha viva está ou nao curada, se contem esponjas mortas ou restos de corais mortos, se cheira a algo podre ou não, se for esse o caso, eu retirava as rochas e com uma espátula tentava remover o máximo de tecido morto que conseguisse ver e inspecionava a rocha tanto a nivel visual como a nivel olfactivo em busca de algo que estivesse podre na rocha.

Para retirares essa agua turva usa por uns dias um filtro para fazeres uma filtracao mecanica e retirares esse amarelado.

As bombas nao devem provocar bolhas de ar, devem apenas servir para agitar a agua à superficie e assim provocar as trocas gasosas e para nao haver zonas do aquario sem movimentacao, onde facilmente se iriam depositar restos de comida, detritos, etc.

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net