Iniciação


BrunoSilva13

Recommended Posts

Boas pessoal, o meu nome é Bruno Silva, inscrevi me ontem no fórum e venho fazer a minha apresentação e deixar as minhas dúvidas. Começando, sou de Almeirim, mesmo ao lado de Santarém, tenho 22 anos, e há uns tempos para cá que ando a pensar em ter um aquário com alguns peixes, mas como não gosto de me aventurar nas coisas de qualquer maneira, decidi pesquisar um pouco, e já vi que ter um aquário não é só compra lo, por lá água e os peixes.

Sou completamente inexperiente nesta área, :transport027: e espero contar com a vossa ajuda, para decidir o que melhor fazer para poder ter um aquário em condições. Já tomei algumas decisões, como por exemplo, que estou o aquário que quero vai ser de água quente, grande, e de preferência eu comprar os vidros e construí-lo, em relação aos peixes que vou ter, plantas, filtros, termostatos, e tudo o que se possa incluir num aquário, conto com vocês para me darem algumas dicas. Já li algo sobre os guppy's, e parece me um bom peixe para começar, mas gostava de saber mais a nível das diferentes comidas que falam aqui, como as larvas, onde as arranjar, etc. Tudo o que acharem relevante que eu deva saber para uma iniciação segura, agradeço desde já. Obrigado. #musica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo Bruno!

 

Parece que somos vizinhos, eu sou de Santarém.

 

Antes de tudo lê o seguinte:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

O que não perceberes diz que esclarecemos.

 

Os guppys são de facto um bom peixe para iniciantes, mas não quer dizer que tenhas que começar por ai.

Aconselho a ver as varias especies de peixes e escolhe aquela que mais aprecias...

 

Parece-me muito bem fazeres tu o aquario, vais poupar muito dinheirinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha lido ontem, mas como deves calcular ainda tenho algumas dúvidas, principalmente ao nível de criar condições no aquário antes de introduzir os peixes, algumas dicas de montagem do aquário, que filtro devo comprar, a minha ideia era encontrar me com alguém já experiente no assunto, e falar sobre isto, ver um aquário já montado, saber como funciona a parte das plantas, os prós e contras, alguém aqui próximo de mim, que esteja disponível para me dar umas explicações e umas dicas, isso seria excelente. Tou a pensar em comprar os vidros para fazer o aquário no final do mês, alguém aqui que já tenha construído o seu próprio aquário, se poder dar alguma ajuda, agradeço, tenho mais ou menos a noção de como se faz, mas nunca o fiz, e na minha opinião a prática é muito mais importante que a teoria. Em relação ao tipo de peixes e plantas para o aquário, foi pesquisar mais um pouco e ver o que descubro. A nível das comidas é que não faço a mínima ideia do que falam sobre larvas e assim, a única comida que conheço, é penso eu, aquela a que chamam flocos. Quem puder ajudar, agradeço desde já. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou expert no assunto mas já montei vários aquarios para mim e para amigos, se quiseres posso esclarecer-te e ajudar a montar o teu aqua.

Tenho um de 60ltr e um recente de 30 litros. Mas cuido também de outros...

já desde o verão que me tenho vindo a preparar para montar um aquario de 200 e tal litros em que quase tudo foi feito por mim (Iluminação, aquario, móvel, co2).

Só me falta arranjar a pedra e o filtro...

 

A comida é o mais fácil, além de estar disponivel em qualquer hiper ou loja de animais, podes tambem criar larvas muito facilmente. Não te preocupes com isso...

A base são os flocos, depois convém variar em alguns dias, por exemplo, alimentá-los com larva mosquiteira viva uma vez por semana. Mas claro está, tudo isto depende da especie em questão.

 

Mas para te poder ajudar tenho que saber o que pretendes; qual o tamanho do aquario, as especies que queres introduzir, que substrato vais usar, etc...

 

Mas aconselho-te a pedir na vidreira que te façam o aquario, para quem não sabe acho que não vale a pena arriscar.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou expert no assunto mas já montei vários aquarios para mim e para amigos, se quiseres posso esclarecer-te e ajudar a montar o teu aqua.

 

Mas para te poder ajudar tenho que saber o que pretendes; qual o tamanho do aquario, as especies que queres introduzir, que substrato vais usar, etc...

 

Mas aconselho-te a pedir na vidreira que te façam o aquario, para quem não sabe acho que não vale a pena arriscar.

 

Isso era excelente ajudares me a montar o aqua, ainda te pagava o almoço, ou jantar, como quisesses, em relação ao tipo de peixes e plantas e substrato, ando a ler sobre isso, temos que combinar ir beber um café para falar um pouco sobre o assunto e dares me uma dica na área das plantas e substratos que é o que menos sei. Obrigado pela disponibilidade. :sorry:

 

Que filtro me aconselham a comprar, interior ou exterior, tou a pensar num aquário entre os 60 e os 100 ltrs, estou a pensar colocar umas plantas mas nada de muito complicado agora ao início, aí 50w ou 100w de luz.

Agora tenho até ao fim do mês para me decidir o que por no aquário, pois no fim do mês vou mandar cortar os vidros e fazê lo, de preferencia com ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim é na boa, é só combinar....

 

Mas como te tinha dito anteriormente não te podemos ajudar muito sem saber de quantos litros estamos a falar. Podemos apenas dar palpites.

O filtro exterior é sempre a melhor opção, mas para um aquario de 60 litros é a opção mais cara.

A iluminação depende claro está de quantos litros vai levar.

 

O meu conselho é o seguinte, fazer tudo de inicio como deve ser e bem estudado. Nem que esperes uns bons meses tal como eu.

Senão vais sempre andar em remodelações no aquario e a gastar dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, amanhã vou ver o preço dos vidros, mas o aqua vai ter mais ou menos 1m de comprimento, 45cm de largura e de altura tanto me faz, digam me a vossa opinião, 60cm?? Em relação à tampa do aqua, como faço, é necessário, não é, tento arranjar uma já com sítio para colocar a lâmpada. Quanto custa um filtro exterior para estas medidas de aquário que falei, mas que seja um bom filtro. Em relação ao café, por mim ou hoje ou então só ao fim de semana, pois ando a estudar de noite e amanhã já tenho aulas outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que 60cm está muito bom.

Com essas medidas ficas com um aquario de 270 litros. O filtro externo para esse aquario numa loja vai dos 100 aos 200eur. Mas arranja-se a 60 eur da melhor marca que existe.

A tampa depende, eu pessoalmente gosto porque evita os peixes saltarem e da evaporação... Mas há quem não utilize. colocam apenas a calha de iluminação suspensa.

 

Eu hoje tenho uma reunião ás 21hr, só se quiseres falar depois da reunião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me estava a esquecer duma coisa!

Então e qual é a grossura de vidro que vais utilizar?

O recomendado é de 8 a 10mm. A grossura tem relevancia directa no preço. Há também quem aconselhe a usar travamento...

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me estava a esquecer duma coisa!

Então e qual é a grossura de vidro que vais utilizar?

O recomendado é de 8 a 10mm. A grossura tem relevancia directa no preço. Há também quem aconselhe a usar travamento...

 

Amanhã é que vou ver dos vidros, depois logo vejo os preços e escolho, travamento :x

Em relação aos 270 ltrs que dizes que o aqua fica a levar, se calhar é um bocado exagerado digo isto porque já consegui arranjar um termostato de 200w da thermal compact, sinceramente não sei se é bom ou se não presta mas também foi me emprestado. Por mim pode ser depois da reunião, tu é que sabes se já é muito tarde ou não, vou te mandar PM com o meu Tlm, depois diz algo quando puderes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.