Discos doentes (com fotos) - Ajuda


Reis

Recommended Posts

Alguém sabe dizer-me que doença é esta e o tratamento apropriado?

Estes discos estavam num aquário comunitário. a água tinha os seguintes parametros:

PH=6.8

GH= 3 ou 4º

amónia=0

Nitritos=0

nitratos=0

Fosfatos=5mg/l

temp.=28º

 

Até ontem estavam todos bem. Hoje quando cheguei a casa deparei-me com este cenário.

Neste momento coloquei-os num aqua á parte sozinhos, com a temp. a 31º e aguardo algum conselho sobre o tipo de medicação a efectuar pois não queria medicar á toa sem saber exactamente do que se trata.

Aguardo Ajuda.

 

Pic_556_4.jpg

 

Pic_556_5.jpg

 

Pic_556_6.jpg

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mau aspecto reis.

Os diagnosticos diferenciais podem ser infecção bacteriana tipo Columnaris ( introduziste algum peixe novo , fizeste alguma mudança de água, tens limpo os filtros mecânicos, tens uma boa oxigenação da àgua ?)ou uma infecção parasitária externa ( tipo Ichthyobodo antigamente conhecido por Costia, Trichodina , Chilodonella ou Gyrodactilus -vermes da pele, e neste caso acontece em aquarios sobrepopulados, com má qualidade de água ; os peixes coçam-se?)

 

Trata o mais depressa possivel com uma combinação de formalina e verde malaquite e bactopur direct combinados. se tiveres formalina dá-lhes já um banho de meia hora numa concentração de 2,5 ml por 10 litros de água . E depois coloca-os no aquario de tratamento com uma concentração de 2,5 ml mas por 100 litros de água . aumenta a oxigenação quando trats com formalina. Se tiveres a combinação de formalina + verde malaquite melhor.

quanto mais rápido for o tratamento maior as probabilidades de sucesso . Usa conjuntamente o Bactopur direct.

Boa sorte

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Mário

Seria bom compartilhares os teus conhecimentos com todos nós membros do forúm porque todos gostamos de aprender novos tratamentos e escutar outras opiniões .Claro se estiveres disposto a partilhar essas informações.Para isso estamos neste forúm.

Obrigado desde já pela ajuda que possas dar.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

introduziste algum peixe novo , fizeste alguma mudança de água, tens limpo os filtros mecânicos, tens uma boa oxigenação da àgua?
Como tenho muitas plantas não faço oxigenação da água. O filtro exterior costumo limpá-lo uma vez por mês. Mas nestes últimos dias introduzi alguns peixes novos (discos, estes que estão doentes e outros) no aquário. Não noto que os peixes se cocem.

ontem deixei apenas os peixes numa aqua á parte com a temperatura a 31º. Hoje de manhã vi que a água estava turva e os peixes continuavam na mesma. Como o único medicamento que tinha em casa era Myxazin (bactericida, julgo que idêntico ao Sera Bactopur), administrei-o na dose recomendada (1 gota para 2l de água). Hoje vou ver se arranjo Formol. Verde Malaquite já em tempos tentei arranjar, mas não consegui.

Rui, como devo administrar o Formol em conjunto com o bactericida? Um dia cada um? Com mudas de água pelo meio? Ou os dois ao mesmo tempo?

Como já administrei hoje o Myxazin, posso continuar a fazer o tratamento com ele ou será melhor aplicar o Sera Bactopur?

Quanto ao aquário onde tinha os discos estes discos (comunitário com muitas plantas), ainda lá tenho mais discos e outros peixes, inclusivé ramirezis (sensiveis), e á exepção de dois otocinclus que morreram ontem com a barriga um pouco inchada, os restantes peixes não apresentam nenhum sintoma de doença. Será melhor aplicar algum tratamento neste aqua ou umas mudas de água serão suficientes?

 

se quiseres podes ligar-me ...

 

Também acho que seria melhor colocar a informação aqui, assim além de mim, mais pessoas poderiam aprender a tratar estes problemas. Mas se tal não for possível assim que tiver um tempinho dou um telefonema, (toda a ajuda é bem-vinda).

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião parece ser de fenitivamente um problema bacteriano. acho que devias de medir o O2 dissolvido. O myxazin é à base de azul de metileno . O Bactoprur direct é Nifurpinol ,um antibiotico e muito mais eficaz contra bacterias. O myxazin estoira o filtro biologicop rapidamente. Tens que fazer mudas de água. No meu entender a melhor maneira de aplicar o formol é em banhos de meia hora como te disse .Podes fazê-lo num balde de 10 litrs com àgua do aquário ecom uma pedra difusora na dose referida.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Olá Reis.

Olha, na mainha opinião devias passar já a um antibiótico como falou o Rui.

Se não encontrares da Sera há tb da JBL com Nifurpirinol.

Se fosse protozoários, com o azul de metileno deveriam ter melhorado um pouco... embora não seja o mais eficaz contra protozos.

O facto dos octos terem morrido tb leva a pensar que seja um ataque bacteriano.

Faz TPA´s no aqua principal. Não deixes a temperatura baixar!

 

PS: O myxazim Já contem Formalina :D

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

infelizmente os 4 discos que estava a tratar morreram todos :( .

Ontem compre formol e Sera Bactopur direct, e quando cheguei a casa dei-lhes um banho de meia hora em 5L de água com 1,25ml de formol. De seguida coloquei-os num aqua com 25l e meio comprimido de bactopur.

Depois do banho ficaram um pouco atordoados (houve um que ficou de lado no fundo do aqua), mas passada uma horinha parecia estarem a recuperar.

Hoje de manhã quando acordei estavam todos mortos :) .

Talvez estivessem já num estado muito avançado da doença.

Aproveitei o banho para meter lá também os discos que ainda tinha no aqua comunitário. Antes do banho aparentavam estar bem, e assim continuam. Comem bem e aparentam estar saudáveis.

A minha preocupação agora é eliminar a doença do aqua comunitário, pois hoje de manhã encontrei mais dois otos mortos com a barriga inchada (a bactéria ainda deve estar lá).

Será suficiente mudas de água todos os dias?

É que nesse aqua tenho muitas plantas e não posso administrar formol nem sera bactopur senão matava-as todas.

Embora não tenha conseguido salvar os peixes, agradeço a ajuda.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi pena.... mas já não é o primeiro tópico acerca de Discos que estão doentes e acabam por morrer,ultimamente tem acontecido bastante, deverá haver alguma causa para isto tudo não ? Qualidade dos discos que andam ai nas lojas??? De alguma coisa é, por já são muitos casos em tão poucos dias, e não acredito que seja maré de azar de todos os membros que já sofreram com discos e infelizmente não para, todos dias é um caso novo :)

 

:(

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Há lojas que podem não ser tão boas em Discus, mas também há lojas mesmo muito boas em discus. Convém o comprador informar-se bem da proveniência dos discos, pois também há diferenças de qualidade de criador para criador.

 

Na maior parte dos casos creio que a origem do problema estará no aquariofilo, pelo menos eu falo por mim. É que os Discus são muito sensíveis e qualquer erro do aquariofilista, que pode não ter grande impacto noutros peixes tem-no nos Discus e as consequências desses erros normalmente só se vêm mais tarde, por vezes tarde de mais.

Falo por experiência própria, e quando penso que já sei alguma coisa descubro que ainda tenho muito mais para aprender.

 

Tal como se costuma dizer, é preciso uma paciência de chinês. :(

O ideal é tentar criar uma rotina (planear e executar) que proporcione um equilíbrio saudável ao nosso aquário e seus habitantes.

 

Cumprimentos,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais