Meu primeiro reef


barardo

Recommended Posts

Boas,

eu devo ser o membro mais recente em adquirir um reef. Eu tenho aquários de agua doce a bastante tempo, e já algum tempo andava a namorar um de agua salgada, comecei adquirir material algum tempo (tudo de uma só vez ate doí =D), apesar de só ter ligado hoje, cada vez tou mais atraído por esta loucura. Espero sinceramente que me ajudem, porque sozinho vou fazer muitas asneiras, eu moro em braga e esta cidade a nível de salgados 0. Quem me tem ajudado e bastante é o membro cesar, e desde de já fica aqui os meus agradecimentos. Vou dizer o material que tenho e mostrar algumas fotos, a qualidade não é a melhor, mas foi a maquina que arranjei. =D

 

 

Setup:

 

Aquário = 100 X 50 X 50

Sump = 72 X 21 X 50 (Medida do armario que fiz)

Escumador= Shim Mao SVP-502 1300 l/h

Bombas Circulaçãp= 1x Sunsun 5000l/h 1x Sunsun 6000l/h

Bomba Returno= 3300l/h Pro Dac

Termostato=1x 300 e 1x 250 Pro Dac

Substracto=16 kg de areia de coral ExtraFina

Rocha Viva = 20 kg Indonésia

Rocha Morta= Pensar adquirir, não sei a quantidade que devo

Sal = 8kg Pro Dac

Iluminação = Diy 4x 39W T5

 

As fotos foram tiradas apos montagem, vai-se notar muito fiarada. Mas isso vai ser tudo melhorado.

 

Fotos:

 

dcam0037.jpg

dcam0039.jpg

 

O aquario tem 2 lados de visibilidade e esta é a parte de tras

 

dcam0036.jpg

 

Com as luzes ligadas do aqua e Sem Flash

 

dcam0038.jpg

 

Sump

 

dcam0040.jpg

 

Visto de Frente

 

dcam0032.jpg

 

Sump do lado esquerdo e aqua do lado direito

 

 

 

Bota criticas nisto =D

 

Agradeço a toda a gente que possa ajudar.

Editado por Jorge Gonçalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei em especial do projecto. Fiquei com a ideia que o aqua tinha duas frentes. Gostava de ver fotos do outro lado.

 

O layout esta giro , se calha afastava a ilha do lado esquerdo um pouco mais. Criando assim um canal engraçado. Caso contrario qdo estiver cheio de corais vais perder o efeito.

 

Reparei em uma das fotos do equipamento que tens parte dos termostatos fora da agua. Nao sei se com esses podes fazer isso, mas no meu caso cozi literalmente os 95% dos meus peixes no plantado, por causa dessa brincadeira. Porque a parte que fica exposta nunca chega a atingir a temp, e nao para de aquecer.

 

De resto gostei

 

 

P.S esquece, ja vi do outro lado sim , heheh

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado B744, fico contente de ver que ta a ficar bem. Por aquilo que vejo, a temperatura esta nos 25 desde quinta feira. o termo desliga.s.

 

Eu vou colocar mais umas fotos, para ver o resto do projecto que isto deu.m uma dor de cabeça enorme. Por exemplo, em braga andei 15 dias atraz de uma passa muros, tive de ser eu a fazer num torneiro. =D Nao gosto daquilo que fiz na entrada de agua do aqua. Nas fotos as ilhas parecem estar juntas :S, mas na realidade n estao.

 

dcam0162.jpg

Uma foto de melhor qualidade

 

dcam0168.jpg

Escumador, o nivel de agua ta bom?

 

dcam0170.jpg

dcam0171.jpg

O passa muros

 

dcam0173.jpg

Mais uma foto visto por tras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HMMMM, reparei que optaste por nao fazer coluna seca e tens o esquema do furo lateral. Por acaso nao teras imenso barulho devido ao tubo de escoamento? Podes resolver isso com um durso que é remedio santo.

 

Pelo que percebi tens o retorno feito por cima, a cair a 90º tipo queda de agua. Se for o caso opta por ter o retorno mais ou menos a linha da agua ou ligeiramente abaixo. Crias alguma corrente extra e tens o beneficio tb de movimentar um pouco a agua a superficie.

 

Quanto ao escumador, se calhar podes tentar elevar o nivel da agua até a " garganta" e depois ir afinando

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De fastoa pedra no claçado é mesmo a agua de returno, mas isso eu vou melhorado, em relaçao aos termo, podia fazer asneiras sem dar conta. :S e se meter ao lado escumador? N percebi essa ideia do durso, o que é isso de durso?

 

Outra coisa que gostava da vossa opniao, em relaçao as bombas de circulaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Barardo,

 

1º Durso. Basicamente é um tubo em forma de "T" como podes ver neste figura Visite meu site , e iras ficar sem o barulho do autocolismo.

 

2ºQuanto a filtraçao na sump, o melhor é nao por mesmo nada. Se quiseres podes por uns sacos de filtraçao bastantes finos na ordem dos 200 microns, esse sistema é muito usado nos US.

 

3º Nao vejo nada de mal em pores o termost ao lado da sump. Convem estar num sitio que tenha boa circulaçao de agua.

 

4º Quanto aos testes, isso é normalissimo nao te assustes. Quer dizer que o ciclo ja se iniciou. Daqui a uns tempos estara normal.

E ainda falta apararecem-te as algas, hahahah :wink: . Nao te preocupes que o tempo tb se ira encarregar disso


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar queria agradecer.t mt B744 , es o unico que m esta acompanhar, e peço.t para n o deixares de o fazer senao vou andar a deriva. Ja ia fazer asneiras, ia fazer uma muda de 50% :S. Pq é o que faço no aquarios de agua doce, e sei que uns n tem nada haver com outros.

 

quando achas que devo colocar a equipa de limpeza? Quando estes valores baixarem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar queria agradecer.t mt B744 , es o unico que m esta acompanhar, e peço.t para n o deixares de o fazer senao vou andar a deriva. Ja ia fazer asneiras, ia fazer uma muda de 50% :S. Pq é o que faço no aquarios de agua doce, e sei que uns n tem nada haver com outros.

 

quando achas que devo colocar a equipa de limpeza? Quando estes valores baixarem?

 

 

Nao tens de que. Nao custa nada. Tb estou nisto da agua salgada e ja dei ( continuo) as minhas patadas como todos. De formas que o pouco que sei e aprendi nao hesito em partilhar.

Tb assim como tu começei com os doces, alias ainda tenho mas as cores do reef foram mais fortes.

 

Quanto a equipa de limpeza aconselhava a esperares mais um pouco. Senao o mais certo é morrerem em poucos dias ( falo por experiencia, heheheh). Espera até os valores começarem a baixar, porque muito provavelmente ainda vao subir mais até atingirem o pico e depois veem a baixo. De formas que se introduzires vivos agora o certo é irem encontrar valores de amónia " pouco saudaveis" .

 

Há quem o faça, propositadamente ( consciente)- introduçao de vivos do aqua- de forma a arrancar o ciclo. Aqui tb tenho que dizer " tb o fiz". Mas no meu caso tive sorte que até agora ainda estao vivos.( Donzelas de rabo amarelo).

A outra forma é introduzires um pouco de comida que se ira decompor dando inicio a tudo.

 

 

Mas no teu caso visto que tens as coisas a andar, é deixar estar e esperar com paciencia.

 

Ja me esquecia: Durante a ciclagem do aqua nao precisas ter as luzes acesas. Talvez 1h por dia ou assim. Senao depois vais ter uma explosao de algas dificil de conter.

Daqui a umas semanas podes começar a fazer as tuas primeiras TPA´s, de 10 a 20 %. Nos salgados a técnica de 50 % nao é muito boa ideia.

 

QQ coisa que precisares apita.

De certeza que tb já já, irás ter opinioes de mais experientes.


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu n tenho pressa, da a entender um bocado pelas as fotos, que akilo esta td em obras. eheh. eu tou a fazer obras em casa dos meus pais, e entao fiz la o meu marzinho como dizem os meus amigos. e ainda tenho as obras por acabar, mas vou la tds os dias pai umas 4 vezes por dia pa ver como andam a correr as coisas.

 

Eu paciencia tenho, que eu quero é as coisas bem feitas. e antes de colocar vivos queria acabar os meus reactores, que ja esta quase, vou fazer uma ligaçao directa do aqua po esgosto, e ja mandei fazer um repositor, que tem 2 divisorias, uma vai ser para a reposiçao de agua, a outra para os TPA's, em que vai ter uma ligaçao de agua junto. Ando a procura de uma osmose,e os acessorios pa por isso a trabalhar, mas tenho de fazer as coisas de vagar por causa dos euros. eheh e em relaçao a luz tenho uma janela mt proxima do aqua em que ele recebe luz natural. Tb vou tratar da parte electrica, estou a pensar em usar um automato que eu tenho facilidade de os programar, e fica tb aqui a dica para quem precisar que m comunique que tenho tudo o prazer em ajudar.

 

As duvidas que m forem surgindo ao montar as coisas tb venho aqui chatiar.vos

 

 

E gostava que quem fosse de braga ou tivesse disponibilidade de vira aki a casa, que o faça. :character0050:

 

Obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas, as coisas tao a andar devagarinho =D, tenho o aqua montado quase a 4 semanas e continuo com os nitratos e nitritos mt elevados, hj add bacterias vamos la ver como vai ficar. =D

 

Uma outra coisa, que luz devo meter na sump, potencia de luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fazia uma troca de 25 ou 30% mais uma semana, e se realmente estiver tudo dentro do normal , podias começar por introduzir a equipe de limpeza e devagarinho algum coral ou peixe.


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de equipa de limpeza m aconcelhas?

 

Turbos, nassarios, eremitas na minha opiniao acho que sao os mais eficazes


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, ontem fiz um tpa de 25% +\-. Comprei sal da Tropic Marine, foi o que m aconselharam. Espero ser bom, pq é carinho. :S

 

Vou fazer como disseram e vou esperar uma semana pa ver os valores. :evil:

Editado por barardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O aquário tem potencial, apesar de ainda não estar a 100%.

Gostava de deixar um aviso para não abusares nos peixes dado que o escumador não é grande coisa e pode deixar de ajudar e passar a dificultar.

E mais umas fotos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

O meu aqua esta praticamente com 2 meses, e tenho os mesmos valores a praticamente 3 semanas.

 

Que sao:

 

Temp = 25.5

Dens = 1024

Ph = 8

Kh = 8

Ca = 460

Mg = (ainda n tenho o teste)

Nh4 = 0.2

No2 = 0

No3 = 0

Po4 = 0

Fe = 0

 

 

Tou a ter problemas em colocar fotos mas sao praticamente iguais com um ajusto no aspecto das rochas.

 

Tou a tratar de arranjar outro escumador porque sei que este m vai dar dores de cabeça. Eheh

 

 

 

Que m aconcelham agora????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves tomar atenção ao valor de NH4 que deve ser 0

No que diz respeito a escumadores, tens várias opções, desde Deltec, ATI, ATB, TMC (bastante parecido com o que tens)...no que toca a qualidade/preço, actualmente apostava nos Deltec, mas é opinião minha. Uma marca que também é boa mas cá em Portugal não se arranja é H&S.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem cai no erro de sair com o meu pai e trouxe algumas coisas po aqua, o meu pai é pior que eu. =D

 

Trouxe

 

2 corais

1 * Sarcophyton sp.

1 * Discosoma sp.

 

2 peixes

1 * Amphiprion Melanopus

1 * Salaris Fasciatus

 

1 * Turbo

 

1 * Ouriço Littoina Littorea

 

 

Fiz uma TPA de 10%, os corais ja estao praticamente abertos.

 

Em relaçao ao escumador tenho 2 em vista vou esperar pelas as fotos e partilhar convosco pa n comprar mais coisas que n sirvam. :S

 

Os corias que trouxe n sabia que alimentavam.s atraves de fotossintese, e o vendedor vendeu.m um alimentador para corais. :S acho que isto n s faz,mas o tipo la viu que eu n entendia grande coisa. :S

 

e comida po peixe foi congelada da tmc, e uma em po que tenho que mosturar agua pa fazer uma pasta a marca ( MArine all in one ) , um membro do forum disse que fiz mal em trazer. :S

 

Ajudem.m pessoal, preciso mesmo da ajuda de quem poder ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.