Sign in to follow this  
HelderCC

Suspeita magnesio

Recommended Posts

Boas,

Possuo um aquário plantado, costumo fertilizar normalmente com micros da prodac, fosfatos, nitratos e potássio diy. Tenho feito os testes e tudo está nos niveis desejados, nitratos fosfatos....

O problema é o seguinte, assim que faço uma TPA, noto as plantas a fazer peerling, se nao fizer TPA tal não acontece, mesmo com os níveis de fosfatos nitratos tudo no sitio.

A minha suspeita será a minha agua ser mole, ou seja pouco magnésio e cálcio na agua.

Acham que o problema reside na falta de magnésio?

Cumprimentos

Hélder Costa

Olá.

O problema é o seguinte, assim que faço uma TPA, noto as plantas a fazer peerling, se nao fizer TPA tal não acontece, mesmo com os níveis de fosfatos nitratos tudo no sitio.

Hum... muito provavelmente, o que estás a ver não é pearling.

São só as folhas das plantas que ficam com bolhinhas? Reparaste se as pedras, troncos, vidros, filtros e restantes materiais inertes também ficam com bolhas? É que se ficam, o que estás a presenciar não é pearling, mas sim a acumulação de gases dissolvidos na água da TPA nesses mesmos materiais.

Pearling é um fenómeno que ocorre independentemente de termos feito uma TPA ou não. É facilmente visível em plantas de crescimento rápido e que tenham características particulares, como as Riccia's. De certa forma, é um jogo entre a taxa de produção de O2 por parte de uma planta, e da taxa de difusão do mesmo O2 no local onde é produzido.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Viva,

Também me acontece isso. No meu caso é mesmo pearling porque formam-se fios de bolhas de ar vindas das plantas. Julgo que se deva a uma elevada concentração de co2 na água de tpa. No dia a seguir já volta ao normal.

Cumps

Olá de novo.

Também me acontece isso. No meu caso é mesmo pearling porque formam-se fios de bolhas de ar vindas das plantas. Julgo que se deva a uma elevada concentração de co2 na água de tpa. No dia a seguir já volta ao normal.

Pois... mas isso também não é pearling. Isso são cortes em vasos de transporte de gases que existem no interior das plantas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Sign in to follow this