Cabeça de Leão a dormir debaixo de Anúbia


Recommended Posts

Tenho um pequeno aquário Aquapor Hexagonal de 20 litros, com dois cabeças de leão. O aquário está plantado com duas anúbias e uma valisnéria grande sob um fundo de areão grosso, com algumas rochas maiores, salientes, servindo de apoio às plantas. Tem filtro externo incorporado no topo do aqua e uma lampada de 8W também incluída no aqua. Tem uma bomba de oxigénio da Aquarium Systems para areação e agitação adicional.

 

Um dos cabeças de leão, mais velho e maior, todas as noites "recolhe para dormir" colocando-se debaixo da cobertura de folhas da anúbia como se, desta forma, tentasse não flutuar para a superfície e/ou manter-se numa posição fixa com o menor esforço. Cheguei, nos primeiros dias de tal comportamento, a recear que estivesse doente, mas, já 2-3 meses volvidos, o comportamento é regular e basta ligar a luz para ele abandonar o "local escondido". O comportamento do peixe é absolutamente normal, alimentando-se bem e nadando com entusiasmo por todo o aquário. O outro cabeça de leão não apresenta o mesmo comportamento apesar de ter espaço para tal.

 

Alguém já assistiu ao mesmo comportamento?

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P Olá

tenho um aquario com 5 kinguios e cada um tem o seu caracter, acho que o teu peixinho apenas escolheu esse cantinho para descansar sem ser incomodado, deve sentir-se bem aí. tenho 1 que gosta de dormir debaixo do filtro, outro que dorme contra o canto do aquario com os outros encostados a ele, penso que são mesmo assim :)

Os meus são adoraveis, nao têm qualquer medo de mim, se ponho a mão dentro do aquario vêm mordiscar-me a mão com a maior á vontade e estão sempre a controlar o movimento de casa, acho que se o aquario tivesse rodas eles vinham atras de mim até ao trabalho :wink: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Têm razão! Cada kinguio tem o seu carácter. Os meus por acaso a "dormir" (diria antes estado de latência), não apresentam nada curioso, mas durante o dia têm comportamentos engraçados. Tenho um telescópio negro que imaginem só, está apaixonado pelo......... filtro :twisted:

Não é que o malandreco passa uma grande parte do tempo a dar "beijinhos" ao filtro? Percorre-o de alto a baixo e passa muito tempo nisto. Quando lhe dou de comer, vem comer, mas daí a um pouco lá está ele de volta do filtro. Já cheguei a pensar que seria a alimentar-se de algas ou qualquer coisa na parede do filtro, mas o filtro não tem qualquer tipo de algas nem sequer as paredes do aquario.

Acho curioso este caso amoroso...

 

Abraços a todos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais