Primeiro grande projecto


Arttuga

Recommended Posts

Ora viva.

Vou adquirir este aquário.

 

Aquário Ambiance 120.

 

Inclui um filtro biobox e um sistema de iluminação 2x30W - T8

 

Medidas: 120cm C x 40cm L x 55cm A.

 

Volume: 230L.

 

 

Queria começar já a iniciar o projecto com algumas sugestões e dicas para o que hei-de começar por fazer.

Que tipo de bomba de ar e termostato devo colocar?

Estou a pensar fazer um plantado com algumas rochas, que hei-de apanhar numas ribeiras e barragens aqui à volta. (Beja)

Já agora, gostava também de conhecer malta aqui dos arredores, que estejam interessados a dar-me algum apoio com algumas sugestões de locais na natureza alentejana para, apanhar algum areal de diferentes cores e tamanhos, algumas rochas, troncos e algumas plantas que sobrevivam num aqua de água quente.

 

Estou a pensar povoar o aqua com peixes pequenos. De certeza que quero guppy's e alguns neons. Talvez umas molly's e platty's.

Queria desde já perguntar se alguém me sabe identificar este peixe-gato. Será que pode conviver com os peixes mencionados acima?

Estes peixes-gato apanhei-os num lago que foi drenado para ser remodelado. Tenho-os agora num aqua de 50 Lts com temperatura de 26º e estão-se a dar bem. Têm comido bem mas passam muito tempo escondidos atrás do filtro. :|

Aqui estão as fotos dos bichinhos.

 

Pic_18622_1.jpg

 

Pic_18622_2.jpg

 

Conforme as minhas ideias forem surgindo e talvez com algumas das vossas sugestões, vou metendo mais fotos ou imagens do desenvolvimento deste projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda sou iniciante na aquafilia mas ja passei muitos anos a pesca e esses peixes que mostras são peixes gatos que invadiram a europa vindo da asia, em portugal são considerado uma praga visto que são bastante vorazes e comem lagostins e maior parte dos peixes que caibam nas suas bocas, sao peixes muito resistentes podem viver em agua fria ou agua quente e ate em barragens com imensa poluição.

 

apesar de gostar bastante desses peixinhos aviso ja que crescem muitoooo e se os vais ter esses todos no aquario não vai haver espaço, esse peixe quando crescer vai comer o resto de peixes que tenhas la.

 

se fores livrar-te deles tenho muita pena em avisa que é melhor não os devolver a natureza.

 

podes aqui ler algumas coisas http://www.fluviatilis.com/dgf/species.cfm?codspecies=sgla

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta desde já. Mas queria fazer-te uma observação. O link para o qual me lanças-te é de um peixe diferente dos meus. Por acaso também crescem bastante. No lago onde retirei estes apanhei mais peixes ao ter ajudado na remoção dos mesmos, carpas com 5 Kg, barbos com 2 Kg, um peixe-gato desta mesma raça com 15 cm, que está a conviver com um tubarão de um amigo meu do mesmo tamanho. Retirei também um peixe-gato que foi devolvido como os outros peixes a uma barragem do concelho (não sou responsável por isso, a câmara é que foi, lol) que tinha cerca de 35 a 40 cm.

Para concluir, embora as semelhanças são peixes distintos, mas, muito obrigado na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então peço desculpa, não faço ideia que peixes são esses entao, arrajas-te esses peixes em beja mesmo?

 

ja agora adorava ter visto a foto desse peixe gato grande que devolveram deve ser muito fixe, não tens nenhuma?^^

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo ao forum.

Quanto a essa espécie desconheço mas talvez possa ajudar quanto ao facto de eles se estarem a esconder.

Tens mais algum "abrigo" dentro do aqua?

Deverás criar zonas de abrigo para eles se esconderem, umas pedras, troncos qualquer coisa que serva para os colocar mais à vontade.

 

Boa sorte na identificação. Não colocaria com outras espécies sem os identificar primeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já pensei ser isso, falta de esconderijos, mas como estes peixes me estão sempre a surpreender já não digo nada. No primeiro dia que os coloquei no aqua bastava eles sentirem movimento para se imobilizarem completamente, e lá vinham eles a afundar até ao areal. :P

A história destes peixes é a seguinte.

Num lago que existe no "jardim da mata" em Cuba estão a ser feitas remodelações. Vai lá ser feito um restaurante sobre o lago e o lago está a ser arranjado. Como tivereram de vasar o lago todo tiveram de transferir os peixes para outro local. Local escolhido Barragem de Albergaria-dos-fusos ou Barragem de Alvito como também lhe chamam. Eu estive a assistir tal como algumas pessoas curiosas em saber o tamanho do maior peixe que lá existia. Havia relatos de existirem carpas com 15 Kg. Bem, entretanto quando o lago já estava mais vazio, comecei a reparar em pequenos peixes que estavam encalhados em pequenas poças. Perguntei se não os iam apanhar, obtive resposta negativa e logo me apressei a ir buscar um camaroeiro para apanhar os pequenos peixes por pena deles. Foi aí que me apercebi que eram da família do peixe-gato, a sub-espécie não sei qual será. Apanhei uns 12 ou 13, dei uns quantos a uns miúdos e fiquei com 8 e o grande de 15cm (Foto abaixo).

Dentro deste lago, e quem conheçe sabe que não é assim tão grande, estavam centenas de peixes, achigâs com cerca de 1kg, 1,5 kg e mais pequenos claro, 2 ou 3 carpas com 4 ou 5kg e mais pequenas, devo dizer que ainda estou a procurar a pessoa que tirou a foto em que seguro a maior carpa do lago retirada por mim, sim porque se eu não desse uma ajuda acho que em vez de se perderem 15% ou 20% dos peixes perdíamos cerca de 60 ou 70%. A maneira de fazer a transferência dos habitantes não foi a melhor, a rapidez e os meios não foram os adequados.

 

 

Queria ver se alguém me dava conselhos, dicas s sugestões para o me Ambiance 120 como pedi. Não se esqueçam pessoal.

Era esse o principal motivo do tópico embora não me importe nada de contar estas histórias tamb+em.

 

 

Para explicar o porquê destes peixes não serem o que me indicava o Staedtler, os meus têm uma barbatana dorsal e o que me indicaste não e a cauda não é nada parecida.

Aqui está a foto do peixe com 15 cm, a do outro com cerca de 30/40 cm não tenho. Peço para não ligarem às datas, a máquina não estava configurada, garanto que estas fotos são de Janeiro de 2010. A última foto não é do de 15 cm.

 

Pic_18622_3.jpg

Pic_18622_4.jpg

Pic_18622_5.jpg

Editado por Arttuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já pensei ser isso, falta de esconderijos, mas como estes peixes me estão sempre a surpreender já não digo nada. No primeiro dia que os coloquei no aqua bastava eles sentirem movimento para se imobilizarem completamente, e lá vinham eles a afundar até ao areal. :D

A história destes peixes é a seguinte.

Num lago que existe no "jardim da mata" em Cuba estão a ser feitas remodelações. Vai lá ser feito um restaurante sobre o lago e o lago está a ser arranjado. Como tivereram de vasar o lago todo tiveram de transferir os peixes para outro local. Local escolhido Barragem de Albergaria-dos-fusos ou Barragem de Alvito como também lhe chamam. Eu estive a assistir tal como algumas pessoas curiosas em saber o tamanho do maior peixe que lá existia. Havia relatos de existirem carpas com 15 Kg. Bem, entretanto quando o lago já estava mais vazio, comecei a reparar em pequenos peixes que estavam encalhados em pequenas poças. Perguntei se não os iam apanhar, obtive resposta negativa e logo me apressei a ir buscar um camaroeiro para apanhar os pequenos peixes por pena deles. Foi aí que me apercebi que eram da família do peixe-gato, a sub-espécie não sei qual será. Apanhei uns 12 ou 13, dei uns quantos a uns miúdos e fiquei com 8 e o grande de 15cm (Foto abaixo).

Dentro deste lago, e quem conheçe sabe que não é assim tão grande, estavam centenas de peixes, achigâs com cerca de 1kg, 1,5 kg e mais pequenos claro, 2 ou 3 carpas com 4 ou 5kg e mais pequenas, devo dizer que ainda estou a procurar a pessoa que tirou a foto em que seguro a maior carpa do lago retirada por mim, sim porque se eu não desse uma ajuda acho que em vez de se perderem 15% ou 20% dos peixes perdíamos cerca de 60 ou 70%. A maneira de fazer a transferência dos habitantes não foi a melhor, a rapidez e os meios não foram os adequados.

 

 

Queria ver se alguém me dava conselhos, dicas s sugestões para o me Ambiance 120 como pedi. Não se esqueçam pessoal.

Era esse o principal motivo do tópico embora não me importe nada de contar estas histórias tamb+em.

 

 

Para explicar o porquê destes peixes não serem o que me indicava o Staedtler, os meus têm uma barbatana dorsal e o que me indicaste não e a cauda não é nada parecida.

Aqui está a foto do peixe com 15 cm, a do outro com cerca de 30/40 cm não tenho. Peço para não ligarem às datas, a máquina não estava configurada, garanto que estas fotos são de Janeiro de 2010. A última foto não é do de 15 cm.

 

Pic_18622_3.jpg

Pic_18622_4.jpg

Pic_18622_5.jpg

 

 

mesmo fixe esse peixe, pena precisar de aquario enorme:(

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Off-topico

 

Bem, esse restaurante deve ser mesmo importante para conseguir uma autorização para "secar" um lago para reparação e transferir peixes para outro local...

 

Quanto aos peixes são bonitos e espero que consigas uma identificação correcta. Imagino quantos peixes morreram...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebo nada do assunto mas arriscava nuns Ictalurus nebulosus...

 

pesquisa :pompomgirl:

 

se assim for aqui fica LINK

 

mas não te fies em mim :eusathink: espera pelos experts...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Off-topico

 

Bem, esse restaurante deve ser mesmo importante para conseguir uma autorização para "secar" um lago para reparação e transferir peixes para outro local...

 

Quanto aos peixes são bonitos e espero que consigas uma identificação correcta. Imagino quantos peixes morreram...

 

 

Todo este projecto é da Câmara Municipal. Há-de ser para ir posteriormente a concurso para ver quem fica com direito de utilização durante um certo e determinado tempo, penso eu. Mas também acho que o lago já merecia ser reparado. Lá dentro havia para além de algumas espécies de peixes, colchões, um frigorífico, duas caixas registadoras, peças de bicicleta, pneus, e sei lá mais o quê. A minha preocupação agora está em como vai ser feita a povoação do lago. Para já a malta gosta sempre de ir lá após uma pescaria largar uns exemplares de chichitos, espanhóis, achigâs, carpas e barbos. Mas sem ser uma coisa controlada torna-se complicado. Há que haver uma manutenção adequada, não sei o que é que a camâra tem em mente.

 

Quanto aos meus peixes, tenho andado a pesquisar num site mas tem muitas espécies e ainda não achei. Gosto mesmo muito dos peixes e acredito que com mais esconderijos no áqua se tornem ainda mais belos. Vou acrescentar um pormenor. A barbatana dorsal tem um espigão. Quando apanhei o de 15cm piquei-me no dedo e digo para já que não é fácil aguentar aquela dor aguda. Os animais têm direito a defender-se. Ainda bem que não fui picado pelo de 30/40cm senão imagino como seria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.