TPA´s em aquarios de camaroes


pedro torres

Recommended Posts

Boas

 

Eu comecei a pouco com camarões, e as minhas espécies são:

Red´s, Cristal Red, camarões blue, e green não sei o nome mesmo ao certo.

A minha dúvida é a seguinte se é preciso fazer muitas TPA´s ou não já ouvi dizer que não se devia de fazer muitas vezes, também já ouvi dizer que se devia de fazer todas as semanas 10 % da água do aquário o que devo fazer.

O que é certo é que eu não fiz ainda nenhuma mudança de agua e já tenho red´s pequeninhos :| mas queria saber se devo fazer ou não as TPA`s semanais ?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso depende do tamanho do aqua e da filtragem, bem como da população. Mas duma forma geral faz-se tpa's de 10/15% semanal; se bem que ás vezes faço 20/25% quinzenal. Das duas que dei exemplo a melhor se calhar é a de menos percentagem, mas mais vezes, pois assim os parametros não sofrem uma alteração tão grande.

Cumps.

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não é tão linear assim, mas desde que sejam de pouca quantidade e com os parâmetros iguais (aqui é que reside o 'problema' das TPA's em aquários de camarões) podem ser semanais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quanto ao tamanho dos aquarios que eu tenho são de 30x20x20 um para cada especie será que chega??? e nao tenho filtração nos aquarios, fora um que tenho um filtro de cascata pequeninho

Outra duvida que me surgiu agora é a tirar a agua dos aquarios quando se faz as TPA´s podem vir camarões pequeninhos, como se faz para não se aspirar os camarões mais pequenos há alguma tecnica para nao aspirar ??

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspirares com tubo de ar e sempre para um recipiente que possas visualizar antes de deitares a água fora, assim verificas se tem lá algum camarão.

 

Os aquários devem ter filtros, camarões com TPA's muito frequentes pode dar asneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Red´s, Cristal Red, camarões blue, e green não sei o nome mesmo ao certo.

 

Já reparaste que tens camarões que se podem cruzar e perder as var. cromáticas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

pois tem ai qualquer coisa qnao bate certo loll.

sim tem q ter filtro e de preferencia de esponja q é pra nao aspirar os pequenotes pra dentro do filtro.

se nao quiseres tar a gastar mt dinheiro em filtros podes mt bem fazer uns baratos e simples de elaborar.

nao faltam ai esquemas de filtros de esponja é so pesquisares.

 

agora uma perguntinha.

aqui ha dias 4 femeas de red´s pariram mas ainda nao consegui ver nenhum pequenote.

sao assim tao pequenos q nao se veem?ou eles escondem-se de maneira q a gente nao os veje?

é q para pariem 4 femeas devo ter mt mariscada pequena pelo aqua nao?

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jonicliks deverás abrir um tópico para as tuas questões.....

 

 

Se tiverem muitas plantas é normal não serem vistos, afinal são crias, tem medo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tas sempre a dar-m na cabeça hugo!!loll

apenas comentei o post anterior e para nao estar a abrir um topico pois acho q nao é necesario ,e tu sabes bem pq fiz a pergunta aqui.

se ainda nao fosse relacionado com camaroes ainda era aquela mas nao fugi mt ao topico inicial.

mas pronto tu la sabes e tu é q es o moderador.

e em relaçao as crias fiquei esclarecido e ate nem tenh mts plantas apenas algum musgo.

obrigada pela resposta

 

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol joniclicks

 

Pq razão estarei sempre a dar-te na cabeça? :)

 

[regras] Genéricas/Gerais Do Fórum[/i] em LER ANTES DE COLOCAR QUALQUER MENSAGEM]

Um assunto => Um tópico! Esta é uma regra muito importante, pois o fórum está estruturado em áreas, que devem ser sempre respeitadas. Perguntas com mais do que uma questão apenas são permitidas se o tema for sempre o mesmo. Colocar no fórum de Plantas uma questão sobre a planta xpto e depois perguntar se o peixe x se dá bem com o y não é autorizado! Deve-se colocar a pergunta apenas sobre a planta, e depois colocar uma nova mensagem no fórum dos Peixes e Invertebrados

 

Mas não é por isso que deixo de responder ao que sei e posso.

 

Eles sentem-se confortáveis no meio do musgo.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ok

 

talvez tenha fugido um bocadito ao topico e apenas fiz aqui a pergunta no intuito de nao kero estar a encher o forum de perguntas pouco importantes e com uma resposta ou ate nenhuma como ja aconteceu,mas ja vi aqui mts topicos a fugir completamente ao topico inicial e a nao serem alertados os intervinientes.

Mas fazes bem tu pelo menos querer a tua area de moderaçao bem arrumadinha e com topicos com fartura mt deles desnecessarios.

eu apenas achei nao criar um topico novo pois tbm me cansa ver topicos iguais e com perguntas q ja estao respondidas noutros topicos.

mas pra nao estar a fugir de novo aoi topico inicial concluo esta conversa ou entao se for o caso crio um topico novo pra continuar a conversa.

 

 

bem e vou eu ter q andar de lupa a ver se vejo algum marisco pequeno . :)

 

 

fiquem bem pois eu agora vou ao tacho.

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A conta Silverio Torres é do meu irmão so como ele esta no algarve na faculdade a estudar aquariofilia marinha o meu pai para nao criar outra ficou com ela, por isso é que eu disse que era do meu pai porque o meu irmao nao a esta a usar e com tem o mesmo nome do meu pai nao é preciso :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais