Construção de Reef!


Daniel

Recommended Posts

Boas a todos

Em breve vou montar um Reef e ja li muito, mesmo muito sobre reefs.

O que pretendo aqui é ouvir opiniões dos mais experientes pois é com os outros que se aprende, com a sua experiencia, por isso agradeço a ajuda de quem puder participar.

 

Bem a minha questão é saber o que acham das medidas para a coluna seca e se o diametro do corte sera suficiente.

O aqua tem 100x30x40 e a sump 75x30x40. A coluna seca tera 8x5x34.5 . O corte nao sera no fundo pois nao me da jeito furar o movel, mas sim atras, em vez de em baixo atras. O diametro do buraco acho que 3cm sera suficiente. Aqui esta um desenho feito a preça so para uma melhor alusão a minha ideia. Gostava tambem de saber qual é o material(neste caso nome da peça) em pvc que utilizam para colocar no sitio do buraco que ligara os tubos para a sump.

 

aquasump.jpg

 

Sem mais agradeço a colaboração de todos!

Abraços

Seja ecologico, recicle,ajude o nosso planeta!

Dessa forma esta a ajudar os nossos QUERIDOS PEIXES!

Abraços

Daniel aka plastikboy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem parece que nao esta assim tao mau pois ninguem criticou! :cry:

Tenho mais uma questão. Vou montar uma calha com uma HQI de 150W e apenas nao sei com quantos K ei-de por a lampada e se devo apoiar a HQI com duas T5 actinicas. Para o aqua que é acho que seja uma solução ideal sendo a minha maior duvida com quantos kelvins ei-de por a HQI e se lhe ei-de adicionar as T5.

Sugestões?

Seja ecologico, recicle,ajude o nosso planeta!

Dessa forma esta a ajudar os nossos QUERIDOS PEIXES!

Abraços

Daniel aka plastikboy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostava tambem de saber qual é o material(neste caso nome da peça) em pvc que utilizam para colocar no sitio do buraco que ligara os tubos para a sump.

 

Passa muros

 

Relativamente à iluminação, se fores para uma hqi de 10 000 K e a complementares com actinicas para fazer o efeito de amanhacer, anoitecer acho que ficas bem servido.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Erazor

 

Obrigado pela ajuda e pela sugestão. Estava a pensar nisso 10.000 K + 2xT5 39W actinicas. Quero poder por qualquer coral, mole ou duro! :cry:

He He :)

Mais duvidas e actualizações neste projecto vou colocando aqui!

Obrigado por tudo!

Seja ecologico, recicle,ajude o nosso planeta!

Dessa forma esta a ajudar os nossos QUERIDOS PEIXES!

Abraços

Daniel aka plastikboy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel :)

 

Quanto a iluminação, parece-me que estás no bom caminho. Do aquario não tenho nada a dizer, senão o facto de se conseguires aumentar a sump ( mesmo que fique maior que o aquario ) ,força nisso ! Em portugual ha muito a mania que a sump tem de ser SEMPRE mais pequena que o aquario.. o que se ve muita vez lá fora é o contrario : o aumento do tamanho da sump serve para aumentar o volume total de agua, dando assim mais segunrança ao sistema em termos de variações e fluatações de valores de nutrientes e afins.

 

Eu pessoalmente gosto mais de 14.000k ( cor mais azulada ) do que prorpriamente os 10.000k, tanto mais que só gosto de usar as powercompacts/T8's/T5's exclusivamente para o amanhecer e anoitecer, fornecendo uma lampada de 14.000k todo o espectro azul que os invertebrados necessitam.

 

Ou seja, no teu caso recomendaria uma lampada T5 actinica, outra lampada T5 50/50 e uma lampada 150w 14.000k para que :

 

hora 0 : ligavas a T5 actinica

hora 0.30 : ligavas a 50/50

hora 1 : ligavas a HQI

hora 1.30 : desligavas a 50/50

hora 1:45 : desligavas a actinica

 

 

 

sendo o anoitecer o seguinte

 

hora 0 : ligavas a actinica e 50/50

hora 0.30 : desligavas a hqi

hora 1 : desligavas a 50/50

e quando quisesses, desligavas a actinica.

 

 

 

Os 14.000k a mim, deixam-me ter e são muito agradeveis esteticamente , apenas e somente as HQI's ligadas, sem suplemento de actinicas.

 

 

Um abraço

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Gonçalo

Antes de mais obrigado pela sugestão! É sem duvida muito bem pensado, assim que tiver decido qual a iluminação que vou por, escrevo aqui! :)

 

Pedro Ferrer

Não sei, mas este fim de semana ja vou investigar os passa muros e outros materiais de pvc, por isso quando souber digo-te!

 

Qualquer actualização no meu projecto coloco aqui!

 

Bons aquarios para todos!

Seja ecologico, recicle,ajude o nosso planeta!

Dessa forma esta a ajudar os nossos QUERIDOS PEIXES!

Abraços

Daniel aka plastikboy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais