Discus doentes???


enfcoentrao

Recommended Posts

Fiz hoje (2º dia tratamento) o teste de cobre e para meu espanto deu 0.

 

O valor recomendado é 0.3mg/L no tratamento.

 

Voltei a adicionar mais 50 gotas de oodinopur e voltei a fazer teste e deu 0.

 

Mais 50 gotas e estou a espera do efeito...

 

Alguem tem experiencia com este tipo de tratamento???

 

Para ver se o teste estava bom adicionei à água para analise, os 10ml, 2 gotas de odinopur e apos colocaçao dos reagentes a cor ficou bastante azul....

 

Ou seja os testes estao em condiçoes..

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No filtro nao tenho carvao activado. Só esponjas filtrantes e ceramicas. As ceramicas alteram alguma coisa????

Hoje pela manha na tentativa de salvar um ramirezi (quanto a mim foi o causador deste problema) fiz uma TPA. Talvez por isso tenha diminuido concetnraçao de cobre. Mas foi tao pouco que nem valorizei.

 

Voltei a fazer o teste e mesmo apos 100 gotas pouco ou nada alterou a cor do teste.

 

Estou a ficar..... :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No filtro nao tenho carvao activado. Só esponjas filtrantes e ceramicas. As ceramicas alteram alguma coisa????

Hoje pela manha na tentativa de salvar um ramirezi (quanto a mim foi o causador deste problema) fiz uma TPA. Talvez por isso tenha diminuido concetnraçao de cobre. Mas foi tao pouco que nem valorizei.

 

Voltei a fazer o teste e mesmo apos 100 gotas pouco ou nada alterou a cor do teste.

 

Estou a ficar..... :D

 

Depende das ceramicas, quais são? Com tratamentos só podem ficar no filtro esponjas azuis e bolas ou cilindros para filtração biológica.

 

Sempre que retiras água tens de voltar a acrescentar o remédio na proporção da água que retiraste. De qualquer maneira, estás a usar qual remédio, o Odinol? O teu aquário é de 100lt?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a usar o oodinopur.,

O aquario deve ter à volta de 120L.

Quando adiciono as gotas os peixes ficam afectados como 2 gupies e os camaroes que já se foram...

amanha volta a avaliar o cobre e se estiver com valores ainda abaixo da dose recomendada volto a adicionar oodinopur.

 

Espero que todo o tratamento valha a pena...

 

Obrigado pelas ajudas,

 

Amanha exponho como ficou a situaçao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a usar o oodinopur.,

O aquario deve ter à volta de 120L.

Quando adiciono as gotas os peixes ficam afectados como 2 gupies e os camaroes que já se foram...

amanha volta a avaliar o cobre e se estiver com valores ainda abaixo da dose recomendada volto a adicionar oodinopur.

 

Espero que todo o tratamento valha a pena...

 

Obrigado pelas ajudas,

 

Amanha exponho como ficou a situaçao...

 

O teu aquário é este? http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=144804&hl=

 

Se é esse tem 144lt e pela bula tens de adicionar 144 gotas no 1º dia e depois medir... isto é uma forma engraçada de te obrigar a comprares um teste de Cu. O Odinol da JBL é bem mais simples, 1 gota por cada 2lt, 3 dias seguidos.

 

Esse teste é uma parvoice... o cobre quando é adicionado não afecta a água toda... não estamos a falar de um copo com 33cl que se abana e se dissolve.

 

Os gupys não são do grupo de risco e morrem? Algo não está bem... como estão os parametros da água?

Editado por Patuleia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz hoje (2º dia tratamento) o teste de cobre e para meu espanto deu 0.

 

O valor recomendado é 0.3mg/L no tratamento.

 

Voltei a adicionar mais 50 gotas de oodinopur e voltei a fazer teste e deu 0.

 

Mais 50 gotas e estou a espera do efeito...

 

Alguem tem experiencia com este tipo de tratamento???

 

Para ver se o teste estava bom adicionei à água para analise, os 10ml, 2 gotas de odinopur e apos colocaçao dos reagentes a cor ficou bastante azul....

 

Ou seja os testes estao em condiçoes..

 

 

Obrigado

 

 

Boas

 

Certifica-te que o teste mede tanto o Cu livre como o Quelado, é esta a forma mais usada nos medicamentos.

Chegaste a medir o GH?

 

Provavelmente é o excesso de GH que te está a "consumir" o cobre.

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratamento da Sera, nao recomendo a ninguem pouco experiente como eu.

Hoje 3º dia voltei a fazer teste do cobre e 0.

Noto alteraçoes a nivel das plantas principalmente umas flutuantes que tenho (nao sei o nome). A sua raiz esta a desfazer-se. estao muito feias. Tenho o fundo cheio de pequenos filamentos das suas raizes.

Os guppies que tinha desde inicio para iniciar ciclo ainda estao vivos, mas com comportamento muito diferente. Num canto do aquario com respiraçao acelerada.

 

O UNICO factor positivo: Estava a começar a aparecer uma praga de caracois, mas nada de especial, que entretanto com o cobre desapareceram todos... Abandoram as casas, uma vez que so se conseguem ver as cascas no fundo vazias.

 

O disco que esta doente, parece-me pouco melhor. Noto algumas alteraçoes mas nada de significante. O outro parace-me 100%. Tenho 2.

 

 

como teste deu 0. Voltei a adicionar medicamento.

Estou a pensar ao 4º, 5º e 6º dia TPA de 20%

Depois ver o resultado.

a bula fala em 3 dias de medicaçao. e depois TPA.

Se nao observar amanha grandes melhorias devo avançar com mais medicaçao ou fazer as TPA´s????

 

Obrigado

Editado por enfcoentrao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Certifica-te que o teste mede tanto o Cu livre como o Quelado, é esta a forma mais usada nos medicamentos.

Chegaste a medir o GH?

 

Provavelmente é o excesso de GH que te está a "consumir" o cobre.

 

 

Abraço

 

Só vi o Gh logo no inicio e disseram-me que se utlizar sempre a agua da rede que tambem foi avaliada nao necessitava de voltar a medir.

Agora como já foram uns euritos sem contar para os testes e cobre nao comprei o teste para avaliar,

Será mesmo necessário????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratamento da Sera, nao recomendo a ninguem pouco experiente como eu.

Hoje 3º dia voltei a fazer teste do cobre e 0.

Noto alteraçoes a nivel das plantas principalmente umas flutuantes que tenho (nao sei o nome). A sua raiz esta a desfazer-se. estao muito feias. Tenho o fundo cheio de pequenos filamentos das suas raizes.

Os guppies que tinha desde inicio para iniciar ciclo ainda estao vivos, mas com comportamento muito diferente.

 

Num canto do aquario com respiraçao acelerada.

O UNICO factor positivo: Estava a começar a aparecer uma praga de caracois, mas nada de especial, que entretanto com o cobre desapareceram todos... Abandoram as casas, uma vez que so se conseguem ver as cascas no fundo vazias.

 

O disco que esta doente, parece-me pouco melhor. Noto algumas alteraçoes mas nada de significante. O outro parace-me 100%. Tenho 2.

 

 

como teste deu 0. Voltei a adicionar medicamento.

Estou a pensar ao 4º, 5º e 6º dia TPA de 20%

Depois ver o resultado.

a bula fala em 3 dias de medicaçao. e depois TPA.

Se nao observar amanha grandes melhorias devo avançar com mais medicaçao ou fazer as TPA´s????

 

Obrigado

 

A descrição que disses-te que eu pus a negrito, cheira-me a sobrecarga orgânica. :thumbup3:

Vai verificando os valores do teu aqua. É apenas um conselho.

É sempre aconselhável teres um aquário de quarentena, se fores para espécies, com exigência de àgua de alta qualidade.

As melhores para esse teu Discu lindo. Eu tenho imensas saudades da minha pequena Spirulina. :thumbdown2:

De momento estou deixando o meu aqua a ciclar, até me meter em Discus novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terminou o tratamento, pelo menos segundo a bula.

Hoje de manha quando ligo a luz do aqua mais 3 baixas. O gupie macho, um oto e uma cory ana.

Fiz TPA.

O disco nao me parece ainda a 100%. Mas está bem melhor. Já come e anda pelo aquario. Apresenta-se com menos veludo e ainda um pouco escuro.

O tratamento é para parar certo????

Continuo com TPA´s.

Vale a pena introduzir carvao activado para remover qulquer vestigio de cobre????

 

Agradecia ajudas.....

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o Discus mostra melhoras, para com a medicação e ele que recupere por si. Vai fazendo TPAs.

 

Quando fazes TPAs usas condionador de água?

 

Nao utilizo.

Acha conveniente????

 

Tenho em casa Sera aquatan aberto há mais de um ano. Ja passou o prazo de validade, por isso nao vou correr risco e se necessário compro um novo. Afinal nao é muito caro....

E carvao activado???

Tenho umas pequenas bolas feitas com meia de vidro. Estive a pensar ainda colocar uma dentro do aqua e retira-la apos uma semana. É conveniente???

Obrigado

Editado por enfcoentrao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes começar a fazer TPAs diárias de 10% para não stressar muito os peixes, colocas o carvão durante uma semana e podes usar o Aquatan, anula o cobre, cloro e metais pesados e sempre dá uma ajudinha na recuperação dos peixes. Podes dar vitaminas também mas acima de tudo, TPAs diárias e comida boa e variada.

 

Se conseguires fazer 2 TPAs por dia, melhor ainda.

 

Já agora, usas água da torneira? E não metias condicionador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes começar a fazer TPAs diárias de 10% para não stressar muito os peixes, colocas o carvão durante uma semana e podes usar o Aquatan, anula o cobre, cloro e metais pesados e sempre dá uma ajudinha na recuperação dos peixes. Podes dar vitaminas também mas acima de tudo, TPAs diárias e comida boa e variada.

 

Se conseguires fazer 2 TPAs por dia, melhor ainda.

 

Já agora, usas água da torneira? E não metias condicionador?

 

Sim uso agua da torneira e sem acondicionador. Mas estou a ver que fazia mal. Vou seguir conselhos e vou informando sobre alteraçoes.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais