Recommended Posts

Publicado

boas pessoal!!

bom eu queria saber a vossa opiniao acerca da iluminaçao para um aquario com as seguintes dimensoes 60*40*40

ele leva cerca de 105L e eu estou a pensar em por uma lampada de 15W porque o aquario foi feito por mim e nao é muito proporcional e era para dar uso a algum vidro que tinha que alias é bem grosso (1cm), e eu vou fazer um suporte para a lampada so que não sei se devo comprar uma ou duas lâmpadas para ele

obrigado, cumps

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Publicado:

Olá, pelas medidas o aquário leva 96 Litros brutos.... claro que no fim levará menos.

Lâmpada de 15W nesse aquário servirá só para se verem os peixes, para plantas não dá para quase nada, é mesmo muito pouco....

Publicado:

A iluminação depende sempre do que se pretende fazer do aquário... com plantas sem plantas, plantas mais ou menos exigentes, para todas ou só para menos exigente, etc etc

Publicado:

tipo eu queria por aqui plantas que fossem resistentes e que nao precisassem de muita iluminação

e ja agora eu queria fazer um sistema de co2 caseiro achas que muda alguma coisa o seu crescimento é que tenho falado com pessoal que diz que não muda praticamente nada

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Publicado:

Não leves mal mas acho que precisas de ler mais algumas coisas,

CO2 promove o crescimento das plantas mas não faz sozinho não faz milagres, para se tirar proveito de co2 extra, temos que ter melhor iluminação, mais fertilização pois o crescimento acelerado das plantas a isso vai obrigar.

Plantas pouco exigentes precisam ainda assim de alguma iluminação, pense em ter pelo menos 0.50w de rácio, ou seja, +/- 45w.

Publicado:

Não devo ser a melhor pessoa para indicar tal coisa, e mais uma vez acho que tudo depende...

Tem T8, T5, PLL, um mundo inteiro à disposição, o que aconselho é ir vendo aquários já montados, ver as calhas existentes em lojas (como por exemplo no site do patrocinador do fórum aquaeden).

Publicado:

Claro que sim, pode desde que saiba do assunto pq não....

A dica de ir ver ao site foi mesmo para ver o que há, o que pode fazer/encontrar.

tem uma área de DIY que tb poderá dar algumas dicas, ajudas etc

Publicado:

é que eu ando com pouco dinheiro e trabalho tambem em tempo de aulas so que nao chega par tudo e eu ja fui a alguns sites mas nenhum diz preços e eu gostva de saber em quanto é que ronda o preço de uma calha para duas lampadas

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Publicado: (editado)

Boas deixem-me meter a colher na sopa, mas se bem sei por F.Q. watts é o consumo de uma lâmpada... nada indica que uma lâmpada de 45 watts dê algo a mais que uma lâmpada de 15 watts, apenas nos diz o consumo da lâmpada e assim possamos ter a ideia da mesma quanto a capacidade de penetrar a luz na agua certo? ora resta-nos então os Kelvin que não é nada mais nada menos que uma medida de temperatura, como o Celcius e o Fahrenheit, que nos dá a precisam do espectro da lâmpada quando ao calor que esta emite, uma lâmpada de 10000 Kelvins emite um maior teor de espectros vermelhos e azuis que os restantes sendo uma luz com maior capacidade de fornecimento de uma boa luz ao nosso aquário.

No meu caso tenho 40 cm úteis de altura no dito cujo e tenho areao branco de calcite e areia de praia, e o balastro tem folha de prata para reflectir mais luz e não possui plástico no balastro a não ser a placa de acrílico que uso como tampa do aquário nada mais esta na frente da lâmpada e das minhas plantinhas.... é um aquário mt bem iluminado e de dia para dia vejo modificações nas plantas.

Esta minha teoria está correcta?

Alguém sabe acrescentar algo mais em detalhado sobre os watts??

Edição:

AH já agora a lâmpada tem 50 cm de comp. para um aqua de 60 cm de comp. tem 15 watts e 10000 kelvins como referi para uma altura útil de 40 cm.

É só uma e é uma T8

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

• 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!