Problemas com Areão


Recommended Posts

Boas

 

Queria saber se alguem me pode ajudar neste caso que eu já ando de cabeça perdida...

Tenho o meu comunitário com um problemita já há algum tempo.

O que me acontecia era ter sempre muita poeira na agua a circular pelo que a minha primeira ideia foi colocar lá mais um filtro (Rena 400LH só com lã de vidro para apanhar aquilo). Manteve-se a situação.

Depois retirei o Co2 caseiro que lá tinha e nada, igual. Retirei novamente a bomba e movi as minahs duas corys maiores (as outras que tenho são pequenas) para outro aqua. O mesmo problema.

Gastei 90€ e comprei Elos Terra e troquei o fundo do aquário, pensei que ok, so pode ser da akadama rasca que aqui tenho.

Errado. Está com o Elos Terra á 3 semanas e continuo com o mesmo problema...

Será do granulado que dou? é da Sera e comprado aqui a um membro do forum, tem validade até 2011.

O que noto de estranho é que por vezes a um canto, parace que os grãos do substrato se estão a desfazer originando a poeira que me cobre as folhas das plantas...

Sinceramente não sei mais o que fazer...

 

O Setup é este:

 

Rena com 85x40x35

Bomba de Água em BioBox de 300LH

Materias Filtrantes da JBL, Lã de Vidro e esponja

Rena de Esponja de 400LH (neste momento está fora do aquário)

10KG de Elos Terra

Termostato de 100W

 

Se quiserem saber mais alguma coisa.... Força

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais foram espessuras das camadas de substracto fértil e inerte que usaste?

 

Pode ser que os nutrientes do substracto fértil estejam a escapar para a coluna de água, daí a poeira.

Isto é só uma ideia minha, pode não ser o que está a acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais foram espessuras das camadas de substracto fértil e inerte que usaste?

 

Pode ser que os nutrientes do substracto fértil estejam a escapar para a coluna de água, daí a poeira.

Isto é só uma ideia minha, pode não ser o que está a acontecer.

 

 

Boas

Karla este aquário é outro que não o tetra.

Esse não tem qualquer problema :D

 

Relativamente ao substrato, apenas tem elos terra, não meti mais nada.

Antes, com a akadama, estava na mesma situação. Não tinha mais nada a não ser a akadama.

Obrigado pela tua resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao substrato, apenas tem elos terra, não meti mais nada.

Antes, com a akadama, estava na mesma situação. Não tinha mais nada a não ser a akadama.

Obrigado pela tua resposta.

 

Penso que terás que colocar um substracto inerte por cima do Elos Terra para este ficar compactado e não libertar tudo (nutrientes e poeira) para a coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que terás que colocar um substracto inerte por cima do Elos Terra para este ficar compactado e não libertar tudo (nutrientes e poeira) para a coluna de água.

 

Gostava de ouvir outras opniões mas relamente se é o caso ter que desmanchar aquilo tudo outra vez.... Sorte marreca!

Obrigado pela dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes muito bem em ouvir outras opiniões. Eu sou suspeito por dizer isto mas ainda sou bastante "verde" na aquariofilia. E de substractos percebo pouco ou nada. Tenho pesquisado muito para poder utilizá-los no meu aqua sem ter problemas (financeiros e de algas) e tentarei adequa-los à flora que irei introduzir.

 

Tentei ajudar-te com o que pensei que poderia ter sido. Não conheço o substracto em questão, pois nunca o utilizei. Mas penso que sendo um substracto fértil terá de ter um inerte por cima.

 

Se não for o caso deste por favor corrijam-me pois também estou a aprender os "truques".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola

 

pelo que entendi colocou somente oS 10KG de Elos Terra certo?

se sim parece me que esteja ai o problema

 

os substratos devem ficar sempre abaixo duma boa camada de areao\pedras de rio e afins de forma a esse mesmo substrato se manter por la de forma a nao passar pra coluna de agua essa poeira

é bastante facil ate evitar essa situaçao

disse em cima que tinha antes uma akadama

e que tal colocar o elos terra em baixo e uma boa camada de akadama por cima? ja prevenia a fuga do substrato pra coluna de agua

 

a akadama se antes levantava alguma poeira lave a bem lavada ate que deixe de deitar ou sujar a agua antes de colocar no aqua

caso esta continue sempre a ficar suja , pois mudar de areao lol

nao sendo um expert na materia mas pra fazer um fundo ja tentei varias coisas desde turfa , akadama , areia , areao proprio modo pedras enfim....

de momento mantenho substrato da jbl misturado com turfa debaixo das pedras que nao deixam passar nada pra coluna de agua

 

no momento de passar a colocar agua no aqua ai é ter bastante cuidado pra nao remexer

 

espero ter ajudado

boa sorte

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento discordar mas o substrato Elos Terra pode e deve ser utilizado como último substrato, estando em contacto directo com a coluna de água, umas das 'qualidades anunciadas' é mesmo o facto de tornar a água cristalina.

 

Será que o filtro consegue ter força para puxar essa 'poeira' e rete-la?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.