[AJUDA]morte do Ancistrus ajuda :(


Goncalolancer

Recommended Posts

boas

 

estou a iniciar, recolhi solo de rio para substrato visto o preço dos substratos serem absurdamente caros e nao justificam os preços

 

visto o solo ser de variados tamanhos crivei para obter areia grossa para o substrato inferior, e cascalho para o superior e algumas rochas maiores.

 

acham que vai resultar? agora falta colucar o plantado e os filtros

 

aqua1-subst.jpg

 

aqua2.jpg

Editado por Goncalolancer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

estou a iniciar, recolhi solo de rio para substrato visto o preço dos substratos serem absurdamente caros e nao justificam os preços

 

visto o solo ser de variados tamanhos crivei para obter areia grossa para o substrato inferior, e cascalho para o superior e algumas rochas maiores.

 

acham que vai resultar? agora falta colucar o plantado e os filtros

 

bem eu sou novato como tu... mas do que já consegui reter da informação que me foi passada desde que tenhas fervido esse areão todo antes de o colocares no aqua não faz mal em principio estará tudo ok..

agora a questão é será suficientemente rico em nutrientes para conseguir sustentar convenientemente o plantado a médio prazo? porque não optas por um substrato nem que seja dos fracotes para pelo menos iniciares o aqua?

há uns da Tetra que colocas por baixo do areão e não são assim tão caros... e sempre sustentas melhor o plantado..

 

espero não ter passado informação errada e sobretudo ter ajudado! não t preocupes um entendido a serio do assunto já passa ai e ajuda-te

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Existe algumas confusões quando se escreve plantado, ou seja, ter plantas pode não significar o mesmo que ter um plantado....

 

Esse areão serve perfeitamente para ter algumas plantas.... mas não todos e muito menos as mais exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Outra coisa, além da esterilização do areão, é o teste do vinagre (ou de um outro ácido forte), não tenho aqui muito dinheiro mas aposto que essas duas pedras brancas são calcárias.

Pelo menos a mais angulosa (de alguma calçada) é certamente!

Se para as plantas é ligeiramente limitativo em termos de escolha, para a fauna ainda o é mais pois vai-te fazer subir e manter elevado o valor do pH.

 

Na minha opinião, deverias testar essas rochas todas quanto à alcalinidade e perder um pouco de tempo, a pesquisar nos classificados cá do fórum, por um substrato mais em modos...

 

Se estiveres disposto a esperar um mês, ou no mínimo umas três semanas, podes (e deves) testar a terra que o JohnnyPT te aconselhou, desde que a cubras com esse areão e a deixes saturada de água até maturar.

Plantar e cobrir com o areão decorativo no fim desse período, garante-te um substrato altamente nutritivo e duradouro, desenvolvimento bombástico das plantas e consequentemente nenhum problema com algas, e um maior desafogo no que respeita a regime de fertilizações pois os sintomas de falta (raramente de excesso) só aparecerão ao fim de uns meses sendo facilmente detectados e suprimidos.

 

Reconheço que este não é um hobby barato (qual será???), mas a poupar que seja no que se pode e não no que se quer, sob o risco de ver um esforço que se fez descambar em algo que não se esperava.

Reconheço também que essa tua faixa etária não é a que melhor rima com paciência, mas se estiveres disposto a acreditar que umas semanas fazem toda a diferença, testa o que te disse.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto la me consciencializei que tinha de gastar mais umas maças e fui as compras:

 

substrato

filto para 120l

teste ph

acondicionador

etc etc etc

 

e fazer tudo de novo:

 

IMG_3527.jpg

 

arião:

IMG_3529.jpg

 

cascalho:

IMG_3530.jpg

 

pedras. retirei as calcarias, eram mesmo calcarias :P

IMG_3532.jpg

 

arião + substrato + arião:

IMG_3534.jpg

 

ornamento: pedras e plantas

IMG_3535.jpg

 

aspecto final, ja com um habitante para o ciclo de azoto:

IMG_3537.jpg

IMG_3538.jpg

IMG_3539.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

o meu Ancistrus ja dos seus 5,5cm morreu muito magro e os outros estao todos e boa saude e gordinhos como manda a lei....e normal nestas situacoes?

 

dou comida de fundo para os de fundo, os gatos, e flocos para os restantes e tudo bem...

 

hoje dei com Ancistrus morto no fundo muito magro alguem sabe o que poderia ser?

Editado por Goncalolancer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

davas rodelas de corguette cozida? tens que dar isso. os ancistrus comem algas do vidro, corguette, pepino e comida de peixe de fundo... mas penso que sao fãs é de corguette. Tinhas há quanto tempo? Pelo que se diz, a morte mais normal dos peixes de fundo é devido à fome.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Razão?

Tinhas o aqua montado há quanto tempo?

 

Parece-me que tinhas o aqua montado desde o fim de Janeiro, certo?

Acho que metes-te muitos peixes em pouco tempo.

 

Não me parece que um peixe morra de fome numa semana ou duas.

 

Vi que compraste testes, fizeste os testes (amónia/nitritos/nitratos) para ver se o ciclo estava completo? Ou foi só ph?

 

PauloA :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Razão?

Tinhas o aqua montado há quanto tempo?

 

Parece-me que tinhas o aqua montado desde o fim de Janeiro, certo?

Acho que metes-te muitos peixes em pouco tempo.

 

Não me parece que um peixe morra de fome numa semana ou duas.

 

Vi que compraste testes, fizeste os testes (amónia/nitritos/nitratos) para ver se o ciclo estava completo? Ou foi só ph?

 

PauloA :puppydogeyes:

 

meados de janeiro e sim tinha o ciclo completo... nao percebi todos os outros estao bem e gordinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.