Tentar por o pé nos salgados


fkessler

Recommended Posts

Já ha muitos meses que visito a área dos salgados para refrescar a vista nas cores dos aquários de vários membros e quero tentar começar com um pequeno projecto para tal como fiz nos aquarios de água doce ir ganhando experiência.

 

Como tal a lógica é um investimento reduzido para tentar aprender, e depois se me adaptar e puder, investir num aquário maior. Sei bem que quanto maior melhor, pois mais fácil será, mas infelizmente a minha actividade ocupa grande parte do "budget" por isso orçamento muito controlado.

 

O setup que estou a pensar será qualquer coisa como:

 

Aquario: 75x40x50

Rocha viva: 5kg

Rocha morta: 5kg

Bio-Active Live aragonite

 

Já li alguns artigos sobre Setups em que a aposta em Live Aragonite ajuda a compensar a menor quantidade de RV, pelo que julgo poder ser uma solução viável (aguardo comentários e Dicas)

 

Circulação cerca de 4.000 - 5.000L/H talvez duas Koralia 2?

Aquecimento: 2x 100w

 

Agora aqui começam as minhas dúvidas:

 

1)Será necessário uma SUMP? sendo que quero colocar tudo o que for possível dentro do móvel e fora do aquario, o propóstio será apenas de ter uma SUMP como depósito de circulação e para colocar os escumador e termoestatos ou deve esta também servir de elemento de filtragem com diversos compartimentos?

Para usar a SUMP preciso de uma bomba de retorno, mas qual o débito necessário, 2000L/H ou mais?

A ideia seria uma SUMP com 40x30x30.

 

2)Em relação ao escumador, já percebi que é para todos os gostos, um dizem bem da Marca A outros da Marca B. Sei que uma boa opção seria o Deltec MCE600

mas sendo que tenho SUMP posso optar por outro que não seja HANG ON? e qual?

 

3) Como vivo em Sesimbra tou perto do mar, e como tal estava a pensar usar água do mar, faz sentido? e nos TPAs usar água do mar ou osmose?

 

4) Sinceramente não percebi ainda bem os métodos necessários na manutenção diária do aquário... será preciso um reactor de KALK? Quais os procedimentos de manutenção a fazer?

 

5) Em relação à iluminação estava a pensar em 1 HQI de 70w , mas sinceramente preciso de opiniões e sugestões.

 

6) Para a reposição da água vale a pena investir num sistema automático?

 

Agradeço a vossa ajuda, pois o objectivo é iniciar-me nos salgados e ter um pequeno aquario com 2 ou 3 peixes e uns corais, para aprender um pouco mais sobre salgados.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais