Escolha de dimensoes e filtro para Camaroes


KenzoPT

Recommended Posts

Boa noite,

 

tenho um aquario de 200 litros e queria agora começar um novo aquario, desta feita, apenas para Invertebrados.

 

Gostava de saber as vossas opinioes sobre as dimensoes mais usuais e que tipo de filtragem e aquecimento utilizam nos pequenos aquarios.

Estava a pensar em algo com 30 a 40 litros, poderia ser um Cubo ou outra forma, inclusive aqueles da Fluval Edge.

 

Que tipo de filtro utilizam... interno, externo ou de cascata?

Aquecimento?

 

Qual a iluminacao recomendada para um pequeno aquario deste tipo?

Tinha pensado em colocar anubias e musgo de java.

Que outras plantas costumam colocar?

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, e bem vindo a esta área :P

 

Os aquários de invertebrados, especialmente se forem camarões não precisam de ser altos como tal não são precisos cubos mas mais rectangulos.

 

maior C e L do que A.

 

30 ou 40 litros já é bom, bem bom. Pode ser algo como 40 X 30 X 30 = 36 litros brutos ou ainda melhor 40 X 40 X 30 = 48 litros brutos.

 

Interno é de evitar, cascata ou externo sendo que externo é melhor mas mais caro. Aconselho o eheim 2211 ou algo equivalente.

 

O aquecimento depende de vários factores, litros, temperatura do local onde for ficar o aquário e a temperatura que se deseja colocar a água, isto pq existem espécies que precisam de temperaturas diferentes.

 

A iluminação depende do tipo de plantas para musgos, anúbias é preciso pouca coisa, se for com plantas de tapete e mais exigentes já será preciso outra iluminação.

 

 

Em tempos foi criado um tópico com plantas para aquários de camarões deixa ver se o encontro.....

 

Encontrei: Plantas para aquários de invertebrados.

Editado por Hugo R. Silva
Adicionar link.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o que o Hugo disse. Apenas alterava o aquario para 80x40x30. Mas isto já são gostos pessoais, para ter margem de manobra. =D

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

metaleiro as minha medidas iam de encontro à litragem pretendida, 30 a 40 litros as tuas dão qualquer coisa como 96 litros hehehe claro que quanto maior melhor mesmo para invertebrados :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde já a rapida ajuda. :)

 

Sim, as medidas seriam as indicadas pelo Hugo Silva, até tinha pensado inicialmente num nano aquario.

Encontrei algo parecido ao que disseste, num kit nano, com filtro de cascata, possibilidade de se adaptar aquecimento, mas com apenas 26 litros.

 

zoom_edge_schwarz.jpg

 

Ja alguem fez criacao de camaroes num aquario assim?

 

Que mais seria necessario para estimular a criação de invertebrados...

Areia ou areao? Rochas, madeiras...?

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

26 Litros dá para manter camarões, mas torna-se mais difícil manter os parâmetros da água estáveis, por isso pode não ser boa ideia. A litragem mínima recomendada será de 10L o que eu não concordo nada, mas pronto não sou eu que mando :D

 

 

Agora sobre todas as outras perguntas primeiro convêm saber que camarões, pois depende muito da espécie escolhida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

metaleiro as minha medidas iam de encontro à litragem pretendida, 30 a 40 litros as tuas dão qualquer coisa como 96 litros hehehe claro que quanto maior melhor mesmo para invertebrados :P

 

Falha minha =D

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria fazer criação de Neocaridina heteropoda, mas iria misturar os red cherry com qualquer outra variante que encontrar.

 

Vi pelos topicos nas fichas dos camaroes que eles aguentavam temperaturas nao tropicais, mas será que nao afectará a sua reprodução?

A minha dúvida prende-se com o seguinte: ter de colocar um termoestato na água ou nao, e qual a temperatura recomendada?

 

Posso colocar areia no nano aquario ou é preferivel areão?

 

Estava a pensar em colocar anubias nana, um pouco de musgo de java e algumas pedras, tipo seixos.

No entanto, será aconselhavel colocar também alguma madeira ou nem por isso?

 

Se tiverem outras sugestões, ficaria agradecido.

Obrigado.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não entendi se deseja misturar duas var. de Neocaridina Heteropoda.

 

As temperaturas dependem das espécies, red cherrys pode-se considerar que aguentam tudo, mas claro que tem ideais.

 

Preferível que seja escuro, areão ou areia depende do gosto de cada um.

 

A madeira não é obrigatória, depende do gosto de cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais