quantidade de watts por litro


Andre Miranda aP

Recommended Posts

Boas pessoal, vou montar um novo aqua, e como tal ja tenho a coisamais ou menos planeada..

 

Vou fazer um plantado mto pco denso para discus, mas uma das metades do aqua seria para um " tapetezeco "

 

a minha questao é: será que 0.7 watts/litro chega para manter um tapete de cubas ou de Eleocharis parvula? será, entre uma das 2, mas n queria q ( no caso de a escolher ) a eleocharis cresça mto na vertical, acham q dá ou nem por isso??

 

n estou a pensar em co2 apenas em akadama e uma boa iluminação..

 

Cumps

André_aP

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, vou montar um novo aqua, e como tal ja tenho a coisamais ou menos planeada..

 

Vou fazer um plantado mto pco denso para discus, mas uma das metades do aqua seria para um " tapetezeco "

 

a minha questao é: será que 0.7 watts/litro chega para manter um tapete de cubas ou de Eleocharis parvula? será, entre uma das 2, mas n queria q ( no caso de a escolher ) a eleocharis cresça mto na vertical, acham q dá ou nem por isso??

 

n estou a pensar em co2 apenas em akadama e uma boa iluminação..

 

Cumps

André_aP

 

Se não colocasses que era um aquário para Discus, talvez te diria que dependeria da altura do aqua. Por ex: se tivesse 30/ 40 cm de altura 0,7 wt chegaria...

 

Deverias colocar as medidas do aquário.

 

Penso que sem CO2 e uma boa fertilização - e sem substrato fertil debaixo da akadama -dificilmente te vais safar com um tapete.

 

Para Discus recomendo-te antes a Eleocharis parvula, pois a cuba antes de estar enraizada saí muito, e andas constantemente a replantá-la, para além de que ao alimentares os Discus, a comida que cair para o fundo vai ser fuçada e mais depressa a cuba levantará. Se optares por esta, espera 1º que o tapete propague e depois coloca os discus.

 

 

Cpts

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

sim estava mais inclinado para parvula, e sim vou ter subtrato fertil por baixo, n quero que lhes falte nada, o aqua tem 100*50*60 com cerca de 4 cm de altura de areao vou por um pco de rio para encher no fundo e os outros por cima..

 

achas q dá?

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

relativamente ao tapete de eleocharis parvula não te preocupes, eu no meu aqua sem CO2, com 45cm de altura da coluna de água (aproximadamente), com ratio de 0,48W/Lt (48W para cerca de 100lts de agua) com substracto fertil e fertilizações semanais sem grandes cuidados o tapete tem se dado impecavelmente e após a primeira poda (aparar tipo relva) nunca mais cresceu grande coisa em altura...

 

Podes ver fotos na minha assinatura no "Africa Negra"

 

Abraço

 

EDIT:

Nesse caso dos 60 cm na minha opinião experimentava a usar lampadas com uma maior temperatura de cor (pois penetra mais fundo) e fazia a experiencia com uma porção (pequena) de cada planta e logo tirava conclusões...

 

Não sei é se com 0,7 W/Lt e sem CO2 não virás a ter problemas com algas

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com 50 cm para os 0,7 wt já acho curto, então se forem 60 cm de altura, ui,ui.

Espera mais opiniões....

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Murcas

 

Pk achas q vou ter algas? por n ter co2? ou por ser pca ou mta luz??

n sou la grande perito em plantados sempre mantive anubias e fetos de java com musgo de java com uma T8 agra é q vou fazer este upgrade para 4*54w t5..

 

Será indicado?

 

O teu aqua tem a parvula do tamanho q eu quero ou um pco mais curta até :character0050:

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disse-o mas é apenas uma opinião pessoal...

No meu caso com o regime de fertilizações que mantenho (uma TPA de cerca de 50% semanal e fertilizaçãode micros e acerto de fosfatos e potassio aquando das TPA's) experimentei a acrescentar mais 30W e o resultado (na minha opinião por desacerto no balanço entre nutrientes\luz\CO2) foram algas.

No teu caso devido a ser uma coluna de água algo profunda experimentava a fazer o upgrade para 2x54W ou 3x54W mas precavendo a possibilidade de acrescentar uma 4ª lampada segundo necessidade... outra hipótese que foi a que eu optei foi fazer uma instalação de 4 lampadas em que inseri um interruptor que me pemite controlar separadamente lampadas e assim modificar sem grande transtorno a iluminação (desta maneira fico com uma calha válida para montagens com ratio de luz baixo a medianamente elevado (para o mesmo aqua claro)).

 

Mas não passa de uma opinião...

 

Cumps

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou comprar duas reguas de 2x54W por isso posso sempre dar apenas um pico de luz por dia ligando as duas apenas por 2as hpras ou 3 e deixando so a outra as 9 horas q tenho usado ate agra.. q achas?

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso agora tens que ir descobrindo experimentando... cada caso é um caso e nada melhor para ganhar tarimba do que fazer varias experiencias ate se acertar no que se quer!

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais