TPAs - Dúvidas


Stockinger

Recommended Posts

Viva a todos,

 

 

O meu Aqua tem agora 19 dias de vida.

 

Ao dia 17 (há 2 dias atrás) introduzi os primeiros peixes: 2 Corydoras Aeneus (Bronze). Até à introdução dos peixeis adicionei um floco de comida por dia. Não adicionei qualquer produto para acelerar o ciclo.

 

 

Elas estão saudáveis, devoram a comida que lhes ponho, e correm todo o aquário.

 

 

Hoje efectuei testes à água:

 

T = 24,5 ºC

pH = 7,5

Amónia = 0 mg/L (ou muito próximo disso)

Nitratos = 0 mg/L (ou muito próximo disso)

 

Ao dia 15 de vida do Aqua os testes à água deram o seguinte resultado:

 

pH = 7,5

Amónia = 0 mg/L (ou muito próximo disso)

Nitratos = 0 mg/L

 

Trata-se de um aquário de 54 L.

 

 

A questão é: Quando deverei iniciar as TPAs?

 

Penso no final desta semana introduzir mais 3 peixes (Platys) ou mais 2 Coridoras.

 

Então deverei fazer uma TPA antes da introdução de novos peixes? Devo monitorizar a amónia?

 

Dicas precisam-se...

 

 

Obrigado.

Editado por Stockinger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dizer se chegaste a ter Amónia e Nitratos? Não tenho a certeza se o ciclo já acabou, uma vez que não há dados sobre os Nitritos, mas estando a Amónia e os Nitratos a zero (confiando que os testes estão bem), é bastante provável que sim.

 

De preferência, mete agora um peixe de cada vez e não três, pois se não, poderás provocar picos de nitratos, que são prejudiciais aos peixes.

 

Se o ciclo já está feito e se já tens peixes no aquário, agora deverás fazer uma TPA semanal. Deves ir medindo os valores da água, de forma a controlares os seus parâmetros.

 

Dicas sobre as TPAs:

- Não colocar água directamente da torneira: deixar num garrafão ou recipiente aberto, pelo menos durante 24 horas antes de entrar no aquário, de forma a evaporar o cloro. Podes também utilizar produtos para colocar a água nas melhores condições, mas acho um desperdício de dinheiro.

- Evitar colocar água demasiado fria (ou quente). De preferência à temperatura do aquário.

- Deves utilizar a água da TPA que retiraste do aquário para lavares os materiais do filtro. Nunca lavá-los em água da torneira.

- A restante água, podes utilizar para regar plantas, de forma a não desperdiçares água que tanta falta faz ao nosso planeta.

 

Não sei de onde és, mas mede o pH da tua torneira (deves deixar a água repousar 24 horas antes de medir, pois há oscilações entretanto), pois parece-me que esse pH é um pouco alto para ter saído da torneira assim. Caso o pH da torneira seja mais baixo, então é porque tens algo calcário no teu aquário. É preciso ter cuidado com isso, pois se o pH da torneira for muito diferente do do aquário, então sempre que fizeres TPAs, podes ter oscilações, que podem ser perigosas para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei de onde és, mas mede o pH da tua torneira (deves deixar a água repousar 24 horas antes de medir, pois há oscilações entretanto), pois parece-me que esse pH é um pouco alto para ter saído da torneira assim. Caso o pH da torneira seja mais baixo, então é porque tens algo calcário no teu aquário. É preciso ter cuidado com isso, pois se o pH da torneira for muito diferente do do aquário, então sempre que fizeres TPAs, podes ter oscilações, que podem ser perigosas para os peixes.

 

O pH que sai da torneira é entre 7,2 a 7,3 aqui na zona. Confirmado tanto por testes meus, como pelos dados dos SMAS.

 

 

Quanto ao ciclo em si, de facto nunca monitorizei os nitritos e fica a dúvida. E eu fiz os primeiros testes só ao 15º dia, logo não sei como foi para trás disso. Um erro sem dúvida.

 

Uma coisa é certa, do que tenho lido por aqui, as coridoras estão saudaveis. Alimentam-se bem. Correm todos os niveis do aquario livremente e energicamente, outras vezes descansam nas pedras, vasculham todo o solo. E aparentam um corpo saudavel. Pois tenho estado a atendo, a qualquer sinal. Inclusive falta de oxigenação da água e isso.

Editado por Stockinger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom acabei agora de fazer uma TPA, a minha primeira TPA...

 

Bom fiz o melhor que pude, mas acho que posso melhorar de futuro principalmente no que toca a perturbar os peixes.

 

Ora cá vai o que fiz, por favor comentem para que possa aprender:

 

1) Desliguei todos os equipamentos;

2) Retirei algumas folhas das plantas que não estavam tão boas. Só que no processo de uma delas, acabei por desajeitadamente desenterrar a planta e tive bastante dificuldade em voltá-la a colocar pelo que optei por deitar aquele pedaço de planta fora.

3) Retirei cerca de 20% da água, e introduzi água da torneira tratada com AquaSafe.

 

Optei por não limpar o filtro nesta TPA, pois achei que a esponja ainda não teria assim tantas particulas quanto isso.

 

No final do TPA e no momento em que liguei os aparelhos, a temperatura tinha caído 1º C....estava em 24,5º C e caiu para 23,5º C.

 

 

Agora já começa a passar, mas inicialmente havia uma especie de nevoa branca no aquario (certamente muito devido a ter mexido no areão). Neste momento a água está mais limpa.

 

As coridoras para meu espanto reagiram muito bem a esta intervenção, a maior parte do tempo foi como se nada fosse com elas. Continuavam na sua vidinha de exploração.

 

E agora parecem-me bem, estão as duas a fazer algo que me intriga desde que estão no aqua: a nadarem contra a corrente junto ao filtro para depois voltarem a repetir o procedimento. Até que lá se cansam e vão fazer outra coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As aparencias iludem. Alias o teste confirma que nao tens bacterias que transformam nitritos em nitratos. Tens nitratos a zero. Péssimo sinal, mas deves achar que é bom sinal. Mas não, é mesmo mau.

 

o teu aquario nao está ciclado, os peixes são mais tolerantes aos nitritos que amonia, mas sao igualmente letais, podes nao ter notado ora porque os peixes nao poluem muito, ora porque sao poucos peixes. Mas irás ter problemas daqui a uns dias.

 

no entanto, podes-te safar se os peixes nao poluirem muito, tens que dar muito pouca comida aos peixes. uma vez por dia no maximo. Se exagerares ou teres povoamento elevado nesta fase, vai haver mortes de peixes.

 

ciclo do nitrogénio/azoto

fish-tank-nitrogen-cycle.gif

 

deve haver no forum concelhos de como livrar-te do problema dos nitritos, com peixes introduzidos a meio do ciclo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As aparencias iludem. Alias o teste confirma que nao tens bacterias que transformam nitritos em nitratos. Tens nitratos a zero. Péssimo sinal, mas deves achar que é bom sinal. Mas não, é mesmo mau.

 

o teu aquario nao está ciclado, os peixes são mais tolerantes aos nitritos que amonia, mas sao igualmente letais, podes nao ter notado ora porque os peixes nao poluem muito, ora porque sao poucos peixes. Mas irás ter problemas daqui a uns dias.

 

no entanto, podes-te safar se os peixes nao poluirem muito, tens que dar muito pouca comida aos peixes. uma vez por dia no maximo. Se exagerares ou teres povoamento elevado nesta fase, vai haver mortes de peixes.

 

ciclo do nitrogénio/azoto

fish-tank-nitrogen-cycle.gif

 

deve haver no forum concelhos de como livrar-te do problema dos nitritos, com peixes introduzidos a meio do ciclo.

 

Gostaria de ouvir mais opiniões.

 

Não introduzi mais peixes. Continuo só com 2 coridoras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse comportamento das corydoras é normal.

 

Os procedimentos foram os correctos no entanto o ciclo não está concluido, pois já te informaram disso mesmo.

 

Vai com calma resiste ao impulso de colocar muitos peixes de uma só vez.

 

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de ouvir mais opiniões.

 

 

Até te diria mais erros que cometeste. Isto é tudo muito simples a partir de uma fase, mas no inicio é complicado perceber, especialmente se nao tens formação cientifica, ou és humilde e aceitas opiniões, ou les sobre o assunto, ou vais a correr comprar um discus que custe uns 80 euros e metes no aquário.

 

até te mostrei um grafico para entenderes o problema, tenho pena em ter respondido ao topico, vou ser mais selectivo para a próxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até te diria mais erros que cometeste. Isto é tudo muito simples a partir de uma fase, mas no inicio é complicado perceber, especialmente se nao tens formação cientifica, ou és humilde e aceitas opiniões, ou les sobre o assunto, ou vais a correr comprar um discus que custe uns 80 euros e metes no aquário.

 

até te mostrei um grafico para entenderes o problema, tenho pena em ter respondido ao topico, vou ser mais selectivo para a próxima.

 

Infelizmente nem sempre quem pede ajuda gosta de ouvir e sabe admitir que fez algo de mal.

 

Agora em relação ao tópico: O ciclo efectivamente não está concluido. Não introduzas mais peixes e tenta nivelar a evolução com TPAs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até te diria mais erros que cometeste. Isto é tudo muito simples a partir de uma fase, mas no inicio é complicado perceber, especialmente se nao tens formação cientifica, ou és humilde e aceitas opiniões, ou les sobre o assunto, ou vais a correr comprar um discus que custe uns 80 euros e metes no aquário.

 

até te mostrei um grafico para entenderes o problema, tenho pena em ter respondido ao topico, vou ser mais selectivo para a próxima.

 

Vamos lá com calma... Que isto a malta precipita-se facilmente...

 

Ao responder precipitadamente ao tópico (no trabalho) não analisei o gráfico convenientemente, e troquei a curva de nitritos com a de nitratos, e de facto normal é ter nitratos e ponto final.

 

Já li muito sobre este assunto, tenho formação cientifica, e simplesmente como sito é um hobby, nem sempre os conceitos ficam apreendidos à primeira.

 

E se há coisa que já aprendi nesta vida, é que é a errar que se aprende.

 

Peço desculpa pelo meu comentário rápido à resposta, mas também não era preciso a resposta que se seguiu. Isto é um forum de discussão, de troca de informações, e nenhum de nós é expert em nada, vamos simplesmente aprendendo mais e mais.

 

Construtivo sim, é apontares mais erros.

 

Voltando claramente ao tópico, deveria ter um teste de nitritos para monitorizar melhor o ciclo.

 

Obrigado de qualquer das formas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.