Rookie-Primeiro aquario de agua salgada(ajuda s.p.)


*****

Recommended Posts

Boas,

 

Neste momento tenho um aquario de 240L com Ciclideos Africanos do Lago Malawi,

e queria montar um aquario de agua salgada(o actual de 240L).

 

Estive a pesquisar informaçao e a ler bastante ja que sou novo nos aquarios de agua salgada e decidi montar um aquario so de peixes.

Portanto vai ter apenas alguma rocha viva, substrato(aragonita) e peixes(ainda por decidir) nada mais.

 

As minhas duvidas sao:

Para o meu projecto mais em "particular"(isto aqui é quase tudo reef :mellow: )

qual é o material que eu necessito ...

 

-Tenho um filtro externo 1000L hora, nao sei se tem algum uso... (pelo que eu li nao muito, necessita de limpeza semanal e so com carvao activado,vale a pena? )

-Sump(penso que neste momento nao tenho essa opçao..)

-Escumador: qual me aconselham e qual se adequa mais para o tipo de aquario e a litragem...

-A iluminaçao penso que nao é muito importante no meu caso..(?)

-Bombas de circulaçao ...(marcas, modelo..etc sugestoes ajudam:) )

-Mais...

 

Agradeço pela atençao!

Editado por *****
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Neste momento tenho um aquario de 240L com Ciclideos Africanos do Lago Malawi,

e queria montar um aquario de agua salgada(o actual de 240L).

 

Estive a pesquisar informaçao e a ler bastante ja que sou novo nos aquarios de agua salgada e decidi montar um aquario so de peixes.

Portanto vai ter apenas alguma rocha viva, substrato(aragonita) e peixes(ainda por decidir) nada mais.

 

As minhas duvidas sao:

Para o meu projecto mais em "particular"(isto aqui é quase tudo reef :tongue: )

qual é o material que eu necessito ...

 

-Tenho um filtro externo 1000L hora, nao sei se tem algum uso... (pelo que eu li nao muito, necessita de limpeza semanal e so com carvao activado,vale a pena? )

-Sump(penso que neste momento nao tenho essa opçao..)

-Escumador: qual me aconselham e qual se adequa mais para o tipo de aquario e a litragem...

-A iluminaçao penso que nao é muito importante no meu caso..(?)

-Bombas de circulaçao ...(marcas, modelo..etc sugestoes ajudam:) )

-Mais...

 

Agradeço pela atençao!

 

Boas,

 

Estou a fazer mais ou menos o mesmo que queres fazer, com algumas diferenças, mas em suma igual.

 

No meu mandei fazer uma coluna seca e vou colocar uma Sump, fiz o móvel para o aquario e aproveitei algum material que vinha com o aquario.

 

Não te posso dar muitas informações sobre material porque não percebo muito, mas pelo que tenho visto tens muito por onde escolher dependendo da quantidade de dinheiro que pretendes gastar, mas lembra-te que o mais importante é o escumador, se não vais colocar Sump, terás que utilizar um escumadpr que possas colocar no aquario o que vai limitar a tua escolha. Gasta um pouco de tempo e le os foruns e os setups que utilizam e ve o que mais se adequa ao que pretendes fazer.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas '*****'

 

Dependendo da carga orgânica que vais ter no teu aquário, em função da quantidade e tamanho dos peixes que vais introduzir, deverá ser escolhido o teu escumador. De qualquer modo penso que não perdes nada (além de uns “euritos”) em ter um sobredimensionado pois terá mais segurança. Este equipamento deverá eliminar muita da carga orgânica antes mesmo de ela se transformar em elementos (nitritos e nitratos) que em quantidade podem ser nocivos mesmo para os peixes.

Boa qualidade de rocha viva e quantidade adequada associada a boa circulação e em particular à superfície vai-te ajudar a eliminar esses elementos nocivos.

Se tiveres peixes cirurgiões podes tentar encontrar alguém com refugio de macroalgas que proceda a podas habituais e que acabam no caixote do lixo ou de compostagem para te dar parte dessas macroalgas, como por exemplo Caulerpa, que podes por no aquário e que te vai ajudar a produzir O2 e consumir CO2 enquanto não for devorada pelos cirurgiões.

 

Se puderes ter uma caixa depuradora, vulgo “sump”, deves aproveitar. Se não queres furar o aquário podes utilizar um “Overflow-box” para conduzir a agua até à caixa depuradora. Tens aqui algumas imagens para ver do que se trata:

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...sa=N&tab=wi

 

Quanto a iluminação, efectivamente não será o mais importante e até podes usar lâmpadas T8 mas procura lâmpadas com mais de 10000Kelvins, embora isto seja uma opinião meramente pessoal e que tem muito a ver com o gosto de cada um. Eu não gosto de aquários com luz amarelada e prefiro em branco ou azul… (talvez esteja “viciado” por causa dos aquários de Recife…)

 

Quanto ao filtro externo, penso que (opinião muito pessoal) ganhas mais em tentar vende lo ao pessoal da água doce e comprar outros equipamentos. Se não tiveres caixa depuradora, efectivamente pode ser um bom sítio para teres algumas resinas ou carvão activado.

 

Quanto à circulação, as bombas electrónicas com fluxos variáveis são o aconselhável porque além dos corais, os peixes de Recife também estão habituados às mesmas águas dos corais e por isso também “agradecem” fluxos variáveis que em direcção quer em quantidade tal como varia nos Recifes por força das marés e outras condições. Como são bombas muito caras, podes ir para bombas de fluxo constante mas nesse caso eu preferia duas (uma de cada lado), ainda que de fluxo inferior, a ter apenas uma de fluxo mais forte mas sempre na mesma direcção e com a mesma quantidade.

 

Ajudava se pudéssemos saber quais as dimensões do teu aquário. Penso que facilitaria a opinião de outros Membros, nomeadamente quando à indicação de bombas de fluxo.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais